Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 27/10/2024

ACABOU A LUA DE MEL: PINTO DA COSTA DETONA SERGIO CONCEIÇÃO

As aparências enganam, principalmente no mundo do futebol. Pinto da Costa e Sergio Conceição, que aparentemente eram mais que amigos, mais que dirigente e treinador, tiveram nessa semana uma mudança na história desse affair. Após ser derrotado nas eleições para presidente do Porto por Villas Boas, Pinto da Costa disse que agora iria se dedicar ao lançamento de sua autobiografia. E assim tem sido feito, com o ex-presidente dando aos poucos, em doses homeopáticas, spoiler de passagens de seu livro. Numa delas disse que no seu velório não gostaria da presença de Luís Filipe Vieira, Varandas e Rui Costa. Noutra, divulgada na segunda-feira (21/10), detonou seu ex-queridinho treinador Sergio Conceição, contando que na temporada 2021/2022, o Porto passou por séria crise financeira correndo o risco de não disputar taças europeias por incumprimento do fair-play financeiro da FIFA (se isso acontecesse disse que pediria demissão), principalmente pelo rombo deixado nos cofres causado por duas contratações exigidas por Sergio Conceição e que foram um fiasco: Zé Luís (12,2 milhões de euros) e Nakajima 12 milhões por 50% do passe. Havia de se fazer dinheiro e vender um jogador, e isso só foi conseguido 2 dias antes do prazo final da FIFA, quando os dragões negociaram seu maior craque, Luiz Dias, com o Liverpool. Ainda assim Pinto da Costa garante ser o maior culpado por ter cedido às pressões de Conceição.

Acredita-se que esse rompimento teve origem na entrevista que Pinto da Costa deu a TVI e que desagradou a Conceição, na qual, ao ser questionado se classificava como um gesto de traição a conduta de Vitor Bruno em aceitar assumir o lugar de Conceição, o ex-presidente disse que não chegaria a tanto, mas sim como um ato de deselegância. Conceição, após saber da divulgação da crítica de Pinto da Costa a respeito das contratações por ele impostas, criticou a estrutura do Porto nos 7 anos em que lá esteve, e frisou ainda que nesse período sob seu comando técnico o clube arrecadou 347 milhões de euros em receitas da UEFA, e mais 530 milhões em venda de jogadores.

TAÇAS EUROPEIAS

Sem contar a rodada dessa semana, o Benfica foi a equipe portuguesa que mais arrecadou na disputa das Taças Europeias, classificando-se no geral como a 16ª colocada com 47.3 milhões de euros, seguida pelo Sporting que aparece na 24ª posição com um faturamento de 39.9 milhões.

Porto e Braga (pela Liga Europa) vem a seguir com respectivamente 13.1 e 11.7 milhões.

Já pela Liga Conferência o V. Guimarães aparece com 6.1 milhões de euros.

LIGA DOS CAMPEÕES

LEÕES VENCEM COMO SE ESTIVESSEM EM CASA: STURM GRAZ 0X2 SPORTING

O Sporting (que após 2 rodadas, 1 empate e 1 vitória aparecia na 12ª colocação com 4 pontos) foi até a Áustria na terça-feira (22/10) enfrentar o Sturm Graz pela Liga dos Campeões, com duas novidades em relação a equipe titular: Esgaio e Maxi Araújo. Seguro em campo, o Sporting tomou a iniciativa de ataque e passou a criar algumas chances de gol, que acabou por acontecer aos 23, quando numa jogada pela direita, Geny Catamo cruzou para a área onde Gyokeres passou pela bola, mas Nuno Santos não, fazendo de esquerda o 1º gol leonino. Primeiro tempo dominado pelo time de Alvalade, mas que em alguns momentos sofreu com jogadas perigosas criadas pelo Sturm.

Para a etapa final o Sporting continuou pressionando como se estivesse em casa, e aos 8 minutos ampliou, numa jogada onde Debast lançou em profundidade Gyokeres, que com categoria fez um golaço. Aos 11 minutos Amorin sacou Esgaio para a entrada de Matheus Reis. Aos 25 minutos mais 3 mudanças: Morita no lugar de Bragança, Pote no lugar de Maxi Araújo e St. Juste no lugar de Debast. Já com o resultado garantido o Sporting fazia o tempo passar. A 5 minutos do final foi a vez de Quenda render Nuno Santos, trocando o lado direito com Catamo, que foi para a esquerda. Vitória convincente do Sporting que agora soma 7 pontos, 2 vitórias e 1 empate, e pula da 12ª posição para a 8ª.

