Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 11/12/2022
MUNDIAL DO CATAR
FERNANDO SANTOS SACA RONALDO, TIRA GONÇALO DA CARTOLA E PORTUGAL GOLEIA
Depois da polêmica no último jogo onde Cristiano saiu reclamando por ter sido substituído por Fernando Santos, com o técnico mostrando seu descontentamento perante a atitude do jogador publicamente, no encontro da terça-feira (06/12) ele deixou CR7 no banco juntamente com Cancelo e Ruben Neves, até então titulares, colocando Gonçalo Ramos em seu lugar no ataque, junto com João Félix. Ao toque do hino, enquanto as seleções estavam perfiladas, mais de 200 fotógrafos e cinegrafistas ficaram à frente do banco de Portugal focando com suas lentes CR7. A seleção começou o jogo com Diogo Costa, Dalot, Pepe, Ruben Dias e Guerreiro; Willian Carvalho, Otávio, Bernardo Silva e Bruno Fernandes, João Félix e Gonçalo Ramos. Para surpresa de todos, o ataque atuava a toque de caixa, com João Félix comendo a bola e dando passes precisos e milimétricos, deixando muitas vezes Gonçalo na cara do gol. Aos 17, na entrada da área do lado esquerdo, João Félix encontrou Gonçalo, que rapidamente se virou e desferiu um canhão no ângulo do goleiro Sommer, que nada pode fazer. Estava aberto o placar. Mesmo com o gol e a vantagem, Portugal continuou sufocando a defesa suíça. Aos 33, após cobrança de escanteio do lado direito do ataque, Pepe subiu mais do que toda zaga adversária, cabeceando como um verdadeiro artilheiro, para marcar o 2º gol de Portugal.
Para a etapa complementar Fernando Santos voltou com a mesma equipe, que continuou pressionado e marcando. Aos 6 minutos, Dalot arrancou pela direita e cruzou na entrada da área para Gonçalo Ramos tocar entre as pernas do goleiro suíço fazendo o 3x0. Cinco minutos após, João Félix, um monstro em campo, serviu Guerreiro na esquerda para o 4º gol de Portugal. Na sequência, após cobrança de escanteio pela Suíça, Gonçalo Ramos desviou de cabeça, bola que era da defesa lusa e a mesma sobrou para Manuel Akanji, sozinho, desviar para as redes. Aos 22 minutos, novamente João Félix deixou Gonçalo Ramos na cara do gol para, de cavadinha, fazer o 5º de Portugal e o seu hat-trick, 1º da Copa do Catar. Com isso, e atendendo ao apelo incessante da torcida, aos 29 minutos Fernando Santos colocou CR7 em campo, no lugar de João Félix, Vitinha no lugar de Otávio e Ricardo Horta no lugar de Gonçalo Ramos. Aos 36 foi a vez de Ruben Neves entrar no lugar de Bernardo Silva e aos 42 foi a vez de Rafael Leão entrar no lugar de Bruno Fernandes e ainda fazer, 3 minutos depois, o seu golaço, batendo de curva no ângulo do goleiro Sommer, encerrando a goleada que garantiu Portugal nas quartas-de-final, pela 1ª vez com um técnico português, sábado (10/12) contra Marrocos, que após empate no tempo normal e prorrogação sem gols, eliminou nos pênaltis a Espanha.
TEIMOSIA DE FERNANDO SANTOS ELIMINA A EQUIPE DAS QUINAS DO MUNDIAL
Depois da grande atuação diante da Suíça na vitória por 6 a 1, Portugal voltou a campo neste sábado (11/12) diante da seleção de Marrocos, para decidir uma vaga para a semifinal do Mundial. Já na escalação da equipe portuguesa, o “teimoso” Fernando Santos preferiu escalar Ruben Neves, ao invés de William Carvalho no meio-campo, não mantendo a equipe que se houve bem diante da Suíça. O primeiro tempo foi muito amarrado, com Portugal tocando mais a bola, mas sem efetividade alguma para penetrar na bem fechada defesa adversária. Marrocos por sua vez, tentava pegar a seleção das quinas de surpresa em contra-ataques e foi num destes que após cruzamento para a área portuguesa, Youssef En-Nesyri aos 42 minutos, fez o gol de cabeça, aproveitando uma saída desastrosa do goleiro Diogo Costa (preferido de Fernando Santos).
