Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 27/10/2019
3 PORTUGUESES NA LISTA PARA A BOLA DE OURO
A revista France Football divulgou a lista dos 30 jogadores que irão concorrer à disputa da Bola de Ouro e cujo vencedor será conhecido em 2 de dezembro e dentre eles temos 3 portugueses: Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix (esse também concorrendo ao prêmio de melhor jovem jogador da temporada, numa lista com 10 nomes). Além dos portugueses figuram também nesta lista craques como Salah, Hazard, Messi, De Bruyne, Griezmann, Van Dijk, Mbappe, Sadio Mané e outros. Ficaram de fora da lista nomes como Kané, Modric e Neymar.
TAÇAS EUROPEIAS
LIGA DOS CAMPEÕES: ANTHONY LOPES "DA" A VITÓRIA AO BENFICA
Jogando na Luz na quarta-feira o Benfica recebeu o Lyon e foi logo marcando no começo da partida com Rafa, mas uma desatenção da zaga encarnada deixando Depay sozinho à frente de Vlachodimos, ainda no 1° tempo, permitiu o empate francês, resultado esse que permaneceu até 4 minutos do término do tempo regulamentar quando, num verdadeiro presente, Anthony Lopes repos de forma equivocada a bola nos pés de Pizzi, que de primeira, pouco além do meio de campo, fez o gol da vitória encarnada e dos 3 primeiros pontos do Benfica, que ainda assim continua no último lugar do grupo, liderado pelo Leipzig (que venceu na rodada o Zenit na Alemanha por 2x1) com 6, e seguido por Lyon e Zenit com 4. Na próxima jornada marcada para 5 de novembro, invertem-se os mandos com os encarnados indo até a França para enfrentar o Lyon.
LIGA EUROPA: SPORTING VENCE MAS NÃO CONVENCE
Jogando na quinta-feira em Alvalade o Sporting sofreu para vencer o Rosenborg por 1x0, com gol conseguido graças a um"bate-cabeça" da zaga e do goleiro adversário que permitiram a Bolasie fazer o gol da vitória leonina aos 25 do 2° tempo. No outro jogo do grupo o PSV empatou em casa sem gols com o Lask, e lidera o grupo com 7 pontos, seguido pelo Sporting com 6, e pelo Lask com 4. Na próxima jornada a 7 de novembro invertem-se os mandos de jogos, com o Rosenborg recebendo o Sporting e o Lask recebendo o PSV.
LIGA EUROPA: PORTO DECEPCIONA E EMPATA EM CASA COM O RANGERS
Porto e Glasgow Rangers jogaram na quinta-feira no Estádio do Dragão, e embora tenha dominado amplamente o jogo, a equipe portuguesa não soube converter em gols a superioridade em campo, cedendo o empate por 1 gol. Luis Diaz fez um golaço para o Porto aos 37 minutos, mas Morelos, numa bobeada da defesa lusa empatou aos 44. No outro jogo do grupo o Young Boys assumiu a liderança com 6 pontos ao vencer em casa o Feyenoord da Holanda. Em 2° está o Glasgow com 4, empatado em pontos com o Porto, mas vencendo no critério de desempates. A próxima jornada com inversão de mando destes mesmos jogos ocorrerá no dia 7 de novembro.
LIGA EUROPA: V.GUIMARÃES NOVAMENTE JOGOU COMO NUNCA E PERDEU COMO SEMPRE
O V.Guimarães foi até a Inglaterra na quinta-feira enfrentar o Arsenal, e tal como houvera feito nas outras partidas jogou muita bola, com personalidade e objetividade, que lhe valeram a abertura do placar aos 9 minutos com Marcus. Martinelli empatou para os arsenalistas os 32, mas cinco minutos após, Bruno Duarte colocou a equipe lusa novamente em vantagem. Na etapa final o time vimaranense até soube segurar os donos da casa na bola corrida, mas dois lances de bola parada, nos 10 minutos finais do encontro, sacramentaram a sina negativa do Vitória em jogar como nunca e novamente perder. Pepe empatou de falta aos 35 do 2° tempo, e novamente de falta fez o gol da virada no 3° minuto de acréscimo. Com o resultado a equipe lusa continua sem pontuar, e o Arsenal dispara com 9 pontos, seguido pelo Eintracht com 6 (que venceu nessa rodada o Standard por 2x1). No próximo dia 6 de novembro, com inversão dos mandos de jogo, o V.Guimarães receberá o Arsenal, enquanto no dia seguinte o Standard receberá o Eintracht.
