Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MOURA
INTRODUÇÃO
Situado no distrito de Beja, o concelho de Moura abrange uma área de 950 km2, distribuída por 8 freguesias. É limitado a Nordeste por Mourão, a Leste por Barrancos, a Leste e Sul pela Espanha, a Sudoeste por Serpa, a Oeste pela Vidigueira e a Noroeste por Portel e por Reguengos de Monsaraz.
A época da dominação romana teve uma grande importância em Moura. São abundantes os monumentos epigráficos e funerários, alguns dos quais conservados no Museu Municipal. Em 1554 recebeu o título de "Notável Vila de Moura", constituindo um dos principais aglomerados populacionais do Sul do País.
As Guerras da Restauração levaram a um reforço da estrutura defensiva, com a construção de uma nova cinta de muralhas. Essas fortificações sofreram uma ruína quase total em 1707. Moura foi elevada à categoria de Cidade em 1988.
COMO IR
Saindo de Lisboa pegamos a IP7. Na 5ª saída seguimos no sentido de Évora pela Nacional 114. Depois pegamos a Nacional 384 chegando a Moura.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho tem dois monumentos nacionais (a Igreja de São João Batista, em Moura, e a Igreja Matriz de Santo Aleixo), além de um apreciável conjunto de imóveis e conjuntos classificados. Para além do patrimônio histórico e cultural merecem a atenção dos visitantes as paisagens do concelho e a presença do grande lago de Alqueva.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Os destaques são as cadeiras de buinho, o ferro forjado, os trabalhos em xisto, a cestaria e a latoaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São João (24 de Junho).
- A Festa de Nossa Senhora do Carmo (Julho).
- A Feira do artesanato em Setembro.
GASTRONOMIA
Destacamos os enchidos e os queijos.
Doces: o bolo de mel.MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Moura, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-MOURA.PT)