Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 01/07/2018
PORTUGAL 1x1 IRÃ: FIM DA VIAGEM PASSAMOS PELO IRÃ E FICAMOS NO URUGUAI
À véspera do jogo torcedores iranianos (que posteriormente pediram desculpas a CR7 via Instagram) ficaram fazendo tumulto e barulho na madrugada em frente ao hotel de Portugal de maneira a prejudicar o sono dos jogadores e o incômodo foi tanto que até Cristiano apareceu a janela de um dos quartos pedindo silêncio aos baderneiros. Porém isso não serve para justificar mais uma partida insegura da seleção lusa, que entrou a campo modificada, com Adrien, Quaresma e André Silva respectivamente nos lugares de João Moutinho, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes. Essa formação até deixou a seleção mais ofensiva, mas não impediu os vários e perigosos contra-ataques iranianos durante toda a partida. E seguindo o velho ditado de água mole em pedra dura tanto bate até que fura, aos 45 minutos da etapa inicial, Quaresma tabelou e a entrada da grande área do lado direito desferiu um sensacional tiro de trivela para fazer um golaço. Contudo o gol não tirou o ânimo dos iranianos, que continuavam criando jogadas de perigo na etapa final, mas num lance polêmico, ao consultar o vídeo árbitro, o juiz marcou, aos 7 minutos do 2o tempo pênalti em cima de Cristiano Ronaldo que bateu fraco para a defesa do goleiro o Irã. Com isso a tensão e pressão em cima de Portugal aumentou, com a seleção de Carlos Queiroz acuando cada vez mais o time dirigido por Fernando Santos, que com medo de perder aquele que foi eleito o homem do jogo, Quaresma, por expulsão (já tinha o amarelo) o trocou aos 25 por Bernardo Silva, além de também fazer entrar João Moutinho no lugar de João Mário aos 39 e nos acréscimos par esfriar o jogo Gonçalo Guedes no lugar de André Silva. Com os nervos a flor da pele, numa disputa de bola aos 38 minutos, CR7 para se desvencilhar de um defesa iraniano o empurrou com o antebraço, levando o árbitro a avaliar novamente o lance no vídeo árbitro para posterior punição com cartão amarelo. Já no penúltimo minuto de acréscimos o atacante iraniano cabeceou de cima para baixo numa das mãos de Cedric dentro da área, motivando de novo uma consulta ao VAR e assinalação de pênalti convertido por Karin e que deu números finais ao placar, definindo Portugal em segundo do grupo e Espanha em 1o pelo número de gols marcados visto que no outro jogo a Espanha empatou com Marrocos por 2x2. Com isso coube aos espanhóis na próxima fase a Rússia, 2o do Grupo A, enquanto a Portugal coube o Uruguai, primeiro do Grupo B. Por ter chegado as oitavas Portugal abocanhou da FIFA 10 milhões de euros.
URUGUAI 2x1 PORTUGAL: FERNANDO SANTOS INVENTA E PORTUGAL VOLTA PARA CASA
O técnico português inventou e sacou o lateral direito Cedric para improvisar o zagueiro portista Ricardo Pereira. A invensão custou caro e gerou os dois gols do Uruguai, um aos 7 minutos, num cruzamento pela direita que encontrou Cavani na área para de cara fazer 1x0 logo no começo de jogo, e outro logo após o gol de empate de Portugal feito por Pepe no inicio do 2º tempo. Novamente um cruzamento da direita encontrou Cavani sozinho na esquerda para fazer o 2º e derradeiro gol do Uruguai que eliminou a seleção das cinco quinas. Portugal cai por falhas nas escalações promovidas por Fernando Santos, mas também pela falta de personalidade de alguns craques lusos que, jovens, tem muito ainda a aprender.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A próxima temporada tem início previsto para agosto e com a previsão de rebaixar as 3 últimas equipes colocadas e subir campeão e vice da 2a Liga e mais o Gil Vicente.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
O presidente interino da SAD leonina, Sousa Cintra, pediu a ajuda de Paulo Futre para analisar caso a caso as 9 rescisões unilaterais de jogadores, não só com seus empresários como com advogados e até a FIFA.
Cintra aproveitou também o período contratual de experiência de 15 dias para romper o vínculo do técnico Mihajlovic, recém contratado pelo presidente deposto Bruno de Carvalho, tecendo ainda severas críticas contra o Sérvio que por alterar o estágio já programado da equipe causou um prejuízo de 300 mil euros a SAD. Contudo a mídia europeia já da conta da entrada na justiça de um pedido de indenização do treinador contra o Sporting na casa de 10 milhões de euros.
Aves
O veterano goleiro Quim, após conquistar a Taça de Portugal pelo Aves frente ao Sporting anunciou essa semana que irá se aposentar embora deva permanecer vinculado a estrutura do Aves. Quim, com 42 anos, se projetou no Benfica e também na Seleção de Portugal onde envergou a camisa portuguesa por 32 vezes. Na sua bagagem leva duas conquista da Liga Portuguesa, uma Taça de Portugal e 3 Taças da Liga.
Belenenses
A briga entre a presidência da SAD Belenenses e a presidência do Clube Belenenses continua, tendo a SAD sido informada essa semana que não poderá mais mandar os jogos no Estádio do Restelo, que pertence ao clube. A alternativa encontrada pela SAD foi mandar os jogos dessa temporada no Estádio do Jamor.
Benfica
A venda de Cancelo do Valência para a Juventus por 40 milhões de euros renderá 1 milhão de euros ao Benfica por ser clube formador, e mais 200 mil euros ao Barreirense de onde o jogador migrou ainda pequeno para a equipe encarnada.