Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 16/12/2018
LIGA DOS CAMPEÕES
PORTO: VITÓRIA DOS MILHÕES E 16 PONTOS EM 18 POSSÍVEIS
O Porto terminou sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões abocanhando mais 2,7 milhões de euros (já lá vão quase 68 milhões conquistados) com a suada vitória conseguida na Turquia nessa terça por 3x2 frente ao Galatasary, abrindo 2x0 com Felipe aos 17 e Marega de pênalti aos 41, sofrendo um gol aos 45; mas ampliando aos 12 do 2° tempo para 3x1 com Sérgio Oliveira. Porém isso não impediu os donos da casa de tentarem a todo o custo novo gol, que acabou surgindo aos 20 minutos, pondo mais fogo na partida, tanto que estiveram em vias de conseguir o empate, não fosse a trave salvadora que impediu a igualdade numa cobrança de pênalti perdida pelo Galatasaray a poucos minutos do final da partida. O Porto encerra essa fase de forma brilhante conseguindo 16 pontos em 18 possíveis com 5 vitórias e apenas 1 empate.
BENFICA COM MILHÕES PARA RECOMEÇAR NA LIGA EUROPA
Em sua última partida na fase de grupos da Liga dos Campeões, antes de recomeçar sua jornada agora na Liga Europa, o Benfica, perante pouco mais de 33 mil torcedores, venceu o AEK por 1x0 com um golaço de falta de Grimaldo, no apagar das luzes, embolsando 2,7 milhões de euros pela vitória. Mesmo caindo para a Liga Europa, o Benfica faturou na Liga dos Campeões perto de 49,3 milhões de euros.
LIGA EUROPA
SPORTING GOLEADOR VENCE MAIS UMA
O Sporting recebeu nessa quinta o Vorskla, na última jornada da fase de grupos da Liga Europa, e venceu mais uma vez de goleada sob o comando do holandês Kaiser, fazendo 3x0 (Montero, Miguel Luis e Dallku contra; todos no 1° tempo) e completando o vigésimo gol em 5 partidas consecutivas.
TAÇA DE PORTUGAL
A próxima fase da Taça de Portugal terá os seguintes jogos:
18/12 (Terça-Feira)
V.Setúbal x Braga (19:00h)
Leixões x Tondela (20:00h)
Porto x Moreirense (20:45h)
19/12 (Quarta-Feira)
Feirense x Paços de Ferreira (15:00h)
Boavista x V.Guimãraes (15:00h)
Aves x Chaves (16:00h)
Sporting x Rio Ave (19:30h)
Montalegre x Benfica (20:45h)
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 12° jornada só terminou nessa segunda quando as 20:15h o Feirense recebeu o Marítimo e empatou por 1 gol.
Já a 13° teve os seguintes confrontos:
14/12 (Sexta-Feira)
Portimonense 3x1 V.Setúbal (19:00h) - com 2 gols de Jackson Martinez o Portimonense bateu por 3x1 os sadinos.
Braga 4x0 Feirense (21:15h) - e com 3 gols de Dyego Sousa o Braga venceu por 4x0 a equipe de S.Maria da Feira.
15/12 (Sábado)
Boavista 2x0 Tondela (15:30h)
Chaves 1x2 Moreirense (15:30h)
Aves x 1x1V.Guimarães (18:00h)
Santa Clara 1x2 Porto (20:30h)
16/12 (Domingo)
Rio Ave 2x2 Belenenses (15:00h)
Marítimo 0x1 Benfica (17:30h)
Sporting 5x2 Nacional (20:00h) – depois de sair perdendo por 2x0, o Sporting descontou no primeiro tempo e restando vinte minutos para o término da partida deu a reviravolta no marcador fazendo mais 4 gols que mantém a média de mais de 4 por partida na era Kaiser.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Belenenses
O Clube Belenenses conseguiu essa semana na justiça comum uma liminar que proíbe a SAD Belenenses a utilizar o nome, a marca e os símbolos do clube, principalmente o emblema e a Cruz de Cristo, com pena pecuniária diária por incumprimento da determinação de 3 mil euros.
Benfica
Rafa sofreu na partida do meio de semana frente ao AEK uma rotura muscular na coxa esquerda que o deverá afastar dos gramados por volta de 45 dias.
V.Guimarães
Os associados do V.Guimarães, em Assembleia Geral, mantiveram o que determina o estatuto do clube proibindo que o controle da SAD e do futebol profissional sai das mãos do clube e vá majoritariamente para a mão de investidores, como quer o Banco de Minas Gerais (BMG), pretenso investidor do clube de Guimarães.
V.Setúbal
O jovem lateral do V.Setúbal, Nuno Pinto, anunciou essa semana a suspensão da carreira para tratamento de um linfoma descoberto nos últimos exames médicos de rotina.
Sporting
Wendel, com rotura parcial do ligamento lateral interno do joelho esquerdo, é outro que deverá ficar afastado por 2 meses para tratamento.
Mais um com lesão ligamentar no tornozelo é Montero, mas ainda sem previsão do tempo de recuperação.
Portugueses no Exterior
Gonçalo Guedes será submetido nos próximos dias a uma cirurgia em Portugal a fim de sanar uma pubalgia, devendo ficar afastado por 2 meses dos gramados.
O lateral português João Cancelo da Juventus sofreu lesão meniscal sendo submetido nessa sexta a artroscopia que deverá afastá-lo dos gramados até o final do próximo mês.
Pepe, zagueiro luso-brasileiro que atuava no Besiktas recebendo 300 mil euros mensais, rescindiu amigavelmente seu vínculo com os turcos, que só venceria em junho de 2019 e está livre para poder atuar na premier league como se especula na Europa. O maior motivo da rescisão foi a crise financeira pela qual passa o Besiktas e que levou o jogador até a quitar espontaneamente os salários de vários funcionários, desde cozinheiros, faxineiros até cortadores de grama.
Jorge Jesus perdeu sua primeira partida no campeonato árabe após 18 jornadas. A derrota ocorreu em casa por 2x1 para o Al-Hazm, embora ainda assim sua equipe, o Al Hilal, continue na liderança com 3 pontos de vantagem para o 2º colocado.
A Juventus venceu nessa sábado fora o Torino por 1x0, com um gol de pênalti executado por Cristiano Ronaldo. São 46 pontos em 16 jogos com 15 vitórias e apenas um empate.