Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - RESENDE

INTRODUÇÃO

O concelho de Resende está integrado no distrito de Viseu e tem uma área de 123 Km2, distribuída por quinze freguesias. Resende faz fronteira a Norte com o rio Douro que o separa dos concelhos de Baião e Mesão Frio, a Sul, com o concelho de Castro Daire, a Leste com o concelho de Lamego e a Oeste com o de Cinfães.

Antes de estar constituída a Nacionalidade portuguesa, as terras do concelho de Resende estavam organizadas em dois julgados: o de Aregos, a Oeste e o de São Martinho dos Mouros, a Leste. Em 16 de Julho de 1513, Dom Manuel I criou, por carta foral, o concelho de Resende. O então recém criado concelho de Resende tinha aproximadamente a área geográfica da antiga honra.

Inicialmente, a jurisdição do concelho de Resende pertencia exclusivamente ao rei que nomeava os tabeliães e só em 1626, por mercê e concessão do rei Filipe II, tal jurisdição passou a pertencer aos Castros, Senhores da Casa do Paço de Resende. Com a reforma liberal de 1855, por decreto de 24 de Outubro, foram extintos os concelhos de Aregos e São Martinho e anexados ao concelho e comarca de Resende, constituindo-se assim o atual concelho.

COMO IR

Saindo do Porto, pegar a Auto-Estrada A1 sentido Lisboa. Depois de Estarreja pegar a IP5 e em seguida uma estrada complementar até Resende.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Resende encontra-se inserido numa zona de grande beleza e potencial turístico. Uma das principais referências do concelho são as caldas de Aregos, referenciadas desde os tempos da Idade Média e bastante procuradas pelo seu valor curativo. A nível de unidades museológicas, é de destacar o Museu Etnográfico de Paus, criado em 1981. Com relação ao patrimônio histórico, destacamos a Ermida Quinhentista de Mirão, a Igreja de São Martinho de Mouros e a Estação Arqueológica de Mogueira.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos a tamancaria, a confecção de mantas de farrapos, os bordados, os chapéus de palha, os cestos de verga e a olaria.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de São Brás (a 2 de Fevereiro).
- O Festival da Cereja (1° Fim de Semana de Junho).
- A Festa de São Salvador (a 6 de Agosto).

GASTRONOMIA

Destacamos o anho assado, o basulaque, os painços e o arroz de vessada.
Doces: as falachas, os rosquilhos de Aregos e as cavacas de Resende.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Resende e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-RESENDE.PT).