Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - ARGANIL

INTRODUÇÃO

Situado na província da Beira Litoral e pertencente ao Distrito de Coimbra, o concelho de Arganil abrange uma área de 332 km2, distribuída por 18 freguesias. É limitado a Norte pelos concelhos de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital, a Sul por Góis e Pampilhosa da Serra, a Leste pela Covilhã e Seia e a Oeste por Vila Nova de Poiares.

O concelho de Arganil está inserido numa área particularmente montanhosa, sendo definida pela Serra do Açor e suas ramificações. No início do século XII, o senhorio de Arganil pertencia à mitra de Coimbra e o bispo Dom Gonçalo, em 25 de Dezembro de 1114, concedeu-lhe foral.

O direito de propriedade permaneceu nas mãos de particulares até ao reinado de Dom Afonso V que, por permuta, integrou Arganil, de novo na posse da coroa. Dom Manuel I a 12 de Setembro de 1514, deu foral à vila e ao seu termo, cujas freguesias eram então o antigo concelho de Arganil.

COMO IR

Saindo de Lisboa sentido Porto pega-se a Auto-Estrada A1 saindo em Coimbra e pegando a IP3 até Penacova, de lá pega-se a Nacional 2 até Góis e por fim a Nacional 14 até Arganil.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Uma vez que o concelho de Arganil é banhado por dois rios, o Ceira e o Alva, beneficia da existência de várias praias fluviais e piscinas naturais que na estação mais quente se enchem de veraneantes. Uma das principais referências turísticas e históricas do concelho de Arganil é a aldeia de Piódão, uma das 10 aldeias históricas do país.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

No artesanato os destaques são os artefatos de madeira, como os tamancos e as colheres de pau.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa da Senhora do Mont'Alto (a 15 de Agosto).
- A Festa da Senhora do Bom Parto (a 8 de Setembro).
- A Feira Anual de Todos os Santos (a 1 de novembro).

GASTRONOMIA

Os destaques ficam por conta da chanfana, do cabrito à serrana, do bucho recheado à moda de Folques, do bacalhau à lagareiro e dos carolos com bacalhau frito.

Doces: destacamos a tigelada, o arroz doce, a filhós de abóbora, os sequilhos, o bolo doce da Páscoa e os coscureis.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Arganil, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-ARGANIL.PT)