LIGA EUROPA: BRAGA SEGUE INVICTO E VENCE OUTRA FORA
O Braga foi até a Turquia na quinta-feira enfrentar o Besiktas e não se intimidou, impondo seu jogo e abrindo o marcador aos 38 minutos com Ricardo Horta. Pressionado pelos donos da casa, que vieram com tudo no 2° tempo, a equipe de Sá Pinto resistiu até os 26 da etapa final quando Nayir empatou para os anfitriões. Mas nem o gol sofrido tirou o ímpeto e a vontade de vencer da equipe lusa, que foi ao ataque e aos 35 marcou de novo, desta feita com Wilson Eduardo, segurando o placar até o apito final, e que lhe dá a liderança do grupo com 7 pontos e duas vitórias fora. No outro jogo do grupo o Wolverhampton venceu em casa o Bratislava e assumiu o 2° lugar do grupo com um ponto a menos que o Braga e dois a mais que os eslovenos. No próximo dia 7 de novembro ocorrerá a inversão de mando desses mesmos jogos, com o Braga recebendo o Arsenal e o Bratislava recebendo o Wolverhampton.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE PORTUGUESA
A 8° jornada começou na sexta-feira com os seguintes jogos:
25/10 (sexta-feira)
Paços de Ferreira 0x0 Rio Ave (20:30h)
26/10 (sábado)
Gil Vicente 1x1 Portimonense (15:30h)
Belenenses 3x2 Aves (15:30h)
V.Setúbal 0x0 Marítimo (18:00h)
Moreirense 1x1 Boavista (20:30h)
27/10 (domingo)
Tondela 0x1 Benfica (15:00h)
Porto 3x0 Famalicão (17:30h)
Sporting 3x1 V.Guimarães (20:00h)
A jornada só se encerra na segunda-feira (28/10), quando às 20:15h o Braga receberá o S.Clara.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Benfica
Com a vitória frente ao Lyon, o Benfica entrou para um seleto grupo de 8 equipes que conseguiram a marca de 200 vitórias nas Taças Europeias. Apenas Real, Barcelona, Bayern, Juventus, Liverpool, Milan e Ajax tinham conseguido esse feito.
Na partida frente ao Lyon o atacante Rafa sofreu uma desinserção do tendão médio do músculo adutor da coxa esquerda, o que irá afastá-lo por um período de 4 meses dos gramados.
Portugueses no Exterior
Embora jogando mal, a Juventus de Cristiano Ronaldo conseguiu na terça-feira bater por 2x1 de virada e nos últimos minutos do jogo, o Lokomotic de Éder e João Mário, alias destaque do time russo, pela Liga dos Campeões.
Com a vitória do Benfica e as derrotas de Lokomotiv e Zenit, Portugal ultrapassou a Rússia no ranking de países na quarta-feira, assumindo a 6° posição. Na quinta-feira, com os jogos das 4 equipes lusas (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota) e de mais duas russas (vitória do Krasnodar e derrota do CSKA), Portugal aumentou ainda mais sua distância para a Rússia, se consolidando no 6° posto (o qual garantirá daqui 2 temporadas, 2 equipes direto na Liga dos Campeões e uma 3° disputando uma 3° pré-eliminatória e o mesmo na Liga Europa). A Espanha lidera o ranking, seguida por Inglaterra, Alemanha, Itália e França.