Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 17/03/2024
PORTUGAL CONVOCADO PARA AMISTOSOS COM TRÊS SURPRESAS
Roberto Martinez convocou na sexta-feira (15/03), 32 jogadores para compor o elenco que enfrentará os amistosos contra a Suécia, dia 21, em Guimarães e contra a Eslovênia, fora, dia 02/04. As novidades foram as chamadas de Francisco Conceição do Porto, Jota Silva do V. Guimarães e Diogo Leite do União Berlim. Eis os convocados:
Goleiros=> Diogo Costa, Jose Sá e Rui Patrício
Defesas=> Cancelo, Nelson Semedo, João Mario, Dalot, Guerreiro, Nuno Mendes, Diogo Leite, Pepe, Ruben Dias, Antônio Silva, Gonçalo Inácio, Toti Gomes e Danilo Pereira
Meio-campistas=> Palhinha, Ruben Neves, João Neves, Bruno Fernandes, Otavio, Vitinha, Matheus Nunes e Bernardo Silva
Atacantes=> Francisco Conceição, Jota Silva, Trincão, Bruma, Rafael Leão, João Felix, Cristiano e Gonçalo Ramos
FINAIS DA TAÇA DA LIGA MAIS UM ANO EM LEIRIA
A Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com a Liga de Clubes, divulgou a renovação do contrato com a prefeitura de Leira, para que a fase final da Taça da Liga Alllianz CUP, seja novamente disputada em 2025 no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, na cidade leiriense. É o quinto ano consecutivo da disputa em Leiria.
TAÇAS EUROPEIAS
LIGA DOS CAMPEÕES
PORTISTAS CONVOCADOS DO BRASIL DITAM ELIMINAÇÃO DOS DRAGÕES: ARSENAL 1X0 PORTO (4X2 NOS PÊNALTIS)
Após vencer o Arsenal em casa por 1x0, no final da partida, o Porto jogou na terça-feira (12/03), a partida de volta na Inglaterra, precisando apenas de um empate para evoluir na disputa. Numa partida equilibrada no 1º tempo, onde o Porto chegou no começo a até equilibrar a posse de bola, a pressão adversária foi aumentando no decorrer da partida, com os dragões se defendendo e ousando algumas jogadas de contra-ataque e os arsenalistas acuando os lusos no campo de defesa, onde despontava sempre o vigor e liderança do veterano Pepe. Porém, numa jogada envolvente de ataque aos 41 minutos, os donos da casa abriram o marcador num chute cruzado dentro da área indefensável para Diogo Costa. A etapa final foi marcada pelo aumento da pressão do ataque inglês, e pela eficácia da defesa portista em expurgar as chances de gol adversárias. Mesmo com ligeira posse de bola superior à do Porto no 2º tempo, o Arsenal não conseguiu fazer o 2º gol, e a partida foi para prorrogação, onde toda a história dos 90 minutos se repetiu, mas sem gol algum mais. Na decisão por pênaltis, Pepê e Oedegaard converteram a primeira série; Wendell (convocado para a Seleção Brasileira) chutou na trave e Havertz fez para o Arsenal na 2ª série; Grujic e Saka converteram a 3ª série; e na 4ª série, após Declan Rice converter para o Arsenal, Galeno, outro convocado pelo Brasil, chutou para a defesa de Davd Raya e eliminação do Porto da Liga dos Campeões, completando a 8ª eliminação consecutiva do Porto em todas as competições que foram decididas por disputa de penalidades máximas.
