Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 21/04/2024
TAÇA DE PORTUGAL
PORTO 3X1 V. GUIMARÃES
Porto e V. Guimarães fizeram na quarta-feira (17/04) a partida de volta de uma das semifinais da Taça de Portugal (na outra o Sporting eliminou o Benfica garantindo vaga na final de maio no Jamor). Na partida de ida em Guimarães, o Porto venceu por 1x0 e desta feita, mesmo saindo atrás no marcador logo a 1 minuto, o time dos dragões virou ainda na etapa inicial com Taremi e Francisco Conceição e fez o terceiro no 2º tempo com Pepê, confirmando sua presença na finalíssima frente aos leões, 34ª para o Porto (onde venceu 20 delas), 30ª para o Sporting (onde venceu 13) e a 6ª entre ambos, onde o time de Alvalade faturou três e o dos dragões, duas. As duas últimas finalíssimas entre Porto e Sporting, ocorridas nas temporadas 2007/2008 e 2018/2019, foram vencidas pelo Sporting (2x0 em 2007/2008 e 5x4 nos pênaltis após empate por 2 gols no tempo normal e prorrogação em 2018/2019).
LIGA EUROPA
BENFICA ELIMINADO PELO PRÓPRIO TÉCNICO: MARSELHA 1X0 (4X2 P) BENFICA
Benfica e Marselha fizeram na quinta-feira (18/04) o jogo de volta na França (partida de ida vitória encarnada na Luz por 2x1), num confronto equilibrado, mas com maior iniciativa de ataque dos franceses. Pelo lado do time das águias, o ataque formado por David Neres e Di Maria só produziu com o brasileiro, que com suas belas e criativas jogadas de ataque conseguiu atrair mais de um jogador francês para marcá-lo, dando um pouco de alívio para o meio de campo do Benfica, formado por João Neves e Florentino. A etapa final foi igual a primeira, pelo menos até o erro capital de Schmidt ao sacar o único homem que criava perigo para a defesa francesa, David Neres, aos 16 minutos, para fazer entrar João Mario, um meia defensivo e Tengstedt para colocar outro homem de contenção, Kokçu. Com isso o volume de jogo do Marselha cresceu e a pressão tornou-se insuportável. Aos 34 minutos, num cruzamento para a área feito por Abaumeyang, Bah e Trubin falharam na interceptação facilitando o trabalho de Moumbagna, que de cabeça, fez o gol da vitória francesa e que levou a partida para a prorrogação, onde em pelo menos 3 oportunidades Di Maria perdeu claras chances de gol. Na decisão por pênaltis, Di Maria bateu o primeiro e perdeu, chutando na trave. Antônio Silva perdeu o 4º, e os franceses fizeram todos até a 4ª cobrança onde o jogo foi definido. Derrota encarnada não para o Marselha, mas sim para o seu próprio treinador, que na sua teimosia e arrogância, pôs tudo a perder, e ainda abandonou o gramado logo após a conclusão dos pênaltis, sem nem consolar seus comandados.
Portugal termina assim a temporada na 6ª colocação, graças ao ranking nas últimas 5 temporadas de Porto e Benfica, principalmente. Na próxima temporada Portugal terá uma equipe direto na Liga dos Campeões e uma na pré-eliminatória; 2 na Liga Europa e 1 na Liga Conferência.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL 2023/2024
A 29ª jornada só terminou na segunda-feira (15/04), com o Vizela recebendo o Chaves às 20:15h e perdendo por 1x0.
Na terça-feira (16/04), em jogo suspenso da 20ª jornada, o Famalicão recebeu o Sporting e perdeu por 1x0.
Já a 30ª jornada teve início na sexta-feira, com os seguintes confrontos:
Sexta-feira (19/04)
Rio Ave 1x1 Arouca (20:15h)
Sábado (20/04)
Moreirense 0x1 Gil Vicente (15:30h)
Boavista 1x1 E. Amadora (18:00h)
Braga 2x1 Vizela (20:30h)
Domingo (21/04)
Chaves 2x2 Estoril (15:30h)
Famalicão 2x2 Portimonense (15:30h)
Casa Pia 1x2 Porto (18:00h)
Sporting 3x0 V. Guimarães (20:30h)
A jornada termina na segunda-feira (22/04), com o Farense recebendo o Benfica às 20:15h.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Porto
Embora tenha gastado 3,4 milhões de euros na aquisição dos terrenos da Maia para a construção de sua nova academia, o Porto não cumpriu o fair-play financeiro da UEFA (de outubro de 2023 a janeiro de 2024), e, portanto, automaticamente ficará suspenso por 3 anos das competições europeias, caso não pague uma multa de 2 milhões de euros de imediato para ficar com a pena suspensa. A divulgação por parte da UEFA do pagamento ou não da multa e da consequente liberação ou suspensão da equipe para as competições europeias nos próximos 3 anos, acontecerá oficialmente somente após as eleições presidenciais marcadas para o próximo dia 27.
Para agravar mais ainda a crise portista, Sergio Conceição afastou 4 jogadores (nenhum deles titular) por alegada falta de empenho nos treinos e jogos. São eles Ivan Jaime, Toni Martinez, André Franco e Jorge Sanchez.
Benfica
O Benfica logo receberá bônus de mais valia pela venda de Grimaldo ao Bayern Leverkusen. Acontece que no último final de semana, ao vencer por goleada de 5x0 o Werder Bremen, a nova equipe de Grimaldo sagrou-se, pela 1ª vez em sua história, campeã alemã de futebol, com uma campanha memorável de 29 jogos até o momento, com 25 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota.
Portugueses pelo Mundo
Após 3 meses nos quais comandou a equipe em 16 partidas, obtendo 7 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, Fernando Santos foi demitido domingo passado do comando do Bessiktas; acertando como indenização rescisória o recebimento de 500 mil euros em parcelas de 100 mil, com início do pagamento em maio e término em setembro.
Artur Jorge perdeu sua 2ª partida consecutiva, no comando do Botafogo do Rio. Depois de ser derrotado na Libertadores por 1x0 para o LDU fora, agora a derrota veio pela 1ª jornada do Campeonato Brasileiro, também fora, para o Cruzeiro por 3x2, no último domingo.
Os salários que Cristiano Ronaldo deixou de receber à época da pandemia da COVID em 2020 na Juventus, e que até hoje não foram pagos porque a equipe de Turim alegava que o craque luso houvera abdicado dos mesmos para poder assinar com o Manchester United (fato negado judicialmente por Cristiano), agora serão pagos por determinação do Tribunal de Justiça de Turim, que condenou a equipe italiana a indenizar o madeirense em 10 milhões de euros (o craque reivindicava 19 milhões de salários não pagos).
Pelas semifinais da Liga dos Campeões Asiáticos, Jorge Jesus perdeu sua série invicta de 34 vitórias na derrota fora do seu Al-Hilal para o Al-Ain dos Emirados Árabes, por 4x2, partida de ida.