Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - ALANDROAL
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito de Évora, o concelho de Alandroal ocupa uma área de 545 km2, distribuída por seis freguesias. Faz fronteira a Norte com o concelho de Vila Viçosa, a Leste com a Espanha, a Sul com o concelho de Mourão e a Oeste com o concelho de Redondo. A cidadela se desenvolveu em meio a seu castelo, levantado segundo a tradição por ordem do rei Dom Dinis em 1294.
Alandroal foi elevado à categoria de vila em 1486, por uma Carta de Foral atribuída por Dom João II. A vila incluia apenas a freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Nas terras deste concelho crescem aloendros, ou alandros, cuja madeira é usada no artesanato local, e daí a origem do topônimo.
Atualmente o concelho é formado pelas freguesias de Nossa Senhora da Conceição, Santo António de Capelins, Nossa Senhora do Loreto, São Brás dos Matos, Santiago Maior e São Pedro.
COMO IR
O principal acesso a Alandroal é pela Estrada Nacional 373, que liga os distritos de Portalegre e Évora.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
No que se refere ao patrimônio histórico e monumental, destacamos o Castelo de Alandroal e a Fortaleza de Juromenha, cujas obras abaluartadas foram construídas durante a Guerra da Restauração e fizeram descer as linhas defensivas até uma relativa proximidade do rio Guadiana, sendo uma linha fronteiriça natural. Destacamos também o Castro de Castelo Velho, o Pelourinho e a Igreja da Misericórdia.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Os destaques são os trabalhos em cortiça e madeira de alandro.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Nossa Senhora da Boa Nova (no primeiro fim de semana após a Páscoa)
- A Festa de Santa Cruz (em Maio)
- A Expo-Guadiana (em Julho)
GASTRONOMIA
Os destaques são o Gaspacho, a Sopa de Cação, o Feijão com Espinafre e as Ervilhas Guisadas.
Doces: as Filhós e a Sericaia
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Alandroal e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ALANDROAL.PT)