Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - CHAVES
INTRODUÇÃO
O concelho de Chaves está integrado no distrito de Vila Real e faz fronteira a Norte com a Galiza; a Leste com os concelhos de Vinhais e Valpaços; a Sul, com Vila Pouca de Aguiar; e a Oeste, com Montalegre e Boticas. Abrange uma área de 591 Km2, distribuída por 51 freguesias e pela cidade de Chaves que abrange a freguesia urbana de Santa Maria Maior.
O povoamento do território que corresponde ao atual concelho de Chaves é bastante remoto, sendo testemunho da sua antiguidade as pinturas rupestres e os vários vestígios castrenses aí encontrados. As chaves representadas no brasão da cidade são uma referência aos irmãos Rui e Garcia Lopes que conquistaram a cidade aos mouros, oferecendo a sua conquista a Dom Afonso Henriques.
Dom Afonso III concedeu à povoação o seu primeiro foral, a 15 de Maio de 1258; Dom Manuel outorgaria Novo Foral em 17 de Dezembro de 1514. A 12 de Março de 1929, Chaves foi elevada à categoria de cidade.
COMO IR
Os principais acessos são pela Estrada Nacional (EN 103) vindo de Bragança ou pela Estrada Nacional (EN 213) vindo de Vila-Flor e Mirandela.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Chaves, integrado numa região natural de grande beleza, é pródigo em locais de grande interesse turístico. As suas termas são muito famosas. As suas águas são consideradas bacteriologicamente puríssimas e as águas mais quentes da Península, estando especialmente indicadas no tratamento de reumatismos, diabetes e hipertensão. Mas para além das termas, são várias as zonas de lazer do concelho, sendo de se destacar: a Praia Fluvial - Açude de Vila Verde da Raia; a zona das lagoas; e o parque do Tabolado.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os barros pretos de Vilar de Nantes (panelas de barro, cafeteiras e vasos); e os cestos, cobertores e mantas de Soutelo e São Pedro de Agostém.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora das Brotas (no domingo de Páscoa).
- A Festa de Nossa Senhora da Saúde (no 1º fim de semana de Agosto).
- A Feira dos Santos (de 30 a 31 de Outubro).
GASTRONOMIA
Destacamos o cabrito estufado, a feijoada, o cozido à transmontana; bem como o famoso presunto e os enchidos: as alheiras, compostas de carnes variadas, o salpicão, as linguiças e as chouriços, todos de carne de porco.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Chaves e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CHAVES.PT).