Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - AMADORA
INTRODUÇÃO
O concelho da Amadora está integrado no distrito de Lisboa, inscrevendo-se na zona geográfica da Área Metropolitana de Lisboa Norte e distando cerca de 10 km a Noroeste da capital. Faz fronteira a Sul com o concelho de Oeiras; a Norte, com Odivelas; a Oeste, com Sintra; e a Leste, com Lisboa. O concelho ocupa uma área de 24 km2, distribuída por 11 freguesias.
A 2 de Abril de 1887 foi inaugurada a Estação da Porcalhota que veio dar origem ao atual núcleo urbano da Amadora. Por decreto de 28 de Outubro de 1907 a designação oficial do núcleo populacional passou a ser Amadora.
Em 24 de Junho de 1937 Amadora foi elevada à categoria de vila, pertencendo ao concelho de Oeiras e comarca de Sintra. Em 11 de Setembro de 1979 foi criado o concelho da Amadora e a vila foi elevada à categoria de cidade.
COMO IR
Localizada a 10 km de Lisboa, os principais acessos são pelas IC16, IC18 e IC19.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho da Amadora dispõe de vários locais de interesse turístico, impulsionados sobretudo pelo seu valor patrimonial. Assim, destacam-se a Capela de Nossa Senhora da Lapa, o Chafariz da Porcalhota e o trecho do Aqueduto de Águas Livres.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Os destaques ficam por conta da tapeçaria, das rendas, da azulejaria, dos vitrais, da cerâmica, da olaria, da cestaria, das máscaras, das miniaturas e dos brinquedos em madeira.
FESTAS E EVENTOS
- Procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima (a 13 de Maio).
- Romaria em honra de Nossa Senhora (a 30 de Setembro).
- Festa de Nossa Senhora da Conceição (a 8 de Dezembro).
GASTRONOMIA
O destaque fica por conta do coelho à Pedro dos Coelhos, sendo este um petisco bastante afamado no século 19.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal da Amadora e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-AMADORA.PT).