Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 27/05/2018

GOLEIRO “KARIUSDOSO” ENTREGA CHAMPIONS PARA O REAL

Aconteceu nesse sábado em Kiev a grande decisão da Liga dos Campeões que colocou frente a frente o Liverpool e mais uma vez o Real de Cristiano Ronaldo, que disputou sua 6a decisão de Champions (igualando o recorde de Maldini), tendo antes dessa vencido 4 e perdido apenas uma (venceu pelo Manchester United em 2007 frente ao Chelsea, perdeu no ano seguinte pelo mesmo Manchester frente ao Barcelona, e ganhou as 3 seguintes que disputou pelo Real sendo em 2014 e 2016 frente ao Atlético de Madrid, e em 2017 frente a Juventus). Numa partida amplamente dominada pelo Liverpool até os 30 minutos Salah teve a infelicidade, em um lance de disputa de bola com Sergio Ramos, de deslocar o ombro esquerdo e ser sacado da partida. Minutos após foi a vez de Carvajal sair com uma contusão do tornozelo. Daí para frente as coisas se equilibraram. Porém num isolado aos 6 minutos do 2º tempo em lance “caridoso” do goleiro alemão do Liverpool, Karius, que repôs a bola com as mãos nos pés de Benzema, o Real abriu o marcador. Treze minutos depois Mane empatou para os ingleses equilibrando tudo outra vez. Aos 16 minutos Bale entrou no lugar de Isco, e aos 19, após cruzamento de Marcelo, o mesmo Bale, num lance parecido ao de CR7 frente a Juventus, fez o 2x1 para o Real numa belíssima bicicleta nocauteando de vez o Liverpool. E no apagar das luzes, aos 38 minutos, Bale arriscou de fora da área e novamente Karius falhou deixando a bola passar no alto por entre as mãos, permitindo assim o terceiro gol dos espanhóis. Cristiano Ronaldo não esteve nos seus melhores momentos, mas ajudou o Real a conquistar a 13ª Liga dos Campeões, completando um tricampeonato, e a sua 5ª Liga em 6 disputadas, alias recorde único e absoluto de um só jogador em todos os tempos dessa disputa, além de terminar o campeonato mais uma vez como artilheiro. Em agosto, na Estônia, Real e Atlético de Madrid disputarão a Supertaça dos Campeões Europeus, que coloca frente a frente os campeões da Liga Europa e da Liga dos Campeões.

DESTITUIÇÃO DE BRUNO CARVALHO COM DATA MARCADA

A reunião da Assembleia Geral que aconteceu na última terça e continuou na quinta aconselhou Bruno de Carvalho a se demitir para evitar um processo disciplinar com o envio por parte da mesa de uma nota de culpa ao Conselho Fiscal e Disciplinar que se aprovada em uma Assembleia Geral Extraordinária suspenderá do presidente todos os seus direitos de sócio consequentemente impedindo-o de se recandidatar em eleições futuras. Antes porém foi proposto a Bruno ficar mais 60 dias no cargo e então convocar antecipadamente novas eleições, com que o dirigente não concordou. Assim sendo Jaime Marta convocou para 23 de junho uma Assembleia Geral Destituitiva para se votar a saída de Bruno, que esperneou e ameaçou não ter dinheiro para pagar o plantel em junho por ficar com o empréstimo obrigacionista comprometido.

AVES NAO CONFIOU NO TACO E ESTÁ FORA DA LIGA EUROPA

Confirmando nossa colocação da semana passada, o Aves realmente não respondeu ao comunicado enviado pela Federação a todos os filiados a 16 de novembro de 2016 explicando os tramites necessários para o licenciamento visando as Taças Europeias, nem sequer participou do workshop realizado a 28 do mesmo mês (onde estiveram presentes Benfica, Boavista, Braga, Chaves, Estoril, Feirense, Marítimo, Porto, Rio Ave, V.Guimarães e Sporting), e muito menos enviou os formulários devidamente preenchidos e com taxa de 2500 euros quitada até a data de 1 de março deste ano. Assim sendo entra o Sporting na Liga Europa diretamente na fase de grupos, com o Braga na 3a pre-eliminatoria e o Rio Ave na 2a pre-eliminatoria da disputa. Os aveenses acusam a federação de atraso no envio dos documentos e prometem recorrer aos tribunais.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A próxima temporada tem início previsto para agosto e com a previsão de rebaixar as 3 últimas equipes colocadas e subir campeão e vice da 2a Liga e mais o Gil Vicente.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tondela

O grupo chinês Hope, do empresário Lizhang John Jiang dono do Granada da Espanha, Parma da Itália e Chongqing Lifan da China, acaba de comprar a SAD recém-constituída do Tondela, que por sua vez será presidida pelo ex-jogador espanhol (Betis e Getafe) e sócio do grupo David Belenguer.

V.Setúbal

Lito Vidigal foi oficializado como novo treinador do time sadino por 2 temporadas e mais uma opcional.

V.Guimarães

Luis Castro, técnico que levou o Chaves ao 6o lugar no recem-encerrado campeonato português, acaba de assinar por duas temporadas com o V.Guimarães.

Benfica

Conti, zagueiro central argentino de 23 anos que pertencia ao Colón, foi contratado por 4 milhões de euros e apresentado oficialmente na última sexta-feira.

Braga

O Braga acaba de negociar Danilo com o Nice da França, que pagará pelos 70% que os minhotos detêm do jogador a quantia de 12 milhões de euros.

Sporting

Jorge Jesus colocou ao novo diretor de futebol, Augusto Inácio, que até aceita negociar sua saída por valores inferiores aos da integralidade da multa rescisória (que hoje estaria na casa de um ano de salários brutos, algo em torno de 7,5 milhões de euros).

Augusto Inácio foi contratado para ser o novo diretor geral do futebol, e com isso assumirá também um lugar no banco de suplentes ao lado dos jogadores em substituição ao presidente que abriu mão desse direito.

Raphinha, atacante brasileiro de 22 anos que pertencia ao V.Guimarães, foi contratado por 4 temporadas e com cláusula rescisória de 60 milhões de euros.

Porto

O Estádio do Dragão sediará a final da Supertaça Europeia de 2020, que colocara frente a frente os campeões da Liga Europa e Liga dos Campeões.

Sergio Conceição, que tinha ainda mais um ano de contrato com os dragões, prorrogou seu vínculo até 2020, praticamente dobrando seus vencimentos (ganhava algo em torno de um milhão de euros brutos) e agora com cláusula rescisória fixada em 15 milhões de euros.

O Porto não pedirá empréstimo obrigacionista por ter conseguido negociar um aporte financeiro de 100 milhões de euros relativos à cessão dos direitos televisivos de seus jogos na Liga Portuguesa da próxima temporada a empresa Altice.

Portugueses no Exterior

Sá Pinto, que a serviço do Standard Liege conquistou a Taça da Bélgica e deixou a equipe qualificada para a Liga Europa terminando com o vice-campeonato da atual temporada, anunciou nesse inicio de semana seu desligamento da equipe.

A Seleção Portuguesa fará mais dois amistosos antes de embarcar para a Rússia, sendo um contra Tunísia a 28 de maio em Braga, e outro contra a Argélia a 1 de junho.

Rolando foi cortado da Seleção por ter sofrido sábado passado, no jogo do Marselha frente ao Amiens, uma rotura total do tendão de Aquiles, devendo ser operado nas próximas horas e só voltar aos gramados no inicio de 2019.