Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - CASTRO VERDE
INTRODUÇÃO
Localizado no distrito de Beja, o concelho de Castro Verde está situado no coração do “Campo Branco”, por entre as planícies do Alentejo que encostam à serra do Caldeirão. Com uma área de 567 km2, distribuídas por 5 freguesias. É limitado a Norte pelos concelhos de Beja e Aljustrel, a Sul pelo concelho de Almodôvar, a Leste pelo concelho de Mértola e a Oeste, pelo concelho de Ourique.
A região de Castro Verde está fortemente ligada ao processo de formação de Portugal e ao fundador. A lendária Batalha de Ourique, em que Afonso I “derrota cinco reis mouros”, tem como pano de fundo o sítio de São Pedro das Cabeças, localizado a cerca de 4 km de Castro Verde.
O concelho de Castro Verde tem no período histórico que medeia o século XVI e o século XIX, um tempo de assinalável riqueza econômica. Mas é só em 24 de Outubro de 1855, no âmbito da reforma administrativa de Rodrigo da Fonseca Magalhães, Ministro do Reino de Dom Pedro V, é que Castro Verde assume a sua estrutura administrativa definitiva.
COMO IR
Os principais acessos são pelas estradas, especialmente a Nacional 123 passando por Ourique.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
A nível de lazer, destacamos o Parque da Liberdade com quadra poli-desportiva e de tênis, além das Piscinas Municipais. A nível de patrimônio histórico, destaque para os Castelos do Vale de Mértola, das Juntas e o das Amendoeiras.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as mantas e meias de lã e as miniaturas em madeira.
FESTAS E EVENTOS
- A Feira de São Sebastião (a 20 de Janeiro).
- O Festival da Primavera (no Final de Abril).
- A famosa Feira de Castro (3° fim de semana de Outubro).
GASTRONOMIA
Os destaques ficam por conta das queijadas de requeijão e dos folhados de gila.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Castro Verde, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CASTROVERDE.PT)