Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - LOURINHÃ

INTRODUÇÃO

Concelho do distrito de Lisboa, Lourinhã está integrado na Região de Turismo do Oeste, fazendo fronteira com os concelhos de Torres Vedras, a Sul; Cadaval, a Sudeste; Bombarral, a Leste; e Peniche, a Norte. Com uma área de 146 km2, o concelho abrange um total de 11 freguesias. Pelo concelho passa a ribeira de Alcabrichel, junto à qual se situam as Termas de Vimieiro.

O território que compõe o atual concelho terá sido também ocupado pelos árabes e reconquistado por algum dos cavaleiros estrangeiros que ajudaram Dom Afonso Henriques na conquista de Lisboa.

No tempo desse monarca um Jourdain ou Jordão, que se supõe ter sido cruzado, lhe deu foral, um documento curioso sobre a justiça da época. Este foral foi depois confirmado em Santarém, em Março de 1218 e em Lisboa, a 16 de outubro de 1251. Dom Manuel concedeu-lhe Foral Novo, datado de Lisboa de 1 de Junho de 1512.

COMO IR

Os principais acessos ao concelho de Lourinhã são as estradas, a Nacional 247 e a Nacional 361.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Os seus 12 km de costa, onde se combinam belas praias, penhascos recortados e tranquilas baías, são de uma riqueza paisagística única. Estas condições naturais convidam à prática de diversos desportos náuticos, pesca desportiva e caça submarina. A nível de patrimônio destacamos o Forte de Paimogo e a Igreja Matriz. Destaque também para os vários moinhos de vento existentes por todo o concelho.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos a pintura em madeira, azulejo e cerâmica, as rendas de bilros, os trabalhos em trapos, os tapetes de Arraiolos e a cestaria.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de São Sebastião (a 20 de Janeiro).
- A Festa de Nossa Senhora dos Anjos (a 15 de Agosto).
- A Festa de Nossa Senhora da Conceição (a 08 de Dezembro).

GASTRONOMIA

Destacamos as caldeiradas, os pratos de bacalhau, o peixe seco com batata cozida, a famosa lagosta suada, os ensopados de borrego, o cabrito e o sarrabulho.
Doces: os amendoados, as areias brancas, as delícias do convento e o pão-de-ló de Miragaia.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Lourinhã e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-LOURINHA.PT).