Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - TÁBUA
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito de Coimbra, o concelho de Tábua abrange uma área de 200 km2, sendo constituído por 15 freguesias. Faz fronteira com os concelhos de Carregal do Sal e Santa Comba Dão, a Norte; com Arganil, a Sul; com Oliveira do Hospital, a Leste e com Penacova, a Oeste.
Desde o século XII, Tábua foi honra e julgado da família Cunha, por dádiva de Dona Teresa a Fernão Pais da Cunha, sendo que o senhorio só se viria a extinguir-se em 1895.
Por carta de 30 de Março de 1342, Dom Afonso IV concedeu a esta família a jurisdição civil e criminal de Tábua, concessão confirmada por Dom João I, a 3 de Maio de 1892. O atual concelho de Tábua surgiu da extinção dos pequenos concelhos que existiam na sua área, na época da reforma administrativa liberal.
COMO IR
Os principais acessos são pelas Estradas Nacionais 230, 234 e 337.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Tábua é dominado pelos rios Mondego e Alva o que o torna bastante procurado pelos amantes de desportos náuticos. Um dos locais mais procurados é a Albufeira da Agueira, onde se pode praticar pesca e vários desportos. De destacar também os miradouros da Nossa Senhora da Piedade, do Monte de São Brás e do Monte de São Miguel. A nível de patrimônio destacam-se a Capela do Senhor dos Milagres e o Troço da via romana da Pedra da Sé.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a olaria, a cestaria e a tecelagem.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa da Senhora da Paz (na freguesia de Ázere, a 20 de Agosto).
- A Festa de Nossa Senhora do Campo (na freguesia de Midões, a 03 de Setembro).
GASTRONOMIA
Destacamos o bucho à moda de Tábua, a chanfana e os torresmos.
Doces: o chouriço doce, a tigelada, o arroz doce e o doce de abóbora.MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Tábua, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-TABUA.PT)