Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 15/09/2019

EUROCOPA 2020 - PORTUGAL MANTÉM VICE-LIDERANÇA COM SHOW DE CRISTIANO

Com três mudanças em relação ao jogo com a Sérvia (Cancelo no lugar do contundido Nelson Semedo, Ruben Neves no lugar de Danilo e João Félix no lugar de Gonçalo Guedes) Portugal foi até a Lituânia na última terça enfrentar os donos da casa e manteve a vice-liderança do grupo com mais um show de Cristiano, que marcou 4 dos 5 gols na goleada obtida de 5x1. Logo no começo do jogo João Félix cruzou uma bola para o miolo da área, que foi interceptada pela mão do zagueiro adversário, com pênalti assinalado e convertido por CR7. Aos 28, após cobrança de escanteio, um zagueiro adversário subiu sozinho nas costas de João Félix e empatou o confronto. Mas na etapa final Portugal continuou pressionando e logo aos 17 ampliou, num chute de Cristiano que contou com a colaboração do goleiro adversário. Três minutos após, Cristiano recebeu passe de Bernardo Silva e fez o terceiro dele e de Portugal. Aos 31 minutos novo passe de Bernardo para o artilheiro português quadruplicar o placar. E no último minuto da partida, quando CR7 já houvera deixado o gramado para a entrada de Gonçalo Guedes, num bate e rebate dentro da área Willian Carvalho aproveitou para deixar o seu e fechar o marcador, que eleva Portugal a 8 pontos em segundo lugar no grupo e ainda com um jogo a menos. Portugal só volta a jogar em novembro quando receberá Luxemburgo no dia 11, e a Ucrânia no dia 14.

CR7, O INCANSÁVEL BATEDOR DE RECORDES

Mesmo aos 34 anos o craque português Cristiano Ronaldo encontra-se no pleno de sua forma física e técnica, perseguindo e quebrando todos os recordes possíveis. Com os 4 gols assinalados frente à Lituânia, Cristiano transformou-se no maior artilheiro de todos os tempos das fases classificatórias dos campeonatos europeus de seleções, chegando aos 25 gols (em 31 jogos nessas fases) e superando o até então recordista Robbie Keane da Irlanda, que tinha 23. Agora CR7 procura quebrar o recorde de maior artilheiro de seleções mundiais de todos os tempos, pertencente ao iraniano Ali Daei, que marcou 109 gols. Com esses últimos 4 gols marcados o craque luso chegou aos 94 tentos por Portugal.

Taças Europeias

LIGA DOS CAMPEOES: BENFICA

O Benfica, integrante do Grupo G da Liga dos Campeões (ao lado de Lyon da França, Leipzig da Alemanha e Zenit da Rússia), inicia sua participação nessa fase na próxima terça, dia 17, quando às 20h de Portugal receberá o Leipzig, enquanto um pouco mais cedo o Lyon enfrentará o Zenit.Já pela 2º jornada no dia 2 de outubro o Benfica irá até a Rússia enfrentar o Zenit.

LIGA EUROPA: PORTO

O Porto, integrante do Grupo G da Liga Europa (ao lado de Glasgow Rangers da Escócia, Young Boys da Suíça e Feyenoord da Holanda), inicia sua participação nessa fase na próxima quinta, dia 19, recebendo o Young Boys; enquanto o Glasgow enfrentará o Feyenoord.Já pela 2º jornada o Porto viajará no dia 3 de outubro para enfrentar na Holanda o Feyenoord.

LIGA EUROPA:SPORTING

O Sporting, integrante do Grupo D da Liga Europa (ao lado de PSV da Holanda, Lask da Áustria e Rosenborg da Noruega), inicia sua participação nessa fase na próxima quinta, dia 19, quando viajará até a Holanda para enfrentar o PSV; enquanto o Lask receberá o Rosenborg.Já pela 2º jornada o Sporting receberá no dia 3 de outubro o Lask.

LIGA EUROPA:BRAGA

O Braga, integrante do Grupo K da Liga Europa (ao lado de Bratislava da Eslováquia, Wolverhampton da Inglaterra e Besiktas da Turquia), inicia sua participação nessa fase na próxima quinta, dia 19, quando viajará até a Inglaterra para enfrentar o Wolverhampton; enquanto o Bratislava receberá o Besiktas.Já pela 2º jornada o Braga receberá no dia 3 de outubro o Bratislava.

LIGA EUROPA:V.GUIMARÃES

O V.Guimarães, integrante do Grupo F da Liga Europa (ao lado de E.Frankfurt da Alemanha, Arsenal da Inglaterra e Standard Liege da Bélgica), inicia sua participação nessa fase na próxima quinta, dia 19, quando viajará até a Bélgica para enfrentar o Standard, enquanto o Frankfurt receberá o Arsenal.Já pela 2º jornada o time vimaranense receberá no dia 3 de outubro o Frankfurt.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 5º jornada da Superliga começou na sexta:

Sexta-Feira (13/09)

V.Setúbal 1x0 Braga (18:30h)

Sábado (14/09)

Famalicão 4x2 Paços de Ferreira (16:30h) – resultado que mantém nessa jornada o time de Famalicão na liderança isolada do campeonato.

Benfica 2x0 Gil Vicente (19:00h)

V.Guimarães 5x1 Aves (21:30h)

Domingo (15/09)

S.Clara 2x0 Moreirense (16:00h)

Rio Ave 2x4 Tondela (16:00h)

Marítimo 1x3 Belenenses (16:00h)

Portimonense 2x3 Porto (18:00h) – o Porto chegou a abrir 2x0, sofreu o empate, e só no último minuto de acréscimos conseguiu fazer o gol da vitória.

Boavista 1x1 Sporting (20:00h)

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Florentino, que desde a época passada já apresentava dores no joelho direito, foi afastado por lesão no menisco interno desse joelho, para avaliação mais detalhada do tratamento a ser instituído: conservador, com período mínimo de recuperação de 20 dias; ou cirúrgico através de uma artroscopia, com previsão de afastamento em torno de 40 dias.

Sporting

O presidente leonino, que na última temporada recebeu perto de 120 mil euros de salário bruto anual, passará a auferir nessa temporada 182 mil euros brutos anuais, que poderão ter um acréscimo de até 50% desse montante em caso de metas esportivas e financeiras alcançadas.

Boavista

Objetivando futuramente não ter que dividir os direitos de formação de seus jovens jogadores das categorias de base, que até então eram colocados em outras equipes profissionais para ganhar bagagem e experiência, o Boavista fundiu suas categorias sub-15 e sub-17 e criou o Bessa Futebol Clube onde esses e outros jovens vão ganhar rodagem e disputar campeonatos com os dividendos futuros pertencendo à SAD axadrezada, dona dessa nova equipe.

Portugueses no Exterior

A Seleção Portuguesa de Futebol de Praia conquistou no último final de semana seu sexto título da Superliga Europeia da categoria ao vencer de virada a Rússia por 4x2; transformando-se na maior vencedora à frente de Espanha e da própria Rússia, que contam com 5 títulos cada.