Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 17/06/2018
PORTUGAL 3X3 ESPANHA: CRISTIANO MOSTRA AO MUNDO PORQUE É O MELHOR
Portugal e Espanha fizeram nessa sexta, na abertura do grupo b do Mundial da Rússia, um jogo memorável digno até de uma grande final. A equipe comandada por Fernando Santos entrou a campo com Rui Patrício, Pepe e Jose Fonte, Cedric e Guerreiro; Willian Carvalho, João Moutinho, Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Gonçalo Guedes e Cristiano. Portugal não se fez de rogado com a preferência dada aos espanhóis e foi para cima em bloco quando com a posse de bola, e marcando homem a homem em todo o campo quando a bola não era sua. Isso sufocou o time espanhol que sentiu um duro golpe logo aos 4 minutos: CR7 entrou fintando pelo bico da área do lado esquerdo e foi derrubado, com o árbitro italiano, em cima do lance, marcando impiedosamente o pênalti cobrado magistralmente pelo melhor do mundo no ângulo esquerdo do goleiro espanhol. Estava aberto o placar a favor de Portugal, e o primeiro recorde do dia era quebrado por Cristiano: o de se marcar gols em 8 competições internacionais consecutivas (4 eurocopas e 4 mundiais, igualando nos mundiais Pele, Klose e mais 2 jogadores). Mesmo a frente do marcador a seleção lusa continuou com fôlego para marcar o campo todo sobre pressão e até perder mais um gol com Gonçalo Guedes, mas isso só até os 24 minutos quando numa disputa faltosa de bola com o zagueiro Pepe o atacante Diego Costa empatou para a Espanha. Dai para frente o time espanhol foi ganhando espaço e posse de bola, criando várias oportunidades de gol. Porém, no apagar das luzes da etapa inicial, uma bola sobrou para CR7 à entrada da área adversária, que bateu de esquerda (contando ainda com a falha de De Gea) para fazer o 2x1 recolocando Portugal a frente no placar.
Para a etapa final o time espanhol começou com pressão total acuando a zaga lusa e empatando o jogo logo aos 10 minutos quando numa jogada ensaiada a bola foi alçada na área com Gonçalo Guedes perdendo disputa de bola de cabeça com um espanhol que colocou a mesma no miolo da pequena área para novo gol de Diego Costa. O empate caiu como uma ducha fria para os comandados de Fernando Santos que sentiram o baque maior 3 minutos depois no chute perfeito de Nacho, de fora da área, decretando a virada espanhola. Com seus pupilos acuados em campo Fernando Santos então sacou aos 23 minutos Bruno Fernandes para fazer entrar João Mario, e aos 24 Bernardo Silva para colocar Quaresma. As mudanças ajudaram a conter mais a pressão espanhola. Aos 35 foi a vez de Andre Silva substituir Gonçalo Guedes. O jogo caminhava para o seu final quando aos 42 minutos Cristiano foi derrubado a frente da área espanhola. E ai o melhor do mundo por cinco vezes calou a boca da mídia que desmerece seus feitos e o chama de velho: com precisão milimétrica colocou a bola na forquilha esquerda de De Gea empatando o confronto, se consagrando como melhor jogador em campo e batendo outro recorde com seu 3o gol no jogo, ou seja, o de se tornar o 2o maior artilheiro de seleções de todos os tempos (empatado com Puskas com 84 gols), atrás apenas do iraniano Ali Daei que marcou 109 vezes.
No outro jogo do grupo e também com gol no apagar das luzes (e contra) o Irã, do técnico português Carlos Queiroz, venceu Marrocos por 1x0, que alias será o próximo adversário de Portugal quarta que vem as 9:00h do Brasil.
BRUNO CARVALHO DEMITE-SE COM RESSALVAS SE TODOS JOGADORES QUE RESCINDIRAM VOLTAREM ATRÁS
Depois da rescisão unilateral por justa causa de Rui Patrício, Podence e mais recentemente Bas Dost, Bruno Fernandes, Gelson Martins, Willian Carvalho, Rafael Leão, Battaglia e Ruben Ribeiro o presidente Bruno Carvalho veio a público garantir que se demite se todos esses jogadores voltarem atrás através de documento assinado; porém impõe para isso que os mesmos o aceitem caso se recandidate nas eleições, que assim deverão ocorrer, e vença.
Nesse meio de semana o Conselho de Fiscalização leonino suspendeu toda a diretoria executiva do Sporting, comandada por Bruno de Carvalho, inclusive com a proibição de entrada no clube de qualquer de seus membros. Posteriormente foi a vez do Tribunal Judicial de Lisboa suspender as Assembleias convocadas pela Comissão Transitória nomeada por Bruno Carvalho por serem comissões sem respaldo jurídico na lei e nulas. Além disso o Tribunal determinou que a direção leonina entregue imediatamente os cadernos eleitorais ao presidente da Assembleia para a realização da reunião de destituição no próximo dia 23, e também arque com os custos da mesma, que estão na casa dos 80 mil euros.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A próxima temporada tem início previsto para agosto e com a previsão de rebaixar as 3 últimas equipes colocadas e subir campeão e vice da 2a Liga e mais o Gil Vicente.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feirense
O time de Santa Maria da Feira acaba de entrar numa bolada que se constitui na maior transação do clube ao vender o meia da seleção nigeriana Etebo, de 22 anos, ao Stoke City por 7,2 milhões de euros.
Benfica
Raul Jimenez foi emprestado por uma temporada ao Wolverhampton por 3 milhões de euros sendo que se os ingleses quiserem optar por acionar a cláusula de compra deverão desembolsar mais 38 milhões.
O jovem meio-campista João Carvalho foi vendido por 15 milhões de euros ao Nottingham Forest da 1a divisão inglesa ficando o time encarnado com direito a 25% do valor que exceder os números dessa negociação em caso de revenda futura. Além dele o Benfica também cede ao mesmo time inglês, só que por empréstimo, o jovem atacante Diogo Gonçalves.
Portugueses no Exterior
As canoístas portuguesas Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistaram no último domingo em Belgrado o título europeu dos 200 metros K2 batendo por 28 milésimos de segundo as competidoras russas que ficaram em segundo, seguidas pelas polonesas.
Miguel Cardoso, técnico português que levou o Rio Ave a quinta colocação na última temporada da Liga Portuguesa, assinou essa semana contrato de duas temporadas com o Nantes da França (Miguel Cardoso, que nas últimas temporadas trabalhou no futebol árabe, é o novo técnico da equipe de Vila do Conde).