Na etapa final, a seleção das quinas voltou sem qualquer alteração, para desespero da torcida lusitana, mas com apenas 5 minutos do 2º tempo, o “teimoso” técnico português, colocou em campo CR7 e Cancelo, nos lugares de Ruben Neves e Guerreiro respectivamente. A seleção portuguesa então, começou a pressionar a equipe marroquina. Ainda entraram Rafael Leão no lugar de Gonçalo Ramos, Vitinha no lugar de Otávio e Ricardo Horta no lugar de Dalot, mas nada fez com que os ataques de Portugal furassem a defesa marroquina, que teve em seu goleiro Bounou (que joga no Sevilha da Espanha), a figura de destaque fazendo incríveis defesas e segurando assim, a vaga na semifinal para a equipe de Marrocos. Com a eliminação de Portugal, espera-se que pelo menos, a era Fernando Santos à frente da direção técnica da equipe das quinas, tenha terminado. Ao final da partida, a imagem marcante foi a de CR7 em lágrimas indo para o vestiário, nesta que terá sido a sua última partida em um mundial.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Porto
Aboubakar, ex-jogador do Porto (2017 a 2020) e autor de um dos gols mais bonitos da copa, além do gol na vitória contra o Brasil, viajou essa semana até o Porto especialmente para entregar a Pinto da Costa, a quem considera um dos responsáveis pela sua presença no mundial, uma das camisas de Camarões que utilizou no Mundial do Catar.
Marítimo
Após 11 jogos à frente do Marítimo, onde obteve1 vitória, 3 empates e 7 derrotas, João Henriques foi demitido e para seu lugar foi contratado Ricardo Soares, que recentemente teve uma rápida passagem pelo Al-Ahly do Egito.
Oliveirense
O Grupo Onodera, acionista majoritário do Yokohama FC do Japão e da Oliveirense (52%), está trazendo para a equipe de Oliveira de Azemeis, o jogador mais velho em atividade no futebol mundial, com passagens pelo Brasil no Santos dentre outras equipes, além de equipes europeias e seleção japonesa, onde atuou em 89 partidas fazendo 55 gols. Trata-se do veterano atacante Kazu Miura, de 55 anos, que chega para tentar relançar a equipe que ocupa no momento a 14ª posição na 2ª divisão de Portugal.
Portugueses pelo Mundo
Cristiano Ronaldo entrou com um pedido formal à Juventus para ter acesso ao processo que culminou com a demissão dos dirigentes da equipe italiana, e no qual declara-se que (por ocasião da pandemia, onde foi feito um acordo para que os jogadores recebessem apenas parte simbólica do salário), o astro português recebeu por fora 19.9 milhões de euros. A ideia de Cristiano é de entrar com uma representação civil, na justiça italiana, e desportiva na FIFA, por afirmação fraudulenta, pois esse montante nunca entrou nas contas do madeirense.
Após a eliminação frente ao Brasil na segunda-feira (05/12), Paulo Bento comunicou seu desligamento do comando da Coreia do Sul (onde estava desde 2018), decisão esta que já tinha tomado desde setembro último.
Abel Ferreira foi homenageado pelo goleiro Weverton, que no jogo do Brasil frente a Coreia do Sul entrou nos últimos 10 minutos. O goleiro do Palmeiras e do Brasil enalteceu as qualidades do técnico português garantindo que deve a ele sua presença no mundial.
Danilo e Nuno Mendes foram chamados pelo PSG para prosseguir o tratamento de suas lesões em Paris, e embarcaram na quinta-feira (08/12) de volta a cidade luz.
Renato Paiva, técnico português que essa semana se desligou do Leon do México, foi o escolhido pelos novos donos do Bahia (Grupo City, dono também do Manchester City) para comandar a equipe brasileira na próxima temporada.
O Cuiabá não perdeu tempo e após a saída de técnico português Antônio Oliveira trouxe outro patrício, o técnico Ivo Vieira, madeirense, e que já atuou em outras equipes lusas (Marítimo, Aves, Acadêmica, Estoril, Moreirense, V. Guimarães, Famalicão e recentemente o Gil Vicente), fora sua passagem em 2020/2021 pelo Al Wedha da Arábia.
Mas não para por aí. O Bragantino anunciou na quinta-feira (08/12) a contratação de Pedro Caixinha por 2 temporadas. A última equipe de Caixinha foi o Talleres da Argentina, de onde saiu em setembro passado.