Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - ÓBIDOS
INTRODUÇÃO
O concelho de Óbidos está integrado no distrito de Leiria, situando-se na margem direita do rio Tejo. É limitado a nordeste e leste por Caldas da Rainha, a sul por Bombarral, a sudoeste por Lourinhã, a oeste por Peniche e a noroeste tem costa no oceano Atlântico. Óbidos abrange uma área de 142 km2, distribuída por 9 freguesias.
Ao contrário do que se possa pensar, o nome Óbidos não deriva da parónima óbitos, mas sim do termo latino oppidum, significando “cidadela”, “cidade fortificada”. Terá sido tomada aos Mouros em 1148, e recebido a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I.
Foi de Óbidos que nasceu o concelho das Caldas da Rainha, anteriormente chamado de Caldas de Óbidos (a mudança do determinativo ficou a dever-se às temporadas que aí passou a rainha Dona Leonor). A 16 de Fevereiro de 2007, o castelo da cidade recebeu o diploma de candidata como uma das sete maravilhas de Portugal.
COMO IR
Saindo de Lisboa, pegar a auto estrada A8 sentido Leiria e após 80 km chegamos a Óbidos.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Destacamos as praias de Covões, d’El Rei, do Bom Sucesso e do rei Cortiço. A nível de patrimônio histórico, destacamos o Castelo de Óbidos, a Porta da Vila, a Ermida da Ordem Terceira e as igrejas de São Pedro, de santa Maria e da Misericordia.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a cerâmica utilitária e decorativa, a olaria, a cestaria, os vitrais, as mantas de tear e de trapos, os bordados e a tapeçaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Santa Cruz (em Maio).
- A Festa de São Pedro (a 29 de Junho).
- A Festa de Santa Iria (em Outubro).
GASTRONOMIA
Destacamos o Ensopado de Borrego, o Pernil com Migas e o Arroz de Coelho.
Doces: as trouxas de Óbidos e as Gaeiras.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Óbidos e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-OBIDOS.PT).