Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 15/01/2023

PORTUGAL DOS SUPER-TÉCNICOS, CONTRATA UM ESPANHOL E SEM TÍTULOS

Portugal, seleiro dos maiores técnicos do planeta no momento, acaba de contratar um novo comandante para dirigir a seleção, espanhol, e sem título algum de relevância. Trata-se de Roberto Martinez, ex-jogador de futebol, que começou a carreira como treinador em 2007 no Swansea, onde venceu a 3ª divisão inglesa, passando posteriormente ao Wigan, com quem conquistou a Copa da Inglaterra em 2012/2013 e daí para frente nada mais, mesmo orientando também o Everton na sequência. Seu último trabalho foi a frente da Bélgica, onde esteve por 6,5 anos conseguindo em 80 jogos, 56 vitórias, 13 empates e 11 derrotas; um 3º lugar no Mundial de 2018; e um 4º lugar da Liga das Nações em 2021.

Ao ser apresentando falou que pretende transformar a Seleção Portuguesa numa equipe que privilegie o ataque, além de também anunciar que quer um adjunto português, com carreira internacional, e que tenha jogado na seleção. Os nomes especulados Postiga, Tiago e Ricardo Carvalho, com mais força.

Durante a semana, em conferência de imprensa após um jogo da Roma, questionado sobre a escolha feita por Portugal por Martinez, José Mourinho agradeceu o contato do presidente da FPF, Fernando Gomes, e afirmou que ao convidá-lo para assumir a seleção, Fernando Gomes disse-lhe que não seria a 1ª opção, mas sim a única, o que contraria as palavras do dirigente luso, que afirmou não ter feito contato formal algum com Mourinho.

Martinez terá quatro partidas entre maio e junho, pelas eliminatórias da Euro 2024, a ser disputada na Alemanha, a saber:

23/03- Portugal x Liechtenstein

26/03- Luxemburgo x Portugal

17/06- Portugal x Bósnia

20/06- Islândia x Portugal

TAÇA DE PORTUGAL

Jogando em Varzim pelas oitavas-de-final, e com a volta de Enzo Fernandez (que inclusive marcou um gol), o Benfica venceu os donos da casa por 2x0, evoluindo na disputa, onde pegará na sequência o Braga, que na quarta-feira (11/01) perdia em casa para o Guimarães por 2x0 até os 35 minutos da etapa complementar, mas conseguiu, numa virada espetacular em 5 minutos, derrotar o time vimaranense por 3x2.

Já o Porto recebeu e venceu na quarta-feira (11/01) o Arouca por 4x0 (com 3 gols de Toni Martinez que entrou na 2ª etapa no lugar de Veron), pegando agora nas quartas o surpreendente Acadêmico de Viseu do técnico Jorge Costa, em Viseu.

Lembrando que as quartas-de-final acontecerá a 8 e 9 de fevereiro; as semifinais na última semana de abril, e a grande decisão a 4 de junho. Eis os jogos:

Quarta-feira (08/02)

Famalicão x B.SAD (18:45h)

Acadêmico de Viseu x Porto (20:45h)

Quinta-feira (09/02)

Casa Pia x Nacional (18:30h)

Braga x Benfica (20:30h)

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A Superliga teve sua 16ª jornada iniciada nessa sexta com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (13/01)

Portimonense 0x0 S.Clara (20:15h)

Sábado (14/01)

Vizela 3x0 Marítimo (15:30h)

Rio Ave 0x1 Paços de Ferreira (18:00h)

Braga 1x0 Boavista (20:30h)

Domingo (15/01)

Chaves 1x1 Arouca (15:30h)

Benfica 2x2 Sporting (18:00h)

Porto 4x1 Famalicão (20:30h)

A jornada só terminará na segunda-feira (16/01), quando o Estoril receberá às 19:00h o Casa Pia e o Gil Vicente receberá às 21:15h o V.Guimarães.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

S.Clara

Jorge Simão, com passagens pela Arábia, Bélgica, Belenenses, Paços, Braga, Boavista, dentre outros, é o novo técnico do S.Clara.

Benfica

Com as saídas de Rodrigo Pinho e Diogo Gonçalves o Benfica tratou rápido em repor as peças e contratou 2 reforços: o atacante dinamarquês de 22 anos, Tengstedt, do Rosenborg (Noruega), por 7 milhões de euros, mais 5 milhões possíveis em caso de metas alcançadas, e cláusula rescisória de 100 milhões; e o jovem ponta norueguês de 18 anos, Schjelderup, do Nordsjaelland (Dinamarca), por 9 milhões de euros, e mais 5 milhões possíveis em caso de metas alcançadas.

Portugueses pelo Mundo

André Villas Boas, que recentemente declarou que sairá candidato a presidência do Porto, teve uma cilada armada contra sua pessoa, quando uma transportadora dos Correios desconfiou do conteúdo no pacote destinado a casa do treinador, e o entregou a polícia, que ao abri-lo descobriu que se tratava de uma pequena quantidade de haxixe. A Polícia Judiciaria acredita que se trata de uma armadilha, possivelmente armada por pessoas e torcedores descontentes com a anunciada candidatura de Villas Boas à presidência do time de Pinto da Costa.

João Félix prorrogou seu vínculo com o Atlético de Madrid, que venceria em 2026, até 2027, e foi essa semana emprestado ao Chelsea por 6 meses, sem opção de compra, com os ingleses bancando integralmente seus vencimentos (6 milhões de euros líquidos por ano), e pagamento ao Atlético de 11 milhões de euros. Em 3,5 temporadas vestindo a camisa do time espanhol, João Félix atuou em 131 partidas, fazendo 34 gols e 16 assistências. O empréstimo aconteceu porque o técnico argentino Simeone gosta mais do esquema defensivo, o que choca frontalmente com as características do craque português. Félix estreou na quinta-feira (12/01) frente ao Fulham, foi expulso após um carrinho violento contra um adversário, e viu o time de Marco Silva, Palhinha e outros, subir à 6ª colocação na Premier League.

Palhinha, com brilhantes atuações pelo Fulham, despertou o interesse de Liverpool e Tottenham, que brigam para contratá-lo, se não nessa temporada, na próxima.