Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - BELMONTE
INTRODUÇÃO
O concelho de Belmonte está localizado no distrito de Castelo Branco, na região da Beira Interior, abrangendo uma área de 114 km2, distribuída por cinco freguesias. Em finais do século XII, foi construído o castelo de Belmonte que, juntamente com os castelos de Sortelha e Vila do Touro, formou a linha defensiva do Alto Côa, apoiada na retaguarda pela muralha natural da Serra da Estrela e que perdurou até 1297, altura da assinatura do Tratado de Alcanizes.
O primeiro foral do concelho foi passado em 1199 por Dom Sancho I, estando então o senhorio na posse dos bispos e Sé de Coimbra. Em 1266, o bispo Dom Egas Fafes tem permissão para construir a torre de defesa, para reforçar a cerca já existente.
O concelho de Belmonte foi extinto e anexado ao da Covilhã em 1895 e restaurado em 1898. Em 1947 a freguesia de Belmonte é dividida, surgindo a nova freguesia de Colmeal da Torre e ficando o concelho com cinco freguesias, situação que se manteve até à atualidade.
COMO IR
Os principais acessos são pelas estradas regionais 18 e 345, sendo esta última após o entroncamento com a IP2.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Belmonte dispõe de várias infra-estruturas culturais onde destacamos o Castelo de Belmonte, no qual funciona um Anfiteatro ao ar livre e um Museu na Torre de Menagem.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os cântaros, os bordados tradicionais e as esculturas em madeira.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Santo Antão (no último domingo de Maio).
- A Festa de Santiago (a 25 de Julho).
- A Festa de São Bartolomeu (na freguesia de Colmeal da Torre, a 24 de Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos o cabrito assado, o ensopado de borrego e o bacalhau à lagareiro.
Doces: os biscoitos, as filhós e o arroz doce.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Belmonte e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-BELMONTE.PT).