Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 19/05/2024
OPERAÇÃO BILHETE DOURADO: ESCÂNDALO DE FAVORES NO PORTO LEVA POLÍCIA À SEDE DOS DRAGÕES E DA TORCIDA
Batidas da polícia na sede do Porto e dos Super Dragões, desencadeou nessa semana um escândalo envolvendo 4 mil ingressos de jogos do Porto e 44.510 euros, e que levou a prisão de 13 pessoas, dentre eles a filha de Fernando Madureira (líder da torcida Super Dragões, braço direito de Pinto da Costa e que se encontra preso no momento por outro processo envolvendo o atual presidente e o Porto), e seus sogros. Ingressos eram cedidos aos líderes da torcida, para serem revendidos e repassados ao Porto, que com a anuência de seus dirigentes não recebia um centavo sequer, com o conluio funcionando como moeda de troca pelo apoio ao presidente.
VANTAGENS E FRAUDES FISCAIS INVESTIGADAS NO BENFICA
Estourou na última quinta-feira no Benfica a investigação de que estão sendo alvos Luiz Filipe Vieira (ex-presidente), Domingos Soares de Oliveira (antigo CEO da SAD encarnada), Paulo Gonçalves (antigo assessor jurídico do clube) e Rui Costa (atual presidente). Em causa está uma investigação de suposto recebimento indevido de vantagens e fraude fiscal qualificada, através do desvio de fundos dos cofres do Benfica (especula-se um desvio de 6 milhões de euros) para pagamento de falsos intermediários de compra e venda de jogadores. Rui Costa, através de carta pública, foi o único que se pronunciou até o momento, colocando todas suas contas da gestão encarnada e seu sigilo bancário aberto para investigação.
ÁLVARO PACHECO ACUSADO DE GANÂNCIA E FALTA DE PROFISSIONALISMO
Álvaro Pacheco, contratado por 2 temporadas para comandar a equipe vimaranense em outubro de 2023 após a demissão de Paulo Turra, e com campanha histórica levando o time a 5ª colocação no campeonato, abandonou a direção técnica do V. Guimarães, nem mais dirigindo o treino dessa semana e muito menos comandando a equipe no jogo dessa última jornada frente ao Arouca (assumiu o interino Rui Cunha). O presidente do clube, Antônio Miguel Cardoso, anunciou o abandono no começo da semana, tecendo sérias críticas à falta de comprometimento e profissionalismo por parte do treinador, que há menos de um mês também faltou em uma atividade do grupo para se reunir com diretores do Cuiabá, que acabaram por contratar Petit. Após saber das acusações do presidente vimaranense, Álvaro veio a público dizendo que irá processá-lo por calunia e difamação. Irritado, o presidente convocou a mídia e apresentou provas do descaso e falta de profissionalismo do treinador demissionário, colocando os detalhes à mesa:
*Álvaro pediu autorização para se reunir com dirigentes do Vasco da Gama em 28 de abril, autorização que foi dada para a referida data, apenas com o pedido de sigilo e não divulgação do possível acordo até o final do campeonato.
*Diferentemente do combinado (reunião em 28 de abril), Álvaro se reuniu com os dirigentes brasileiros em 29 de abril, data em que o time tinha uma atividade programada, faltando à mesma.
*E, diferentemente do que havia sido acordado quanto a sigilo, Álvaro apareceu exposto nas redes sociais com os referidos dirigentes em 30 de abril, onde divulgou-se o acordo selado.
*E por fim, faltando mais uma vez com a palavra, Álvaro ao início da semana comunicou o V. Guimarães que estaria demissionário, não cumprindo o ano de contrato que ainda restava e muito menos o último jogo dessa temporada.
Desmascarado, Álvaro apenas usou como argumento que foi o presidente quem o dispensou antes da última jornada para que ele não batesse o recorde de pontos do clube numa temporada da Liga.
PRINCIPAIS MUDANÇAS NAS REGRAS DAS TAÇAS EUROPEIAS NA PRÓXIMA TEMPORADA
As taças europeias (e em especial a Liga dos Campeões, que desde a temporada1999/2000 seguia o formato de 32 equipes divididas em grupos na 1ª fase) mudarão de formato a partir da próxima temporada.
Deixará de existir a fase de grupos e serão acrescentadas mais 4 equipes, aumentando de 32 para 36, sendo que a primeira equipe acrescentada será do país em 5º lugar no ranking e que antes colocava 2 equipes diretamente e uma 3ª na pré-eliminatória, passando agora a colocar 3 equipes diretamente e uma 4ª na pré-eliminatória. Daí para frente a distribuição dessas novas vagas segue praticamente a mesma regra de antes.
As 36 equipes farão 8 jogos cada (4 em casa e 4 fora), sempre com adversários diferentes em cada jogo, classificando para a próxima fase de oitavas, as 8 primeiras colocadas diretamente e ainda mais 8 que sairão de um play-off em jogos de ida e volta entre as equipes que ficaram do 9º ao 24º lugar.
