Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - BATALHA
INTRODUÇÃO
O concelho da Batalha está integrado administrativamente no distrito de Leiria, na região centro litoral de Portugal. Com uma área de 104 km2, dividida em quatro freguesias, o concelho da Batalha faz fronteira a Norte com Leiria, a Leste com o concelho de Ourém e Alcanena e a Sul com Porto de Mós.
O concelho da Batalha deve o seu nome à celebre batalha de Aljubarrota, sendo que a vila se desenvolveu em torno do mosteiro de Santa Maria da Vitória, erguido em memória da dita batalha.
Em 1498, a povoação era elevada à categoria de vila, antes mesmo de se tornar paróquia, o que só veio a acontecer em 1512, por iniciativa de Dom Pedro, Bispo da Guarda. Em 1895 o concelho foi extinto e anexado ao de Leiria, voltando a ser restaurado a 13 de Janeiro de 1898 e mantendo-se até a atualidade.
COMO IR
O principal acesso é pela auto estrada A1 saindo em Fátima, depois pegando a Estrada Nacional 356 chegando então à Batalha.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho da Batalha está inserido numa região turística de grandes potencialidades, onde a natureza, o patrimônio histórico e as tradições se combinam. O concelho dispõe de várias unidades museológicas, com especial destaque para Casa-Museu do Rancho Folclórico Rosas do Lena. A nível de patrimônio destacamos a Igreja Matriz e o Mosteiro da Batalha.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a cerâmica artística, os artefatos em fibra vegetal, a tecelagem, a cestaria, a latoaria e a tanoaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa da Santíssima Trindade (que acontece 8 semanas após a Páscoa).
- A Festa de Santo Antonio (a 13 de junho).
- A Festa de Nossa Senhora da Conceição (a 8 de Dezembro).
GASTRONOMIA
Destacamos o bucho recheado, a canja de galinha e cabidela e o tchadéu (fritada de porco em tacho de barro).
Doces: os pudins da batalha, os bolos de ferradura e as cavacas.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal da Batalha e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-BATALHA.PT).