Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MIRANDELA
INTRODUÇÃO
Situada no Norte de Portugal, no distrito de Bragança em Trás-os-Montes, o concelho de Mirandela ocupa uma área de 659 km2 distribuido por 30 freguesias. É limitado a norte por Vinhais, a leste por Macedo de Cavaleiros, a sudeste por Alfândega da Fé, a sul por Vila Flor, a sudoeste por Carrazeda de Ansiães e Murça e a oeste por Valpaços.
Por todo o concelho há vestígios de povoamento pré-histórico, bem documentado por monumentos megalíticos e diversos castros. Os povos da idade do bronze desenvolveram uma intensa atividade mineira explorando o estanho, o cobre, o arsénio e ouro como é o caso do “buraco da pala”, situado na freguesia de Passos.
No início do século XIII, já se encontrava dividida em três julgados: Lamas de Orelhão, Mirandela e Torre de Dona Chama. Todas estas povoações receberam foral e se constituíram em concelhos. Mirandela recebeu assim de Dom Afonso III carta foral a 25 de Maio de 1250.
COMO IR
Saindo do Porto, pegar a Auto-Estrada A4 até Amarante. Em seguida pegar a IP4 até Macedo de Cavaleiros e depois a IP2 até Mirandela.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Destacamos o Parque Natural Regional do Vale do Tua uma área protegida onde existem mais de 1000 espécies de flora e de fauna. Já a nível de patrimônio destacamos o Palácio dos Távoras, imponente construção nobre reedificada no século XVII, o Palácio dos Condes de Vinhais, a cerca amuralhada da qual resta apenas a Porta de Sto. António e a ponte velha.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as Rendas, os Bordados e as Mantas de Trapo.
FESTAS E EVENTOS
- A Feira do Vinho e do Morango (em Maio).
- A Festa de Nossa Senhora do Amparo (em Julho).
- A Festa de Santo Estevão (em Dezembro).
GASTRONOMIA
Destacamos a tradicional alheira de mirandela, o arroz de Coelho, a Perdiz Estufada, além do cozidos e assados de Cabrito.
Doces: a Aletria e o Arroz Doce.MAIORES INFORMAÇÕES
No site Câmara Municipal de Mirandela, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MIRANDELA.PT)