Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 07/07/2024

EUROCOPA 2024

GOLEIRO DIOGO COSTA SALVA VETERANOS E PÕE PORTUGAL NAS QUARTAS

Portugal enfrentou na segunda-feira (01/07) a Eslovênia, com seu melhor conjunto, entrando a campo com Diogo Costa no gol; Pepe e Ruben Dias na zaga; Cancelo e Nuno Mendes nas laterais; Palhinha, Vitinha e Bruno Fernandes no meio de campo; Cristiano, Rafael Leão e Bernardo Silva no ataque. Portugal atacou e dominou a posse de bola durante quase toda a partida, encontrando pela frente uma Eslovênia trancada na defesa, e que raramente ousava atacar. Cristiano teve várias oportunidades de gol, quer em jogadas de bola corrida, quer em cobranças de falta, mas sempre paradas pelo goleiro Oblak. Ao final da etapa inicial, uma bola sobrou para Palhinha, que na entrada da grande área mandou um canhão, passando pelo goleiro esloveno, mas batendo no pé da trave e daí para fora. Na etapa final Portugal tirou um pouco o pé do acelerador, diminuindo o ritmo de jogadas ofensivas e permitindo ao adversário criar alguns lances de perigo.

A partida foi para a prorrogação, e em seu primeiro tempo, num lance de Diogo Jota (que entrou na etapa final) passando por 4 jogadores dentro da área adversária, o zagueiro esloveno o derrubou, para pênalti assinalado pela arbitragem. Cristiano bateu, mas Oblak espalmou com a bola ainda resvalando na sua trave antes de sair pela linha de fundo. A tristeza e as lágrimas ficaram evidentes no rosto do madeirense. Com isso a Eslovênia cresceu e criou duas grandes oportunidades de gol, desperdiçadas na cara de Diogo Costa, sendo a mais perigosa no último minuto da prorrogação quando Pepe perdeu uma disputa de bola, como último homem, com o atacante esloveno, que tocou no canto do goleiro português, para a defesa com a ponta dos pés que valeu tanto quanto um gol.

Na decisão por pênaltis, mais 3 defesas que foram os verdadeiros gols que Portugal não fez no tempo regulamentar. Diogo Costa, eleito o melhor em campo, defendeu os 3 primeiros pênaltis cobrados, e os 3 jogadores lusos, Cristiano, Bruno Frenardes e Bernardo Silva, converteram suas cobranças e garantiram Portugal nas quartas-de-final frente a França na sexta-feira (05/07). Da equipe que conquistou a Euro 2016, apenas 4 remanescentes: Cristiano, Pepe, Danilo e Rui Patrício.

FRANÇA SE VINGA DA EURO 2016 E MANDA PORTUGAL PARA CASA

Portugal entrou a campo na sexta-feira (05/07) frente a França com Diogo Costa, Cancelo e Nuno Mendes, Pepe e Ruben Dias; Palhinha, Vitinha e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão. O primeiro tempo foi de poucas emoções e de estrelas apagadas. Portugal teve mais a bola, mas não conseguiu acertar o gol francês em nenhuma finalização. Do outro lado, a França apostou na velocidade, porém só assustou Diogo Costa em um chute de fora da área. Mbappé e Cristiano Ronaldo quase não tocaram na bola e, quando a tiveram sob controle, não foram perigosos. A etapa final foi completamente oposta à primeira. Com um jogo mais aberto, as duas seleções criaram chances claras de gols. Portugal teve duas blitz seguidas, mas parou no goleiro Maignan. A França, por sua vez, viu seus jogadores pecarem na hora de finalizar. O que não mudou do primeiro tempo foi o pouco brilho de Mbappé e Cristiano Ronaldo, que seguiram bem marcados e foram praticamente inofensivos para a defesa adversária. O 0x0 levou o jogo para a prorrogação, onde Portugal teve a maior posse de bola e uma grande chance desperdiçada por Cristiano Ronaldo. Do outro lado Mbappé foi substituído no intervalo da prorrogação. O 0x0 se manteve e a decisão foi para as grandes penalidades, onde a França levou a melhor. Dembélé, Fofana, Koundé, Barcola e Theo Hernández converteram suas cobranças pelo lado francês. Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e Nuno Mendes marcaram pelo lado português, mas João Félix (que havia entrado na prorrogação no lugar de Rafael Leão) mandou sua cobrança no pé da trave direita de Maignan. A final de 2016 está vingada. A França venceu Portugal por 5 a 3, nos pênaltis, e garantiu sua vaga na semifinal da Eurocopa 2024.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Há 118 anos, em 8 de maio de 1906, a 1ª Assembleia Geral leonina elegeu o Visconde de Alvalade como presidente do Sporting tendo seu neto como vice, onde juntos fundaram a 1 de julho daquele ano o Sporting Club de Portugal.

O Sporting anunciou nessa semana que enfrentará no próximo dia 27, no Alvalade XXI, o Atlético de Bilbao, em mais uma disputa do Troféu “Os Cinco Violinos”.

O desconhecido jovem Renato Veiga, médio volante sub-21 que há 1 ano foi negociado com o Basiléia por 4,6 milhões de euros, foi agora revendido do Basileia para o Chelsea por 15 milhões, com o Sporting faturando de mais valia 1,5 milhões de euros. Com isso os leões faturaram com o jogador, em pouco mais de 1 ano, pouco mais de 6 milhões de euros.

Embora tivesse ainda mais um ano de contrato com o Sporting, a diretoria leonina, pelos serviços prestados, liberou sem multa contratual o grande zagueiro uruguaio, que há 8.5 anos defende a zaga do Sporting, Coates, para que ele retorne a sua terra natal para defender seu clube formador, o Nacional de Montevidéu.

Portugueses pelo Mundo

Após 3 anos e 129 jogos, onde foi titular por 2,5 anos, Rui Patrício terminou nessa semana seu vínculo com a Roma, estando livre no mercado. Foi campeão da Liga Conferência e vice da Liga Europa.

Após pouco mais de 4 meses no comando do Corinthians, tendo dirigido a equipe em 29 jogos e obtido apenas 12 vitórias, ocupando no momento a penúltima posição no Campeonato Brasileiro (apesar de ter classificado a equipe para as oitavas da Copa Sul-americana), Antônio Oliveira e toda sua comissão, foram demitidos nessa semana.

Jornais europeus afirmam que está por horas a oficialização da venda de Palhinha, do Fulham para o Bayern de Munique, por 51 milhões de euros e mais 5 milhões por metas alcançadas, num contrato de 4 anos. Palhinha deverá fazer exames médicos já na próxima semana. Em concretizada a transação, o Sporting irá faturar de mais valia algo em torno de 3 milhões de euros.

Cristiano Ronaldo poderá ter como companheiro de equipe na temporada que em breve terá início, o goleiro Éderson, do Manchester City, segundo informações dos jornais britânicos nessa semana.

O árbitro português Artur Soares Dias, que apitou 3 jogos da Euro 2024 (Polônia x Holanda; Dinamarca x Inglaterra e Áustria x Turquia), distribuindo 9 cartões amarelos e nenhum vermelho, foi dispensado na quinta-feira (04/07), não apitando mais jogo algum das quartas-de-final em diante.