Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 08/04/2018
REVOLUÇÃO NO SPORTING COM NOITE DO LEÃO BRAVO
O futebol do Sporting está literalmente em crise graças as falastrices públicas do presidente Bruno de Carvalho contra os jogadores, e ao troco impensado dos mesmos nas redes sociais acusando Bruno de falta de apoio. Tudo começou quando, logo após a partida contra o Atlético de Madrid, Bruno postou em seu facebook críticas nominais a vários jogadores, por incapacidade técnica (Coates e Mathieu) e irresponsabilidade supostamente por forçarem cartão amarelo (Coentrão e Bas Dost) para não jogarem a partida de volta. Imediatamente à postagem, um grupo de 19 jogadores leoninos dentre os quais se destacam William Carvalho, Rui Patrício, Coentrão, Gelson Martins, Bruno Fernandes, Bryan Ruiz, Ruben Ribeiro, Doumbia e outros, publicou uma resposta ao presidente nas redes sociais onde dentre outras coisas criticaram a sua falta de apoio e o fato de culpabilizar publicamente alguns (embora o Sporting seja uma equipe) ao invés de tentar resolver a situação internamente. A reação do presidente leonino foi imediata emitindo outro comunicado onde chamou os atletas de meninos amuados e mimados, os suspendendo por email (embora a lei desportiva exija que o comunicado de suspensão seja entregue em mãos) e os proibindo de entrar em qualquer dependência do Sporting. Posteriormente despenalizou Doumbia e Ruben Ribeiro após estes apagarem a postagem resposta em suas redes sociais, mas suspendeu também Bas Dost apesar do holandês não ter assinado o manifesto. Nessa manhã de sábado a imprensa lusa especulou que Coentrão fora devolvido ao Real, e que Jorge Jesus poderia nas próximas horas apresentar sua demissão por falta de condições de trabalho (o que na justiça o isentaria de pagar a multa rescisória de 7 milhões de euros). Paralelo a todo esse tumultuo dirigentes leoninos tentavam a todo custo uma reunião de conciliação entre jogadores e o presidente, que a princípio parecia estar irredutível. O rescaldo da crise seria que frente ao Paços, o Sporting fosse representado pela equipe B. Mas ao meio da tarde a reunião entre jogadores, treinador e presidente aconteceu, sem ninguém se desculpar, mas com liberação presidencial para Jorge Jesus escalar quem quisesse nesse domingo frente ao Paços, além da garantia que Coentrão por enquanto permanece no plantel.
LIGA EUROPA: ATLÉTICO DE MADRID 2x0 SPORTING
Pelas quartas de final da Liga Europa, Atlético de Madrid e Sporting fizeram na última quinta em Madrid o jogo de ida da disputa (o de volta acontece em Lisboa no próximo dia 12). Vitória espanhola graças ao pífio miolo de defesa leonino, composto por Coates e Mathieu, que entregou de bandeja os dois gols do Atlético (no 1º minuto em bola cruzada a entrada da área por Coates, que Diego Costa roubou e serviu Koke para o gol inicial e aos 40 em furada de Mathieu que deixou a bola passar para Griezmann fazer o 2x0), assim como outros lances na etapa final que foram salvos por Rui Patrício ou perdidos por falhas do ataque madridistas. Gelson Martins no 1o tempo, e Montero já nos acréscimos da etapa final, perderam gols incríveis que poderiam mudar a sorte da partida de volta semana que vem em Lisboa, onde ainda por cima o Sporting não terá Bas Dost e Coentrão, suspensos por acúmulo de amarelos.
SUPERLIGA PORTUGUESA TEMPORADA 2017/2018
A 28a jornada terminou na segunda (02/04) com o Belenenses recebendo o Porto e surpreendentemente vencendo por 2x0, resultado esse que leva o Benfica a liderança isolada do campeonato pela 1a vez em toda a disputa, e há apenas 6 rodadas para seu encerramento.
Já a 29a começou nessa sexta com os seguintes confrontos:
06/04 (Sexta-feira)
V.Guimarães 3x0 Rio Ave (20:30h)
07/04 (Sábado)
Tondela 2x2 Portimonense (16:00h)
Estoril 1x1 Marítimo (16:00h)
Feirense 2x2 Braga (18:15h)
V.Setúbal 1x2 Benfica (20:30h) - com o time encarnado saindo atrás no marcador aos 3 minutos, mas empatando aos 28 com Raul Jimenez, e virando com o mesmo Raul no 2º minuto de acréscimo da etapa final em cobrança de penalidade máxima.
08/04 (Domingo)
Chaves 1x1 Belenenses (16:00h)
Porto 2x0 Aves (18:00h)
Sporting 2x0 Paços de Ferreira (20:15h)– vitória leonina mas sem Coentrão, Podence e Willian Carvalho, supostamente lesionados.
A jornada só termina amanhã, dia 09/04, com o Moreirense recebendo as 20:00h o Boavista.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Porto
O meio campista Danilo está definitivamente fora do mundial, mesmo depois de se recuperar de uma rotura muscular nos gemeos. Isso porque no último jogo frente ao Belenenses sentiu um desconforto na região do Tendão de Aquiles do pé esquerdo, realizando um exame nessa segunda que constatou rotura parcial do referido tendão, sendo já submetido a uma cirurgia reparadora que o afastará no mínimo 4 meses dos gramados.
Portugueses no Exterior
O Real disputou na Itália na última terça-feira a partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões frente a Juventus (o jogo de volta acontece em Madrid dia 11 desse mês) e com mais um show de Cristiano Ronaldo, aplaudido de pé pela torcida italiana no seu segundo gol (fez 2 dos 3 gols da vitória por 3x0), uma verdadeira pintura e de bicicleta (há 2,38 metros do chão) praticamente selou a passagem para a próxima fase. Com os gols feitos nessa partida o craque português bateu mais um recorde transformando-se no único jogador da história da Champions League a marcar gols em 10 jogos consecutivos.