Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - ABRANTES

INTRODUÇÃO

Integrado no distrito de Santarém e na Região da Estremadura e Ribatejo, o Concelho de Abrantes ocupa uma área de 700 km2, distribuída por 19 freguesias. A primeira prova documental da existência do núcleo populacional de Abrantes, data de 1155, porém, existem vestígios de ocupação romana e árabe nas margens do Tejo.

Supõe-se que a fundação de Abrantes, tenha ocorrido em meados do século XII, seguindo o modelo dos chamados “Concelhos Perfeitos”, resultado da necessidade de defesa dos territórios conquistados, por Dom Afonso Henriques e de assegurar a vida ativa de Santarém.

Para melhor salvaguardar a defesa deste povoamento, em 1173, Dom Afonso Henriques, doou o Castelo de Abrantes e o seu extenso termo, à Ordem de São Tiago de Espada. Seis anos mais tarde, concedeu-lhe o seu primeiro Foral, que viria a ser reformulado por Dom Manuel I, a 10 de Abril de 1518.

COMO IR

Abrantes é servida pela Auto-estrada (A23) com ligação a Espanha, por Salamanca e Valladolid. Através da Auto-estrada (A1) é possível viajar de Lisboa até Abrantes em pouco mais de uma hora.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

A Albufeira do Castelo do Bode é um importante ponto de referência turística e de lazer, tendo a oferecer muitas opções de atividades como a prática do Mergulho, do Windsurf ou o Ski Aquático. Nas localidades de Aldeia do Mato e Fontes foram desenvolvidos dois miradouros que permitem tirar o máximo partido da magnífica paisagem que a Albufeira tem para oferecer.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Dos trabalhos artesanais do concelho de Abrantes destacam-se os objetos em retalho, latoaria, cestaria, tecelagem e bonecos regionais.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa da Flor e a Feira de Artesanato (em Junho).
- A Festa de Nossa senhora do Rosário (a 15 de Agosto).
- A Festa de São Lourenço (no último fim de semana de Agosto).

GASTRONOMIA

Destacamos o cabrito guisado ou assado no forno, as migas fervidas com entrecosto, a carne de porco e as migas carvoeiras com bacalhau.

Doces: as tijeladas, as broas de mel, as limas, os castanhos, os mulatos e a tradicional palha de Abrantes.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Abrantes, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-ABRANTES.PT)