Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 05/06/2022
LIGA DAS NAÇÕES
TÉCNICO INVENTOU E PORTUGAL SÓ EMPATOU FRENTE A ESPANHA
Sem contar com Vitinha (COVID), Diogo Jota e Domingos Duarte (não foram relacionados para essa partida), Fernando Santos resolveu “inventar” deixando Cristiano Ronaldo no banco por 1 hora, e o fazendo entrar somente nos trinta minutos finais da partida, iniciando o duelo com um ataque formado por André Silva, Otávio e Rafael Leão (pouco criativo enquanto esteve em campo) e um meio campo com João Moutinho, Bernardo Silva e Bruno Fernandes (com William Carvalho no banco). Na defesa novamente Danilo Pereira foi improvisado de zagueiro e Diogo Costa no gol (muito estabanado por sinal). Com todas essas invenções, aos 25 minutos a Espanha abriu o marcador numa falha de passe de João Cancelo que acabou armando um contra-ataque que culminou com o gol de Morata, dando a vantagem aos donos da casa, que tiveram amplo domínio de bola na etapa inicial.
Para o 2º tempo, Fernando Santos resolveu mudar e colocou Ruben Neves e depois Gonçalo Guedes, Matheus Nunes, Cristiano Ronaldo e por último Ricardo Horta, que aos 37 minutos aproveitou bela jogada iniciada por Matheus que tabelou com Cancelo e que por sua vez, serviu na área o atacante Ricardo Horta (retornando a seleção depois de 8 anos da sua primeira chamada, por ocasião da derrota em casa para a Albânia em 2014 por 1x0) para o gol de Portugal , sacramentando o placar final da partida em que Cristiano voltou a ser reserva após 5 anos do último ocorrido.
No outro jogo do grupo a República Tcheca venceu de virada a Suíça por 2x1.
PORTUGAL 4 X 0 SUÍÇA
Jogando nesse domingo (05/06) em Alvalade (que teve lotação esgotada de 46.500 torcedores) e com Cristiano Ronaldo de volta à titularidade, a Seleção Nacional venceu a Suíça, por 4-0, e ascendeu à liderança do grupo A2 da Liga das Nações com os mesmos pontos (quatro) da República Tcheca, que este domingo empatou (2-2) com Espanha, terceira classificada, com dois pontos, enquanto a Suíça ainda não somou qualquer ponto. O capitão bisou no triunfo sobre os suíços, que começou a ser construído por William Carvalho e foi selado por Cancelo. A próxima partida de Portugal pela Liga das Nações será na quinta-feira (09/06) diante da República Tcheca novamente em Alvalade. Na outra partida do grupo, a Suíça receberá a Espanha também no dia 09/06.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Belenenses
O Belenenses Clube, que domingo (29/05) perdeu para o Moncarapachense do Algarve em casa, quando precisava apenas de um ponto para subir à 3ª divisão, pode conseguir seu intento no “tapetão” visto que o regulamente do campeonato prevê que havendo alguma SAD na 3ª Liga que não conseguisse se certificar como tal junto a federação, subiria o 3º melhor colocado da 4ª divisão de Portugal (no caso o Belenenses). No caso, a SAD da Cova da Piedade falhou o processo de certificação, e, portanto, deverá perder a vaga para o clube do Restelo.
Sporting
O Sporting oficializou na segunda-feira (30/05) a venda definitiva do jogador Nuno Mendes ao PSG, que pagará mais 38 milhões de euros parcelados durante esse ano de 2022, além dos 7 milhões que já foram pagos pelo empréstimo.
Mesmo em litígio com o treinador Ruben Amorim, Slimani foi na segunda-feira (30/05) convocado pela Argélia para os jogos de qualificação visando a Copa das Nações Africanas de 2023.
A SAD leonina fechou o 3º trimestre da temporada 2021/2022 com um resultado líquido positivo de 8,5 milhões de euros.
Braga
Ricardo Horta, jogador atualmente do Braga, tem 67% do seu passe preso ao Málaga, que quando o repassou aos bracarenses fez constar uma cláusula em caso de possíveis revendas ou propostas futuras, teria direito a esse montante e ou ser indenizado nessa porcentagem em caso de propostas oficiais de compras não aceitas. Assim sendo, em se confirmando a proposta encarnada de 10 milhões de euros pelo jogador, mesmo não tendo sido efetuada a negociação, o time da cidade dos bispos terá que indenizar os espanhóis em 6,7 milhões de euros.
Benfica
Ao vencer em Lisboa por 40 a 39, no último domingo (29/05), o Magdeburgo da Alemanha (atual campeão europeu de handebol), com gol no minuto final da prorrogação (após conseguir o empate no segundo final do tempo regulamentar), o Benfica conquistou o campeonato europeu de handebol, igualando feito já conseguido pelo Sporting em 2010 e 2017 e pelo ABC do Minho em 2016.
Jonas foi detido na segunda-feira (30/05) no aeroporto de Lisboa (mas em seguida liberado após medida de coação mais leve, termo de identidade e residência), oriundo do Brasil, por autoridades tributarias, visto que a Interpol teria um mandato para encontrar o paradeiro do ex-jogador, arrolado na “Operação Fora de Jogo”, que investiga burla ao fisco português envolvendo o contrato de 34 jogadores. Além de Jonas também estão arrolados Bruno César e Danilo Pereira. Especula-se que Jonas está sendo acusado de ocultar 5 milhões de euros que teriam sido repassados a contas de familiares.
Portugueses pelo Mundo
João Cancelo foi um dos escolhidos da seleção da temporada na Liga dos Campeões Europeus.
Em sua estreia dirigindo a Nigéria, José Peseiro perdeu o amistoso disputado no último final de semana de maio nos Estados Unidos frente ao México por 2x1. Já na sexta-feira (03/06) nova derrota nos Estados Unidos e desta feita para o Equador por 1x0, em partida também amistosa.
Antônio Oliveira, filho do ex-jogador Toni e que esteve atuando no Brasil entre 2020 e 2021, primeiro como auxiliar de Jesualdo Ferreira no Santos, posteriormente com auxiliar de Paulo Autuori no Atlético Paranaense, onde na sequencia acabou por assumir a função de técnico, até sair e voltar a Portugal para dirigir a equipe B encarnada, acaba de assinar contrato até dezembro para ser o novo comandante do Cuiabá, o que leva Portugal a um feito histórico colocando 5 treinadores na 1ª divisão do futebol brasileiro (além dele o Brasil tem Vitor Pereira no Corinthians, Abel Ferreira no Palmeiras, Luís Castro no Botafogo e Paulo Sousa no Flamengo).
Carlos Carvalhal acaba de assinar contrato de uma temporada com o Al-Wahda dos Emirados Árabes Unidos, onde atuam os portugueses Adrien Silva, Fábio Martins e Ruben Canedo.
O Fenerbahçe da Turquia, que não é campeão desde a temporada 2013/2014, acaba de anunciar a contratação por uma temporada de Jorge Jesus.