Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - SEIA
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito da Guarda, o concelho de Seia ocupa uma área de 436 km2, distribuída por 21 freguesias. Faz fronteira a Norte com os concelhos de Nelas e Mangualde, a Nordeste com Gouveia, a Leste com Manteigas, a Oeste com Oliveira do Hospital e a Sul com Arganil e Covilhã.
À época da formação da nacionalidade portuguesa, Bermudo Peres, cunhado de Dona Teresa, iniciou uma revolta no Castelo de Seia. Não teve sucesso, uma vez que o infante Dom Afonso Henriques, tendo disto tido conhecimento, foi ao encontro dele com as suas forças e expulsou-o do castelo em 1131.
Dom Afonso Henriques, no ano seguinte, fez a doação dos domínios de Seia e seu castelo ao seu valido João Viegas em reconhecimento por serviços prestados. Poucos anos mais tarde, o soberano passou o primeiro foral à povoação em 1136.
COMO IR
Saindo do Porto, pegar a auto estrada A1 até Albergaria. Então pegar a auto estrada A25 até Viseu. Em seguida pegar a estrada nacional 231 no sentido de Nelas até chegar a Seia.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Os destaques ficam por conta das praias fluviais com especial destaque para a de Loriga que distingue-se por ser a única praia portuguesa situada num vale glaciário e pelas suas águas puras e cristalinas, muito procuradas e apreciadas por banhistas. A nível de patrimônio, destacam-se o Museu Natural da Eletricidade e o Museu do Pão.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a Olaria, as cestarias e os trabalhos em madeira.
FESTAS E EVENTOS
- A Feira do Queijo (em Fevereiro).
- As Festas do concelho (em Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos o caldo de grão, o sarrabulho, o bucho recheado e os grelos de nabos e batatas.
Doces: o Leite Creme, o Arroz doce e as papas de carolo.MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Seia, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-SEIA.PT)