Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 31/03/2019
CONTUSÃO DE CRISTIANO, ERRO DE ARBITRAGEM E APATIA RESULTARAM EM NOVO EMPATE DA SELEÇÃO
Após empate na partida de estreia na Luz contra a Ucrânia, Portugal fez na Segunda-Feira dia 25 seu segundo jogo pelas eliminatórias da Euro 2020 e novamente não se houve bem, apático e pecando nas conclusões, embora tenha perdido Cristiano por contusão na coxa aos 30 minutos de jogo e também tenha sido prejudicado pela arbitragem que marcou pênalti legítimo na etapa final por mão na bola do defesa sérvio dentro da área e depois voltou atrás assinalando impedimento inexistente por orientação do auxiliar de linha. A Sérvia abriu o placar no começo de jogo em cobrança de pênalti do goleiro Rui Patrício no atacante adversário. Já no final do 1° tempo e sem CR7 em campo, Danilo fez um golaço pegando a bola no meio de campo, passando por 4 adversários e desferindo um verdadeiro canhão no ângulo do gol da Sérvia e de fora da área. Fernando Santos fez algumas mudanças na etapa final, dentre elas a entrada de Gonçalo Guedes no lugar do fraco Dyego Sousa, mas sem resultado prático que mudasse o resultado da partida. No outro jogo do grupo a Ucrânia foi até Luxemburgo e venceu os donos da casa, assumindo a liderança com 4 pontos. Luxemburgo vem em 2° com 3, Portugal em 3° com 2 e Lituânia em último sem ponto algum. A seleção lusa folga nas duas próximas rodadas, retornando a jogar apenas em Setembro no jogo de volta na Sérvia. Nota curiosa da partida: ao final do jogo o árbitro polonês que apitou a partida convidou Fernando Santos para juntos analisarem o lance do pênalti e ao constatar o erro pediu-lhe desculpas.
UCRÂNIA PODE PERDER 4 PONTOS
A FIFA está analisando o caso do jogador brasileiro naturalizado ucraniano, Júnior Moraes, que estreou pela Ucrânia na partida contra Portugal, voltando a jogar na 2° partida contra Luxembrugo. Acontece que o estatuto da FIFA, no seu artigo 7°, exige que o jogador naturalizado, para jogar por uma seleção após os 18 anos de idade, tenha que atuar no país que irá defender por 5 anos mas de forma ininterrupta, o que no caso não acontece com o referido jogador que atuou por 4,5 anos continuos na Ucrânia, interrompendo esse período para atuar por 6 meses na China (Tianjin Tianhai) e voltado no verão de 2017 onde está hoje (trocou recentemente o Dínamo de Kiev pelo Shakhtar). Existe o risco da Ucrânia perder os pontos conseguidos nessas duas partidas.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 27° jornada começou nessa Sexta-Feira com os seguintes jogos:
29/03 (Sexta-Feira)
Portimonense 0x2 Moreirense (20:30h)
30/03 (Sábado)
Braga 2x3 Porto (15:30h)
Chaves 1x3 Sporting (18:00h)
S.Clara 1x0 V.Guimarães (20:30h)
Benfica 1x0 Tondela (20:30h)
31/03 (Domingo)
Marítimo 3x2 Nacional (15:00h)
Rio Ave 0x2 Aves (17:30h)
Boavista 2x0 Belenenses (20:00h)
A jornada só termina na Segunda-Feira, dia 1° de Abril, com o Feirense recebendo às 20:15h o V.Setúbal.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting
Especula-se que o Sporting está em vias de acertar com o Atlético de Madrid a situação de Gérson Martins (emprestado pelos espanhóis ao Mônaco), com este indo em definitivo para o Mônaco por 30 milhões de euros dos quais os leões receberiam 20 milhões e mais um jogador dos colchoneros, que pode ser Vietto cujo passe estaria fixado em 6 milhões.
A equipe de futsal do Sporting conquistou nesse domingo a sua 7° Taça de Portugal ao bater o Benfica na cobrança de pênaltis por 3x2, após empate por 4 gols no tempo normal e 1x1 na prorrogação.
Portugueses no Exterior
As seleções portuguesas de base, sub-17 e sub-19, sacramentaram essa semana a presença nos europeus da categoria a serem disputados respectivamente em Maio na Irlanda e em Julho na Armênia. Portugal sub-17 venceu na Terça-Feira a Rússia por 2x1, terminando em 1° do grupo 6 com 3 vitórias em 3 jogos. Já Portugal sub-19 (que tenta reeditar o título europeu conquistado em 2018) venceu também na Terça-Feira a Escócia por 4x0 em pleno Estádio do Bessa, terminando tal como a categoria sub-17 em 1° do seu grupo com 3 vitórias em 3 jogos, marcando 10 gols sem sofrer um gol que fosse (3x0 frente o Chipre e 3x0 frente a Turquia).
Em sua 2° partida dirigindo a Colômbia o técnico português Carlos Queiroz foi até a Coréia do Sul enfrentar os comandados de Paulo Bento e perdeu por 2x1.
Um jornal espanhol formou essa semana a seleção dos jogadores mais caros de todos os tempos e que custaria 1 bilhão e 159 milhões de euros. Cristiano Ronaldo é o único português a integrá-la. Eis o esquadrão: Kepa no gol; Lucas Hernandez, Van Dijk e Laporte na defesa; Pogba, De Jong, Coutinho e James Rodriguez no meio campo; Neymar, Mbappe e Cristiano Ronaldo no ataque.
Manuel Fernandes, em sua 5° temporada no Lokomotiv e com contrato vencendo em Junho próximo, já avisou os dirigentes russos que pretende deixar a equipe. Especula-se que o jogador voltará a atuar no futebol turco, onde já defendeu as cores dos Besiktas.