Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - SERPA

INTRODUÇÃO

Pertencente ao Distrito de Beja, região do Baixo Alentejo na margem esquerda do rio Guadiana, o concelho de Serpa ocupa uma área de 1106 km2, distribuída por 7 freguesias (Brinches, Pias, S. Salvador, Santa Maria, Vale de Vargo, Vila Nova de S. Bento e Vila Verde de Ficalho). É limitado a norte por Vidigueira, a nordeste por Moura, a leste pela Espanha, a sul por Mértola e a oeste por Beja.

Enquanto unidade administrativa, o concelho remonta ao século XIII, não se encontrando nos seus limites correspondência com nenhuma unidade social, política, económica, cultural, jurídica de períodos anteriores.

Em 1281, quando Serpa e todas as terras da Margem Esquerda do Guadiana estavam ainda sob domínio de Castela, Afonso X estabeleceu a demarcação do concelho, para melhor se povoar, e atribuiu-lhe o primeiro foral. Em 1674, o príncipe regente, futuro rei D. Pedro II, confere à vila o título e os privilégios de "Vila Notável".

COMO IR

Saindo de Lisboa, pegar a Auto-Estrada A2 , em seguida a A6 até Montemor-o-Novo e depois pegar a estrada nacional 260 chegando a Serpa.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

As terras de Serpa, pela sua pureza ambiental, garantem a tranquilidade do lazer. O concelho é detentor de um conjunto ímpar de valores naturais onde destacamos o Parque Natural do Vale do Guadiana, criado em 1995. Não faltam, pois, propostas para caminhadas e passeios de bicicleta em ambientes naturais. A nível de patrimônio destacamos a Cerca Urbana, as igrejas de Santa Maria e de São Salvador e o convento de São Francisco.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos a cerâmica, a latoaria, as miniaturas em madeira e cortiça, a tecelagem, as rendas e os bordados.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Nossa Senhora de Guadalupe (na Páscoa).
- O Encontro de Culturas/Mercado Cultural (em Junho).
- A Festa de São Pedro (em Junho).

GASTRONOMIA

Destacamos as migas, a açorda, o borrego à pastora, a sopa fria de tomate pisado, o gaspacho, a papa quente de pão e alho, os grãos com alho e louro e as caldeiradas de peixe do rio.
Doces: a tarte de requeijão.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Serpa e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-SERPA.PT).