Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - ODEMIRA
INTRODUÇÃO
Situado na região do baixo Alentejo e pertencente ao distrito de Beja, o concelho de Odemira possui 1.720 km2, distribuídos por 13 freguesias. É o maior concelho em extensão territorial de Portugal. Faz fronteira a nordeste por Sines, a norte por Santiago do Cacém, a leste por Ourique, a sudeste por Silves, a sul por Monchique, a sudoeste por Aljezur e a oeste pelo oceano Atlântico.
A versão lendária sobre a origem do nome remonta à altura da sua povoação árabe: um alcaide mouro, de nome Ode, habitava o castelo com a sua mulher, uma moura encantadora, como todas as outras mouras das lendas populares. Quando esta viu chegar as tropas cristãs, terá gritado: “Ode, mira para os inimigos, donde vêm sobre nós“, tendo estado este aviso na origem do nome Odemira.
A reconquista de Odemira foi tardia e realizada, pensa-se, pelos frades guerreiros da Ordem de Santiago. Em 1238, toda a região do Alentejo (incluindo Odemira) estava nas mãos dos cristãos. Em 1256, Dom Afonso III concretiza a apropriação da vila para a coroa, concedendo-lhe carta de foral em 28 de março do mesmo ano.
COMO IR
Saindo de Lisboa, siga pela auto estrada A2. Ao km 104 apanhe a saída nº 9 até Grândola. Na rotunda, siga pela IC4 em direção a Sines. Em seguida pela Nacional 120 até Odemira.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Com extenso litoral, as praias se destacam a nível de lazer e os destaques ficam por conta da Praia do Malhão, Portinho do Canal e a Praia do Farol. A nível de patrimônio destacamos a Ponte Dona Maria, a Pousada de Santa Clara, as Muralhas do antigo castelo de Odemira, a Igreja da Misericórdia e Forte de São Clemente.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a cestaria, a cerâmica, a olaria, a tecelagem e a latoaria.
FESTAS E EVENTOS
- As comemorações do 25 de Abril.
- Feitur - Turismo Desportivo e de Natureza (em Junho).
- A FACECO Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (em Julho).
GASTRONOMIA
Destacamos a sopa de tomate, a açorda de marisco, o frango de molho, o ensopado de borrego, o sargo grelhado, o arroz de polvo e o arroz de marisco.
Doces: O bolo de lêvedo e as Alcôncoras (biscoitos de azeite e mel).MAIORES INFORMAÇÕES
No site Câmara Municipal de Odemira, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ODEMIRA.PT)