Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MIRA
INTRODUÇÃO
O concelho de Mira está integrado na região da Beira Litoral, no distrito de Coimbra, abrangendo uma área de 122 km2, sendo constituído por quatro freguesias e pelas vilas de Mira e Praia de Mira. É limitado a Norte pelo concelho de Vagos, a Sul e a Leste por Cantanhede e a Oeste pelo Oceano Atlântico.
As origens da povoação do atual concelho de Mira são bastante remotas, sendo mais notórios os vestígios da ocupação árabe. De fato, o próprio topônimo principal do concelho "Mira" dá-nos a indicação que este povo aqui se teria estabelecido, pois deriva da palavra árabe "mir", ou "emir" que significa "príncipe" ou "senhor".
A confirmação de Mira enquanto concelho foi dada a 27 de Agosto de 1514, por foral de Dom Manuel I. A partir dessa altura, foi sofrendo várias alterações quanto à sua administração. Em 1755 já aparecia integrado na comarca e distrito de Coimbra.
COMO IR
Os principais acessos são pelas Estradas Nacionais 109, 234 e 334, esta última passando por Vilarinho chegando até Mira.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Mira é um concelho extremamente rico em termos de recursos turísticos, sendo conhecido pelas suas belíssimas praias, das quais se destacam a praia da Mira, a praia do Areão e a praia do Poço da Cruz. A nível de patrimônio destacamos o Pelourinho de Mira e a Igreja de São Tomé.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a fabricação das redes da Praia de Mira e da construção manual de barcos.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São João a 24 de Junho.
- A Festa de São Tomé a 25 de Julho.
- A Festa de Nossa Senhora da Conceição a 8 de Dezembro.
GASTRONOMIA
Destacamos a caldeirada de peixe, as enguias suadas, o cozido de bacalhau, o sarrabulho e as sardinhas assadas na telha.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Mira, o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MIRA.PT).