Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MONCHIQUE
INTRODUÇÃO
Situada na região do Algarve e pertencente ao Distrito de Faro, o concelho de Monchique possui 396 km2 e é composto por 3 freguesias (Alferce, Marmelete e Monchique). Este concelho é um exemplo de que o Algarve não é só praias, falésias e urbanização. Também a serenidade da serra se assume nas terras do sul.
Monchique se localiza a 455 metros de altitude, numa encosta salpicada por casinhas típicas, as quais se junta a diversidade vegetal proporcionada pela existência de um microclima onde se cruzam as características climáticas do mediterrâneo e do atlântico.
No século 17, durante o domínio filipino a localidade adquiriu importância na produção do mel e comércio, tendo sido elevada a vila e sede do concelho em 1773. O concelho é conhecido pelas famosas Termas Caldas de Monchique.
COMO IR
Saindo de Lisboa, pegar a Auto-estrada A2 até Santa Maria do Sado. Em seguida, pegar a IP1 até Ourique e depois pegar uma estrada complementar até Monchique.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Destacamos as ruínas do Convento da Nossa Senhora do Desterro, edificada em 1631, bem como as ruínas do Convento dos Franciscanos, edificado em 1632. A Igreja Matriz e as Termas Caldas de Monchique, que é indicada no tratamento de reumatismos, afecções respiratórias e digestivas. Destacamos ainda a Serra de Monchique, a Serra do Espinhaço do Cão, com a prática do Cicloturismo.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a cestaria, os bancos e cadeiras e as ferragens.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora da Encarnação (a 25 de Março).
- A tradicional Festa do “M” (Maio, Medronho e Mel, que realiza-se a 1º de Maio).
- A Feira de velharias (no 4º domingo de cada mês)
GASTRONOMIA
Destacamos o cozido de milho; o arroz de cachola; as perdizes à serra de Monchique e a galinha à cabidela.
Doces: Os bolos de Tacho e de alforges.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Monchique, o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MONCHIQUE.PT).