LIGA EUROPA
AMORIM PECA NO PREPARO EMOCINAL E SUCUMBI NOVAMENTE: ATALANTA 2X1 SPORTING
O Sporting jogou na quinta-feira (14/03), frente a Atalanta em Bergamo, na partida de volta das oitavas da Liga Europa, depois de empatar em casa por 1 gol na partida de ida. Pote e Gyokeres começaram a dominar a defesa italiana criando boas oportunidades de ataque, e que geraram o gol leonino aos 33 minutos numa linda jogada de Pote, que por infelicidade teve uma contusão séria na coxa nesse lance, sendo substituído por Daniel Bragança, que embora tenha atuado bem, não inspirava tanto medo nos adversários. Para a etapa complementar a Atalanta foi com tudo para cima do Sporting, e logo a 1 minuto empatou, numa falha coletiva de St. Juste e Esgaio. O gol mostrou a total falta de preparo psicológico do time de Amorim que se perdeu em campo, em lances bisonhos e até com discussões severas entre seus atletas, como a que aconteceu entre Gyokeres e Diomande. Não demorou muito e aos 14 minutos a Atalanta virou numa jogada em que os atletas leoninos marcaram com os olhos o ataque italiano, sem esboçar qualquer senso de reação. Com a vantagem a Atalanta dominou e deu as cartas, mais pelo nervosismo e insegurança do adversário, do que por seu mérito próprio. E o despreparo emocional do time de Amorim ficou evidente nos 3 lances claríssimos de gol, desperdiçados no final da partida, duas vezes por Edwards aos 39 e 45 minutos, e 1 vez por Paulinho aos 41. Vence o time que jogou melhor nos dois jogos, mas que acima de tudo estava preparado emocionalmente para a batalha e mais uma vez perde o Sporting e perde Ruben Amorim, depois da Taça da Liga, agora a Liga Europa, restando ainda a Taça de Portugal e a Liga Portuguesa, que podem escapar por entre os dedos se não houver uma grande mudança psicológica no plantel.
PREPARO EMOCIONAL DE SOBRA GARANTE BENFICA NA PRÓXIMA FASE: G. RANGERS 0X1 BENFICA
O Benfica, após empatar em casa por 2 gols com o Glasgow, foi na quinta-feira (14/03) até a Escócia, com o objetivo claro de fazer um gol que lhe desse a classificação. Para tanto o técnico Schmidt arriscou colocando de cara Marcos Leonardo no time, o que não resultou no objetivo esperado, pois o jovem atacante brasileiro pouco fez e nas oportunidades que teve as desperdiçou. Para a etapa final, os donos da casa aumentaram a pressão para cima do Benfica, que soube se defender com muita calma e preparo emocional, com destaque mais uma vez para Antônio Silva, um monstro na defesa. Aos 21 minutos, já com Kokçu em campo (entrou no lugar de David Neres), Rafa Silva avançou com a bola antes do meio de campo, e só parou quando a colocou no fundo das redes do Rangers. Dai para frente a pressão passou a ser toda em cima dos donos da casa que não foram eficazes para reverter o placar, que garantiu o Benfica na próxima fase da Liga Europa. Apesar da vitória, o turco Kokçu surpreendeu a mídia europeia com sua entrevista a uma televisão holandesa onde teceu severas críticas ao Benfica e a Schmidt por tê-lo utilizado pouco e sempre fora de sua verdadeira posição. Tal como aconteceu com Vlachodimos, é esperada uma punição severa ao atleta por parte do treinador.
DEFINIDOS OS JOGOS DAS QUARTAS DA LIGA EUROPA
Aconteceu na sexta-feira (15/03) o sorteio das quartas de final da Liga Europa, com jogos a serem disputados em 11 e 18 de abril. Coube ao Benfica fazer o primeiro jogo em casa contra o Marselha. Eis o emparelhamento final:
Milan x Roma
Liverpool x Atalanta
B. Leverkusen x West Ham
Benfica x Marselha
O Vencedor de Benfica x Marselha pegará o vencedor de Liverpool x Atalanta, assim como o vencedor de Milan x Roma defrontará o vencedor de B. Leverkusen x West Ham. A finalíssima acontecerá a 22 de maio em Dublin, na Irlanda.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL 2023/2024
A 25ª jornada foi concluída na segunda-feira (11/03) quando às 20:15h, o Gil Vicente recebeu o Chaves e empatou sem gols.
