Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - VAGOS
INTRODUÇÃO
O Concelho de Vagos está incluído no distrito de Aveiro e tem onze freguesias distribuídas numa área total de 166 Km2. É limitado a Norte pelo concelho de Ílhavo, a Leste pelos de Aveiro, Oliveira do Bairro e Cantanhede, a Sul pelo de Mira e a Oeste pelo Oceano Atlântico. O povoamento do território que corresponde hoje ao concelho de Vagos é de origem antiquíssima não havendo memória da primeira fundação desta terra.
Mesmo a designação, "Vagos" deve repousar no fato do território se encontrar despovoado, o que levou os primeiros povoadores a designa-lo de "Vacuus", significando etimologicamente "despejado".
Pode dizer-se que Vagos entra na história verdadeiramente com os inícios do chamado santuário de Nossa Senhora de Vagos, cujos princípios remontam pelo menos aos começos da Nacionalidade. A importância de Vagos vem já desde a Idade Média, dado o fato de denominar-se Vagos "a porta das muralhas de Aveiro", e de mais tarde, ter recebido Foral Novo de Dom Manuel I, passado em Lisboa, a 12 de Agosto de 1514.
COMO IR
Os principais acessos ao concelho de Vagos são as estradas IP5 passando por Aveiro e a IC1 passando por Leiria.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Vagos possui um imponente Pavilhão de Desportos, ranchos musicais, grupos de teatro amador e associações desportivas e culturais. A ampla zona florestal convida a agradáveis piqueniques e passeios num salutar contato com a Natureza. O principal atrativo turístico desta zona, é a praia da Vagueira, dotada de um parque de campismo e de ótimas condições para se passar um bom e repousado período de férias. A nível de patrimônio, destacam-se o Santuário de Nossa Senhora de Vagos e as capelas da Misericórdia e de Santo Antonio.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as cerâmicas e os trabalhos em ferro forjado.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa da Senhora das Virtudes (no 2º domingo de Agosto).
- A Festa de Santa Catarina ( a 25 de Novembro).
- A Festa de Santo André (a 30 de Novembro).
GASTRONOMIA
Destacamos as enguias de escabeche, a caldeirada de enguias, a caldeirada mista, o peixe grelhado, o leitão assado e a chanfana.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Vagos e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-VAGOS.PT).