Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 19/11/2023

ASSEMBLEIA GERAL DO PORTO CANCELADA POR PANCADARIA

A Assembleia Geral do Porto, que estava agendada para a segunda-feira (13/11) no Auditório do Estádio do Dragão, teve o seu início retardado devido ao grande afluxo de associados, que em número superior a 5 mil superlotaram o recinto, causando a mudança para o Pavilhão de Esportes, e gerando um atraso de 2 horas (das 21h para as 23h). Mesmo assim o conflito e as brigas, iniciados no auditório, persistiram e motivaram alguns associados a chamar a polícia, que por sua vez alegou que só poderia atender o chamado caso fosse feito pela mesa da assembleia, por se tratar de um evento particular. O tumulto se generalizou quando um associado se manifestou contra a mudança estatutária, que permitiria votos nas CASAS DO PORTO, mesmo que elas não tivessem sede física, e por esse motivo foi retirado a força do rescinto pelos seguranças do clube. Com isso a mesa suspendeu a reunião, reagendando-a para a próxima segunda, dia 20/11. Detalhe marcante foi a chegada de André Villas Boas, ex-técnico e candidato declarado às próximas eleições a presidente, aplaudido efusivamente pelos associados. Passados alguns dias, a mesa decidiu retirar a proposta de mudança estatutária que causou a grande polêmica, e por consequência, anular de vez a nova assembleia que ficaria sem motivo.

ELIMINATÓRIAS EURO 2024

LIECHTENSTEIN 0x2 PORTUGAL

Sem contar com 5 jogadores convocados, 4 excluídos por contusão (Pepe; Rafael Leão; Ruben Semedo, esse último substituído por Rafhael Guerreiro do Bayern; e Matheus Nunes) e Dalot, dispensado por conta do nascimento de sua filha e substituído por João Mario do Porto; Portugal foi na quinta-feira (16/11) até Liechtenstein enfrentar os donos da casa com Jose Sá no gol; Antônio Silva e Ruben Neves no miolo de zaga; Toti Gomes e João Cancelo nas laterais; Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Diogo Jota no meio de campo; Cristiano, João Felix e Gonçalo Ramos no ataque (na etapa final entrou João Neves no lugar de João Felix; João Mario no lugar de Cancelo; Vitinha no lugar de Bruno Fernandes; e Bruma no lugar de Cristiano). Numa partida sem muita determinação, que mais parecia um treino, Portugal dominou o jogo, perdendo algumas reais chances no primeiro tempo com CR7. Já na etapa complementar, logo aos 2 minutos, Cristiano aproveitou um passe a entrada da área do lado esquerdo e concluiu para as redes num belo gol (128 gols em 204 jogos pela seleção, e 1 atrás do artilheiro dessas eliminatórias, Lukaku da Bélgica). Dez minutos após, num a bola lançada agora na ponta direita de campo, perto da bandeira de escanteio, Cancelo dominou, fintou o goleiro que saiu para disputar a bola, e bateu quase sem ângulo para decretar o 2º gol português e que fechou o placar. Nove jogos pelas eliminatórias com 9 vitórias.

PORTUGAL 2X0 ISLÂNDIA

Jogando em Lisboa no estádio José Alvalade, Portugal venceu a Islândia por 2 a 0, neste domingo (19/11), pela última rodada do grupo J das eliminatórias da Euro 2024. Com o resultado, Portugal termina o qualificatório com uma campanha perfeita. Em 10 partidas, foram 10 vitórias, com 36 gols marcados e apenas 2 sofridos. Essa é a 1ª vez em toda a história das eliminatórias, seja de Copa do Mundo ou Eurocopa, que a seleção portuguesa completou o ciclo com 100% de aproveitamento. Em outras duas ocasiões (eliminatórias das Copas de 2002 e 2006), Portugal finalizou de forma invicta, mas sem ganhar todos os jogos como agora. Em campo, a seleção das quinas promoveu um verdadeiro amasso em cima da Islândia, terminando a partida com 23 finalizações (contra só 9 do adversário). Na escalação, Roberto Martínez mandou a campo Diogo Costa no gol; João Mário (depois Raphael Guerreiro), Ruben Dias, Gonçalo Inácio e João Cancelo (depois João Neves); João Palhinha, Otávio (depois Vitinha) e Bernardo Silva (depois Ricardo Horta); Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo e João Félix (depois Bruma). O placar foi aberto pelo meia Bruno Fernandes, aos 37 do 1º tempo, batendo forte de fora da área, na "bochecha" da rede. Na etapa complementar, o atacante Ricardo Horta, que havia entrado no lugar de Bernardo Silva, aproveitou rebote do goleiro Vladimarsson e fechou o placar. O outro classificado direto do grupo J foi a Eslováquia, que se despediu das eliminatórias, com um triunfo de virada sobre a Bósnia.

LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL 2023/2024

A 12ª jornada só volta no início de dezembro, devido as datas FIFA para eliminatórias da Euro 2024 e aos jogos da 4º eliminatória da Taça de Portugal que acontecem no próximo final de semana, tendo como principais partidas:

Porto x Montalegre(*)

Portimonense x Braga

Sporting x Dumiense (*)

Benfica x Famalicão

Obs: (*) Joga no Campeonato de Portugal (4º divisão).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marítimo

Ocorreu na sexta-feira (17/11) a eleição que definiu o novo presidente do Marítimo.Trata-se de Carlos André Gomes, que obteve 71,2% dos votos contra Carlos Batista, que ficou com 27,1%.

Benfica

Trubin, goleiro ucraniano do Benfica, foi liberado por seu governo, por ser atleta de alta competição, a se ausentar do país por 30 dias. Como não voltou, entrou numa lista negra do Ministério Ucraniano da Juventude e Desporto.

Arouca

A direção da equipe do Arouca, que se encontra no último lugar no campeonato português, com apenas 6 pontos em 11 jornadas, demitiu na quarta-feira (15/11) o técnico Daniel Ramos e toda sua comissão técnica e para o seu lugar contratou Daniel Sousa.

Portugueses pelo Mundo

O técnico português Armando Evangelista, e toda sua comissão técnica foram demitidos na terça-feira (14/11) do comando do Goiás, equipe que se encontra na zona de rebaixamento, com 35 pontos, em 18º lugar no Brasileirão.

Mais árbitros portugueses escalados para as Taças Europeias nessa data FIFA: Arthur Soares Dias apitou Montenegro x Lituânia e Luís Godinho apitou Inglaterra x Malta.