Já a 26ª jornada começou na sexta-feira com os seguintes jogos:
Sexta-feira (15/03)
Estoril 1x0 Portimonense (20:15h)
Sábado (16/03)
Famalicão 0x0 E. Amadora (15:30h)
Farense 1x1 Rio Ave (18:00h)
Braga 2x1 Gil Vicente (18:00h)
Porto 4x1 Vizela (20:30h)
Domingo (17/03)
Chaves 1x2 V. Guimarães (15:30h)
Moreirense 1x0 Arouca (15:30h)
Casa Pia 0x1 Benfica (18:00h)
Sporting 6x1 Boavista (20:30h) – sem perder em casa para o Boavista há exatos 48 anos (14 vitórias consecutivas do Sporting nesse período).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Porto
Galeno foi convocado por Dorival Jr para o lugar do contundido, Gabriel Martinelli, visando os dois amistosos que o Brasil fará. Galeno esteve em todas as listas de pré-convocação do técnico da Seleção Portuguesa, Roberto Martinez, que na sexta-feira (15/03) divulgou a lista dos convocados para os amistosos frente a Suécia (dia 21) e a Eslovênia (dia 26), logicamente sem a presença de Galeno.
Portugueses pelo Mundo
Braço de ferro entre o governo da Nigéria e a Federação de Futebol do país. Depois do término contratual de Peseiro a um mês, o ministro dos esportes da Nigéria forçou a barra na tentativa de a federação renovar o contrato do técnico português, por um tempo maior e com melhorias salariais. Acontece que a federação não só não está disposta em renová-lo, como de forma hilaria, endoçou a publicação no site FutebolJobs Oficial, em que cita a procura pela entidade de um treinador de futebol com boa e vitoriosa bagagem, para assumir a seleção.
Jorge Jesus levou essa semana o Al-Hilal ao livro dos recordes, completando 28 partidas da equipe só com vitórias e ultrapassando o até então recordista com 27 partidas invictas e com vitorias, The New Saints do País de Gales. O feito aconteceu na vitória dessa semana frente ao Al-Riyadh, por 3x1, em terreno adversárioO All-Nassr de CR7, Otavio e Luís Castro, está eliminado da disputa da Liga dos Campeões Asiáticos. Após perder a primeira partida fora para o Al-Ain dos Emirados Árabes, a equipe do astro português precisava vencer por 2 gols de diferença para seguir na disputa, ou por pelo menos um para levar a partida para a prorrogação. Com um futebol medíocre e várias falhas individuais, principalmente do goleiro do All-Nassr (que é o 3º reserva) e de Cristiano e Mane, o time da casa foi envolvido pelo adversário que chegou a abrir 2 gols de diferença no primeiro tempo. Porém, numa jogada criada por Mane, já no final da etapa inicial, Ghareeb descontou. Para o tempo complementar, Luís Castro sacou um zagueiro colocando um atacante, o que deu força para o Al-Nassr virar o placar, com Khalid Fisa fazendo contra logo nos minutos iniciais e Alex Teles aos 27 minutos fazendo os 3x2 que levaram a partida para a prorrogação. Aos 12 minutos do 1º tempo da prorrogação, em outra bobeada da zaga do time da casa, Sultan empatou para o Al-Ain, o que levou ao desespero o Al-Nassr que ainda teve um jogador expulso minutos depois em jogada infantil. Mas aos 13 minutos do tempo final da prorrogação, CR7 foi agarrado dentro da área, para pênalti assinalado e convertido pelo madeirense, levando a decisão para os pênaltis. O Al-Nassr desperdiçou os dois primeiros com Brozovic e Alex Teles, ao passo que o Al-Ain converteu os dois. Na 3ª cobrança CR7 marcou, mas Otavio desperdiçou a 4ª cobrança e com isso o Al-Nassr disse adeus precocemente a Liga dos Campeões Asiáticos. Por sua vez, o Al-Ain, de Hernan Crespo, segue pela quarta vez para as quartas de final da Liga.