Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 04/08/2024
JUDOCA PATRICIA SAMPAIO GANHA BRONZE PARA PORTUGAL
A judoca portuguesa Patrícia Sampaio (categoria abaixo de 78 kg), venceu a japonesa Rika Takayama na quinta-feira em Paris, conquistando a 1ª medalha para Portugal, o bronze, nas Olimpíadas de Paris. Para chegar a essa conquista, Patrícia venceu primeiro, e em 20 segundos, a queniana Cherotich, com um waza-ri seguido de imobilização. Na sequência a adversária foi a francesa, ex-campeã do mundo e vice olímpica, Malonga, que em 57 segundos, foi eliminada pela lusa com um estrangulamento. Posteriormente foi a vez da chinesa, Zhenzhao, em menos de um minuto ser derrotada com novo estrangulamento. Porém, veio a italiana, Alice Bellandi, líder do ranking mundial, num confronto equilibrado, mas em que a líder venceu por pontos. A derrota ainda permitiu a disputa do bronze. Então chegou a vez da japonesa Rika Takayama, 9ª no ranking, num confronto duro em que a portuguesa conseguiu dois waza-ari, vencendo a luta a 55 segundos do final e conquistando o bronze para Portugal.
JOÃO NEVES CONFIRMADO NO PSG E RENATO SANCHES DE VOLTA AO BENFICA
Na quarta-feira (31/07) Benfica e PSG bateram o martelo na negociação de João Neves, que receberá na França 5 milhões de euros (10 vezes mais do que recebia no Benfica), num contrato de 5 anos, com o Benfica recebendo 60 milhões de euros (não nos 18 meses em que pretendia e nem nos longos 4 anos pretendidos pelos franceses), e mais 10 milhões por metas a serem alcançadas. Não foi definido quem pagará a comissão dos empresários. Renato Sanches volta por uma temporada ao Benfica, sem ônus no empréstimo e com os franceses bancando 80% dos salários do jogador, e ainda com preço do passe estipulado em 10 milhões de euros.
BRASILEIRO CONQUISTA PRATA NA FRANÇA E AGRADECE PORTUGAL
Caio Bonfim, atleta brasileiro, fez história na quinta-feira (01/08) nas Olimpíadas de Paris ao conquistar medalha de prata nos 20 km da Marcha Atlética. Ao ser abordado pela imprensa mundial, vendo um jornalista de um jornal português, gritou: "Portugal faz parte da minha história, e essa medalha é também de Portugal". Retirado pelo seu assessor para falar primeiro com a imprensa brasileira, fez questão de pedir para o jornalista luso o aguardar, voltando posteriormente para explicar tudo, sem antes não esquecer o eterno SIIII de CR7. Foi treinado pelo português Jorge Miguel, e ajudado nesses treinos que fez quando mudou em 2011 para Rio Maior pelas atletas lusas da categoria, Susana Feitor e Inês Henriques. Ao terminar a entrevista afirmou que mesmo a janela de transferências de atletas só abrindo em outubro, acaba de assinar contrato para defender o Benfica.
EM JOGO DRAMÁTICO PORTO VENCE SPORTING E CONQUISTA SUPERTAÇA CÂNDIDO OLIVEIRA: SPORTING 3X4 PORTO
A temporada 2024/2025 teve início nesse sábado (03/08) em Aveiro, com a decisão da Supertaça Cândido Oliveira, que colocou frente a frente o Campeão Português, Sporting, e o campeão da Taça de Portugal, Porto. Com um início forte, o Sporting chegou a estar vencendo por 3-0. Aos 6 minutos, Pedro Gonçalves colocou a bola na área e Gonzalo Inácio apareceu de cabeça para abrir o marcador. O 2º gol saiu 3 minutos depois. Gyokeres arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro, e Pedro Gonçalves rematou para o fundo das redes. Os Leões mantiveram o ímpeto e Geovany Quenda marcou o terceiro gol aos 24 minutos. Aos 28 minutos, os dragões diminuíram com Galeno. Se a primeira parte foi do Sporting, a segunda parte foi do Porto. O time verde e branco até começou a pressionar, mas sem a intensidade da primeira etapa. Aos 64 minutos, Nico Gonzalez diminuiu a vantagem dos adversários. Dois minutos depois, Eustáquio cruzou para Galeno que empatou para os Dragões. Depois disso, as equipes desaceleraram e passaram a valorizar a posse de bola. O jogo então foi para o tempo extra e ambas as equipes procuraram sempre o gol, mas o Porto, que parecia mais organizado, fez melhor. Ainda no primeiro tempo da prorrogação, Ivan Jaime desferiu um chute forte de fora da área que bateu em Mateus Fernandez para vencer Kovacevic e virar o jogo de forma dramática. Final de jogo, o recordista FC Porto, vencedor da Taça de Portugal, chegou ao 24.º título do seu historial na taça Cândido de Oliveira.
