Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 03/06/2018
SIC DENUNCIA ESQUEMA ENCARNADO DE CORRUPÇÃO EM JOGO COM MARÍTIMO
Caiu como uma bomba a matéria levada ao ar essa semana pela TV portuguesa SIC, com testemunhas presenciais (embora com voz distorcida e rosto vendado), acusando o Benfica de ter tentado subornar, na temporada 2015/2016 através de alguns empresários (dentre eles Cesar Boaventura), quatro jogadores do Marítimo com promessa de contratação futura e de receberem 40 mil euros (cada um) para "amolecerem" o desempenho em campo. A partida terminou com vitória do Benfica por 2x0. Em 2017 o defesa Patrick, um dos supostos aliciados, foi realmente contratado pelo time da Luz e na sequência repassado ao V.Setúbal. Os dirigentes do time lisboeta contestaram com veemência a denuncia e através de Paulo Gonçalves entraram com uma queixa-crime contra o jornalista autor da matéria e contra a emissora de TV. O Ministério Público e a Policia Judiciária já entraram no caso e abriram investigação.
JOGADORES DO SPORTING COMEÇAM A RESCINDIR CONTRATOS UNILATERALMENTE
Num dossiê com 34 páginas onde foram inclusos "prints" ameaçadores de mensagens recebidas via celular do presidente Bruno de Carvalho, o goleiro Rui Patrício, empresariado por Jorge Mendes, fundamentou sua rescisão unilateral de contrato com o Sporting, que já foi apresentada pela SAD leonina a bolsa de valores de Portugal, e agora será decidida pela esfera cível. Outro que seguiu os passos do geleiro leonino foi o jovem meia atacante Podence, que também tem Jorge Mendes como empresário.
SELEÇÃO EMPATA EM CASA FRENTE À TUNÍSIA SEM CR7
Portugal jogou amistosamente seu antepenúltimo jogo preparativo para o Mundial da Rússia na última segunda-feira em Braga frente à Tunísia, sem Cristiano Ronaldo, e embora estivesse vencendo por 2x0 (gols de André Silva e João Mário) permitiu o empate aos visitantes após uma série de substituições no decorrer da partida.
NO PENÚLTIMO AMISTOSO ANTES DO MUNDIAL PORTUGAL EMPATA FORA E SEM GOLS COM A BÉLGICA
Portugal fez seu penúltimo amistoso nesse sábado na Bélgica frente aos donos da casa e empatou sem gols numa partida equilibradíssima onde Fernando Santos testou Beto, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e até Mário Rui. Portugal fez seu melhor amistoso antes do Mundial, com inúmeros chutes a gol e boas jogadas de ataque. Na próxima quinta, na Luz frente à Argélia, a seleção portuguesa faz seu último amistoso antes do embarque para a Rússia.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A próxima temporada tem início previsto para agosto e com a previsão de rebaixar as 3 últimas equipes colocadas e subir campeão e vice da 2a Liga e mais o Gil Vicente.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Benfica
Na última quinta-feira venceu o prazo que o Besiktas tinha para acionar a opção de compra de Talisca estipulada em 21 milhões de euros, com o que o Benfica fica agora livre para negociá-lo com quem quiser.
Rio Ave
O Rio Ave, que ainda detinha uma pequena porcentagem do jogador brasileiro Fabinho, negociado essa semana pelo Mônaco com o Liverpool por 50 milhões, vai embolsar 4 milhões de euros.
Sporting
Nessa semana a imprensa europeia deu como certa a venda de Rui Patrício ao Nápoles da Itália por 18 milhões de euros e mais 2 milhões possíveis em caso de metas alcançadas. Recorde-se que o valor da cláusula rescisória do goleiro leonino era de 45 milhões. Porém na hora “H” a coisa desandou com os funcionários de Jorge Mendes a afirmar que como o time italiano estava mudando de técnico iria aguardar mais. E na sequência colocaram outro interessado, o Wolverhampton, porém com outros valores: 18 milhões de euros, mas com a exigência de Jorge Mendes em receber 3 milhões 150 mil euros pela transação e mais 4 milhões pela venda de Adrien que ocorreu há alguns meses, mas sem bonificar o referido empresário do jogador. Como não houve acordo, o jogador entrou na justiça com o pedido unilateral de rescisão contratual.
Embora ainda não oficializada pelos envolvidos, a imprensa europeia ja divulgou nesse domingo a rescisão contratual amigável e sem multa para ambas as partes de Jorge Jesus e Sporting.
Para tentar tornar nula a reunião convocada pela Assembleia Geral para sua destituição a 23 deste mês o presidente Bruno de Carvalho substituiu a Mesa da Assembleia por uma Comissão Transitória da mesma tentando tornar sem efeito a referida reunião.
Com a vitória nesse sábado por 4x3 frente ao Porto, o hóquei sobre patins do Sporting, após 30 anos de jejum, voltou a conquistar o título nacional.
Porto
Imprensa europeia especula que Diogo Dalat, jovem lateral de 19 anos e que cumpre seu primeiro contrato com o Porto, está em vias de se transferir para o Manchester United que estaria disposto a pagar 24 milhões de euros por sua liberação, ou seja, 4 milhões a mais do que o valor de sua cláusula rescisória.
O Porto fará seu jogo de apresentação aos associados no próximo dia 28 de julho no Estádio do Dragão frente ao Newcastle que acaba de retonar a Premier League.
Portugueses no Exterior
Especula-se que CR7 está ameaçando sair do Real (possivelmente de volta para o Manchester United) porque Florentino Perez não cumpriu uma suposta promessa de elevação salarial e muito menos a contraproposta do melhor do mundo para que o time merengue pagasse metade de sua multa junto ao fisco espanhol (14 milhões de euros). Os rumores de sua saída aumentaram nessa sexta após o pedido de demissão de Zidane, que estava chateado com boatos de que seria dispensado caso não conquistasse a Champions, e também descontente com a forma pela qual o presidente do Real tem tratado as promessas feitas a Cristiano.
Marco Silva (ex-técnico do Sporting e mais recentemente do Watford) foi oficializado na última quinta-feira como novo técnico do Everton da Inglaterra.
O piloto português de motovelocidade Miguel Oliveira venceu nesse sábado a 6a etapa do Campeonato Mundial Moto 2 de 2018 no Circuito de Mugello, Itália, após ter largado na 11a posição.