Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 12/05/2019
SPORTING CAMPEÃO EUROPEU DE HÓQUEI SOBRE PATINS
Depois de eliminar o Benfica nas semifinais, o Sporting enfrentou nesse domingo, na finalissima da Liga dos Campeões Europeus de Hóquei, o Porto que por sua vez eliminou, também nas semifinais, o Barcelona. Na decisão os leões se impuseram no seu território, Pavilhão João Rocha e golearam os dragões por 5x2, conquistando o 2º título europeu da categoria após 42 anos da sua última vitória na temporada 1976/1977, igualando os dragões (1985/1986, 1989/1990) e os encarnados (2012/2013, 2015/2016) em números de conquistas europeias.
AS "DUAS FINAIS" PARA BENFICA E PORTO
Restando duas jornadas para o término do campeonato, Benfica e Porto brigam cabeça a cabeça pelo título, empatados em pontos, mas com os encarnados levando vantagem nos três primeiros critérios de desempate (venceu os dois confrontos diretos, tem melhor saldo de gols e também o melhor ataque). Eis os adversários de cada um nas duas últimas jornadas e o local dos jogos:
33° jornada:
Benfica jogou fora com o Rio Ave
Porto jogou fora com o Nacional
34° jornada:
Benfica joga em casa com o Santa Clara
Porto joga em casa com o Sporting
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 33° jornada teve inicio nessa sexta:
10/05 (Sexta-feira)
Aves 0x1 Moreirense (20:30h)
11/05 (Sábado)
Santa Clara 4x4 Feirense (15:30h)
Portimonense 3x2 Marítimo (15:30h)
Boavista 4x2 Braga (18:00h)
Sporting 1x1 Tondela (20:30h)
12/05 (Domingo)
Chaves 1x2 V.Setúbal (15:00h)
Nacional 0x4 Porto (17:30h)
Rio Ave 2x3 Benfica (17:30h) - partida conturbada e com um lance polêmico onde os donos da casa reclamaram um pênalti a seu favor e cuja sequência da jogada acabou por resultar num gol encarnado. Com a vitória o Benfica depende apenas de um empate em casa na próxima jornada frente ao Santa Clara para se sagrar campeão português. Como curiosidade vale destacar que, por ter completado 30 jogos defendendo a meta encarnada, o goleiro Vlachodimos receberá um prêmio extra de 1 milhão de euros acertado contratualmente quando da sua contratação.
Já na zona do rebaixamento, o Nacional juntou-se ao Feirense, já rebaixado, restando agora a briga pela última vaga na 1ª divisão que ocorrerá no próximo domingo em Tondela com os donos da casa recebendo o Chaves e embora empatados com 32 pontos, precisando vencer por pelo menos 1x0 para igualar o confronto direto e garantir a permanência na 1ª divisão, visto que no 1º turno perderam fora por 2x1.
Vale lembrar que mesmo estando em zona europeia, na 5° posição do campeonato, o Moreirense não disputará a Liga Europa por não ter cumprido as metas para licenciamento que lhe dessem esse direito, por achar o custo elevado para tal, abrindo assim vaga para o seguinte colocado, no caso o V.Guimarães.
Já o campeão português só será cabeça de série na Liga dos Campeões (evitando os "bichos papões" do futebol europeu) caso o Liverpool seja campeão inglês ou europeu, abrindo a vaga dessa forma.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting
Gelson Martins, que saiu litigiosamente do Sporting para o Atlético de Madrid, que por sua vez o repassou por empréstimo ao Mônaco, está em vias de ser comprado em definitivo pelos monegascos por 30 milhões. Com isso houve um acordo entre Atlético de Madrid e a direção dos leões para que estes retirem a queixa na FIFA contra os espanhóis e contra o jogador em troca de 20 milhões de euros e mais o passe em definitivo de Luciano Vietto.
Benfica
Objetivando elevar a cláusula rescisória de João Félix dos atuais 120 milhões para 200 milhões de euros, o Benfica está preparando uma nova proposta salarial ao jogador que pularia dos atuais 800 mil euros brutos por temporada (algo em torno de pouco mais de 30 mil euros líquidos mensais) para 2,5 milhões de euros líquidos por temporada (mais de 200 mil euros líquidos por mês); equiparando seus vencimentos aos de Jonas.
Portugueses no Exterior
Com a vitória do Manchester City frente ao Leicester na última segunda-feira, o Wolverhampton (do técnico Nuno Espírito Santo) garantiu matematicamente o 7º posto na Premier League e agora torce pela vitória do City na decisão da Taça da Inglaterra frente ao Watford para ficar com a última vaga inglesa para as Taças Europeias.