TAÇAS EUROPEIAS
LIGA EUROPA
MACCABI TIVKA 0X5 BRAGA
O Maccabi Petah Tivka, de Israel, que perdeu o jogo de ida em Braga por 2x0, recebeu os bracarenses na quinta-feira (01/08) em Sófia (Bulgária) e foi goleado por 5x0 (Adrian Marin, Roger, Zalazar, Galabov contra, e El Quazzani), resultado que qualificou a equipe portuguesa à 3ª pre-eliminatoria onde enfrentará o Servette, fazendo o primeiro jogo em Portugal dia 8, e a partida de volta na Suíça dia 15. O vencedor do confronto ainda disputará um play-off de acesso à fase de grupos.
V. GUIMARÃES 4X0 FLORIANA
O V. Guimarães recebeu o Floriana de Malta na partida de volta (na de ida vitória lusa por 1x0), e goleou por 4x0 (Kaio Cesar, Jorge Fernandes, e Ricardo Mangas 2 gols), evoluindo para a 3ª pre-eliminatoria onde enfrentará o Zurique, fazendo a partida de ida fora a 8 desse mês, e a de volta em Guimarães dia 15. Quem vencer ainda disputa um play-off para ascender à fase de grupos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
No último final de semana o Sporting conquistou mais um Troféu Cinco Violinos ao bater no Alvalade XXI o Atlético de Bilbao por 3x0, com gols de Pote na 1ª etapa e Marcos Edwards e Trincão perto do apito final. Destaque para o jovem da base leonina, de apenas 17 anos, Geovane Quenda, atuando pela ala direita.
Benfica
Já pela disputa da Eusebio Cup, também no último final de semana, o Benfica conquistou mais uma edição da disputa, ao golear por 5x0 os holandeses do Feyenoord (sem João Neves e Kokçu), com 1 gol de Prestinni, 2 de Pavlidis, 1 de Beste (de falta) e o último na etapa final, ao apagar das luzes, de Arthur Cabral.
Boavista
O Feyenoord da Holanda entrou com uma representação na FIFA contra o Boavista por falta do pagamento do passe de Bozenik, que foi contratado por empréstimo pelo time luso em 2022, que por sua vez acionou a cláusula de compra em 2023, no valor de 1 milhão de euros, porém sem jamais ter depositado um centavo sequer na conta dos holandeses, que na mídia chamaram os axadrezados de canalhas, e denunciando as mais de 30 proibições de inscrições de jogadores por conta das inadimplências com diversos clubes credores. No Boavista o atacante eslovaco (que disputou a Euro 2024) marcou na temporada passada 10 gols em 34 partidas. Algumas ofertas pelo atacante já foram feitas recentemente, uma do Verona que ofereceu 2,5 milhões e outro do Austin, que chegou na casa dos 3,5 milhões. O Boavista pede 6 milhões para liberá-lo. Vale lembrar ainda que em caso de uma venda o time holandês terá direito a 15% do valor da transação.
V. Guimarães
O Guimaraes efetivou na terça-feira (30/07), a venda de Jota Silva ao Nottingham Forest com contrato até 2029, por 7 milhões de euros e mais 5 milhões possíveis em metas facilmente alcançáveis, sendo os 3 primeiros milhões quando atingir a marca de 15 jogos pela equipe inglesa, e os 2 milhões restantes quando chegar ao 10º gol marcado. Desse montante 50% ficará com os vimaranenses, sendo que 30% irão para o Casa Pia e os 20% restantes aos empresários do jogador.
Porto
Por sua vez o Porto, ainda no último final de semana, em jogo de apresentação aos associados frente o Al-Nassr de Luís Castro, Alex Telles e Otávio (todos homenageados antes do início da partida), mas ainda sem CR7 que só volta nesse final de semana, goleou por 4x0, com 2 gols de Nico, 1 de Jaime e outro de Gonçalo Borges.
Estrela da Amadora
Nani, veterano do Sporting, Manchester United e outros clubes mais, natural da Amadora, foi anunciado na quarta-feira (31/07) como reforço do Estrela por 1 temporada. Aos 37 anos o ex-craque do Sporting retorna a Portugal após 6 anos, quando atuou meia temporada no time de Alvalade, e a sua terra natal onde com 7 anos ingressou no Estrela.
Portimonense
Theodoro Fonseca, dono da maioria acionária do Portimonense, está negociando a venda da SAD e do Complexo Desportivo do Autódromo, centro de treinos do sub-23, com o grupo chines Suning (antigo proprietário da Inter de Milão), numa transação que deve atingir a casa dos 80 milhões de euros, com transferência gradual da administração e do complexo durante um período de 12 meses.