Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - CANTANHEDE
INTRODUÇÃO
O concelho de Cantanhede está integrado na província da Beira Litoral, distrito de Coimbra e abrange uma área de 393 km2 distribuidos por 19 freguesias. Faz fronteira a Norte com os concelhos de Mira, Vagos, Oliveira do Bairro e Anadia; a Sul com os concelhos da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Coimbra; a Leste com Anadia, e Mealhada; e a Oeste com o concelho de Mira e o Oceano Atlântico.
Em Cantanhede, teve lugar um episódio significativo da História portuguesa, pois foi aí que em 1360, Dom Pedro proferiu a célebre "Declaração", em que afirmava ter contraído matrimônio com Dona Inês de Castro. Esta declaração foi bastante polêmica, não só pela sua veracidade, como também pela sua verdadeira atenção, orientada, muito provavelmente para a legitimação dos filhos de Dona Inês.
A chamada Declaração de Cantanhede inscrevia-se na mesma linha de atuação que conduziu à cerimônia da lendária coroação póstuma de Inês como Rainha de Portugal, no Mosteiro de Santa Clara.
COMO IR
O principal acesso é através da auto estrada A1 e da estrada regional 335, passando por Montemor-o-Velho.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Cantanhede caracteriza-se pela sua situação privilegiada, no centro de uma vasta zona de interesse turístico. Um dos principais atrativos do concelho é sem dúvida a praia da Tocha, antiga aldeia de pescadores da freguesia de Tocha. A nível de patrimônio destacam-se a Capela de Varziela e de Nossa Senhora da Misericórdia.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a cestaria, a tanoaria e a cantaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Santiago (em Julho).
- A EXPOFACIC (em Julho).
- A Festa das Vindimas (em Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos o leitão à bairrada e a chanfana, pratos acompanhados pelos afamados vinhos da região.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Cantanhede e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CANTANHEDE.PT).