Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 12/04/2020

FEDERAÇÃO ENCERRA CAMPEONATOS DISTRITAIS E REGIONAIS SEM VENCEDORES, MAS CRIA FUNDO DE APOIO FINANCEIRO

Devido à pandemia que assola o mundo, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu dar por terminados sem vencedores os campeonatos seniores do país (distritais e regionais). A princípio não haverá acesso nem descenso, embora isso ainda possa ser reformulado. Porém, visando evitar que muitas equipes fechem as portas, a Federação criou um fundo de apoio ao futebol não profissional no valor de 4,7 milhões de euros, apoiado por parceiros e patrocinadores. Esse fundo será dividido entre as seis divisões não profissionais (72 só na divisao CP - Campeonato de Portugal), em valores proporcionais e maiores conforme a divisão, sendo pagos em maio e junho, mas como empréstimo que deverá ser devolvido parceladamente ao longo dos anos sem juros.

DEPOIS DE PERDER SEU GOLEIRO POR FALTA DE PAGAMENTO, SAD DO AVES PAGA JANEIRO E FEVEREIRO

Após perder na justiça o goleiro Beunardeau, que conseguiu passe livre por estar há mais de 3 meses sem receber salários, a SAD do Aves pagou essa semana os meses de janeiro e fevereiro, mas isso não impediu que mais 4 jogadores conseguissem o passe livre pelo mesmo motivo. A revolta maior do plantel foi o fato de alguns jogadores mais valorizados terem recebido em dia seus vencimentos, em detrimento de outros de menor expressão que ficaram sem receber.

SAD DO SPORTING ACORDA COM JOGADORES REDUÇÃO DE 40% NOS SALÁRIOS

A SAD do Sporting firmou um acordo com seus jogadores, intermediado pelo sindicato da categoria, de redução salarial em 40% dos vencimentos para os meses de abril, maio e junho, que porém será reduzida para 20% assim que os campeonatos em disputa voltarem, e com uma cláusula que preve retorno imediato dos valores descontados caso a equipe consiga vaga para disputa da próxima Liga dos Campeões.