Portugal como caiu para 7º lugar no ranking, ficando atras da Holanda, passou a ter apenas 5 vagas (campeão direto, vice em pré-eliminatória, 3º colocado na Liga Europa, 4º colocado em pré-eliminatória para Liga Europa e o 5º colocado em pré-eliminatória para Liga Conferência) nas taças europeias e não mais as 6 que tinha. Assim, entrará na nova fase da Liga dos Campeões o campeão português, com o 2º disputando uma pré-eliminatória (o vice-campeão português na temporada de 2025/2026 poderá até entrar direto na nova Liga dos campeões se Portugal for um dos melhores países na próxima temporada conseguindo assim uma das 4 novas vagas a mais).
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL 2023/2024
A 34ª e última jornada teve início nessa sexta, com os seguintes confrontos:
Sexta-feira (17/05)
Famalicão 1x2 Casa Pia (18:45h)
Rio Ave 1x1 Benfica (20:45h)
Sábado (18/05)
Boavista 2x2 Vizela (15:30h)
Arouca 1x3 V. Guimarães (15:30h)
E. Amadora 1x0 Gil Vicente (15:30h)
Farense 1x3 Portimonense (15:30h)
Sporting 3x0 Chaves (18:00h)
Moreirense 2x1 Estoril (18:00h)
Braga 0x1 Porto (20:30h)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
Após bater na semifinal o Porto por 6x5, o Sporting conquistou no último final de semana o Campeonato Europeu de Hóquei sobre patins pela 4ª vez (1977, 2019, 2021 e agora) batendo na finalíssima o Oliveirense (3 derrotas consecutivas em finais perdidas nas temporadas 2016, 2017 e agora).
Benfica
Com um gol polêmico nos acréscimos exagerados da partida, as meninas do Benfica bateram o Racing Power no último final de semana por 2x1, tirando o título que estava nas mãos do Sporting, e conquistando o tetra campeonato português de futebol feminino.
Arouca
Carlos Pinho, presidente do Arouca, vai novamente a julgamento (já foi condenado por falcatruas fiscais com pena suspensa) juntamente com o ex-prefeito da cidade, José Artur, por prevaricação e falsificação de documento agravado, processo esse relativo a obras em 2013 de pavimentação de acesso ao estádio municipal, realizado por sua empresa sem concorrência pública, com aval do ex-prefeito, alegando urgência para que a Federação Portuguesa na época não proibisse o clube de participar do campeonato por falta de condições de infraestrutura ao redor do estádio.
Porto
Pinto da Costa começou a perder sua última batalha quando recorreu ao Conselho de Justiça da FPF para pedir congelamento da suspensão de 35 dias por críticas a arbitragem após um jogo do Porto em março, para poder sentar-se no banco do time na decisão da Taça de Portugal no próximo dia 26 contra o Sporting, e teve seu pedido indeferido. Saiu na sexta-feira (17/05) a decisão do recurso em última instância a que o presidente portista tinha direito, feito ao Tribunal Central Administrativo do Sul, que também o negou, alijando definitivamente o veterano dirigente dos dragões da presença no banco dos jogadores na finalíssima da Taça.
Portugueses pelo Mundo
Após empate em casa por 1 gol com o AEK Larnaca, o Apoel do técnico português Sá Pinto sagrou-se campeão do Chipre pela 29ª vez. Porém, por mais estranho que pareça, na última segunda-feira, treinador e direção do clube anunciaram a rescisão consensual do contrato que os ligava.
O canoísta português Fernando Pimenta venceu no último domingo a Taça do Mundo de Canoagem de velocidade na Hungria, terminando em 1º lugar na categoria K1 5000. Além disso o canoísta português, que representará as cores rubro-verdes nas olimpíadas de Paris, conquistou também medalha de prata na categoria K2 misto, e de bronze na categoria K1 1000.
O árbitro português Artur Soares Dias apitará a finalíssima da Liga Conferência entre Olympiakos e Fiorentina. O último árbitro português a apitar uma decisão de Taça Europeia foi o atual presidente da Liga Portuguesa, Pedro Proença, quando em 2012 dirigiu o confronto pela Liga dos campeões entre Chelsea e Bayern de Munique, vencida pelos ingleses nos pênaltis.
Cristiano Ronaldo foi o esportista que mais faturou em 2023, atingindo a marca de 240 milhões de euros, sendo 185 milhões em salários e 55 milhões em prêmios e verbas de publicidade.
Por falta de provas, o Tribunal de Sevilha arquivou o processo de alegado assédio sexual de William Carvalho contra uma mulher espanhola de 30 anos, que agora será processada por calunia e difamação pelos advogados do atleta.
Aziz Yildirim, candidato ao pleito presidencial do Fenerbahçe que acontecerá a 9 de junho, garantiu a imprensa turca que já tem tudo apalavrado com José Mourinho para dirigir sua equipe, caso vença as eleições. Questionado, Mourinho preferiu ficar em silêncio.