O GIGANTE TOMBOU EM CASA: BENFICA 1X3 FEYENOORD

Já o Benfica (que após 2 rodadas e 2 vitórias aparecia na 3ª colocação geral com 6 pontos) recebeu na quarta-feira (23/10) os holandeses do Feyenoord pela Liga dos Campeões, com Aursnes, Florentino e Kokçu no meio de campo, Di Maria, Pavlidis e Akturkoglu no ataque, pensando em fazer mais uma vítima na Luz, que recebeu 61.687 torcedores. Mas foi justamente o contrário o final dessa história, com o gigante tombando em casa, perante uma equipe holandesa firme, segura e com personalidade, que abriu o placar aos 12 minutos com Ueda, e ampliou 21 minutos após com Milambo, perante um Benfica inofensivo no ataque e com várias falhas no setor defensivo.

Para a etapa final, apesar do aumento da posse de bola e criação de mais jogadas de ataque, como o gol não saia, Lage trocou aos 20 minutos Florentino por Amdouni (um meio campista por um atacante). Dois minutos depois saiu o gol do Benfica, mais uma vez marcado por Akturkoglu. Embora o time da Luz tenha mandado algumas bolas na trave e tido um gol anulado, o Feyenoord, pelo seu lado, também teve 2 gols anulados pelo VAR. Faltando 2 minutos para o término do tempo regulamentar, Lage trocou Bah por Schjelderup, mas quem acabou por marcar foi a equipe holandesa, aos 91 minutos, com Milambo de novo. Derrota justa e que tira o Benfica da 3ª posição para a 13ª.

LIGA EUROPA

DE MAL A PIOR, MAIS UM FIASCO BRACARENSE: BRAGA 1X2 BODO GLIMT

Pela Liga Europa, o Braga (que após 2 jornadas, 1 vitória e 1 derrota, aparece na 20ª colocação com 3 pontos) recebeu na quarta-feira (23/10) o Bodo Glimt da Noruega, criou várias chances de gol, mas nenhuma efetiva, precisando um zagueiro subir ao ataque para empatar a partida, quando o time perdia por 1x0 (o Boldo abriu o marcador aos 8 da etapa final). Niakate, que empatou aos 19, tomou o 2º amarelo aos 21 e foi expulso. Daí para frente, o ataque que pouco produzia, morreu de vez. No 4º minuto de acréscimos, o Boldo bisou e fez o time bracarense colecionar mais uma derrota, e desta feita em casa.

A SORTE BAFEJOU OS DRAGÕES: PORTO 2X0 HOFFENHEIM

Também pela Liga Europa, só que na quinta-feira (24/10), o Porto (que após 2 rodadas, 1 derrota e 1 empate, aparecia na 24ª colocação com 1 pontos) recebeu os alemães do Hoffenheim, numa partida feia e apática na etapa inicial, quando por sorte o Porto conseguiu abrir o placar nos acréscimos, através do zagueiro Djalo. Para a etapa complementar o time português se fechou na defesa, tentando garantir o resultado, bloqueando todos os ataques adversários e usando apenas dos contra-ataques para tentar algo, o que deu posse de bola e domínio amplo para a equipe alemã. Perto do final, numa bola vencida de cabeça pelo espanhol Samu para cima do zagueiro alemão, surgiu o segundo gol portista que deu números finais ao placar. Aliás, é o 8º gol de Samu em 8 jogos (só contra o Sporting ele não marcou). Com a vitória o Porto sobe do 24º para o 15º lugar, com 4 pontos.

LIGA CONFERÊNCIA

VIMARANENSES 100%: DJURGAARDEN 1X2 V. GUIMARÃES

Por fim, pela Liga Conferência, o V. Guimarães (que após 1 rodada e 1 vitória, aparece na 7ª posição com 3 pontos) foi até a Suécia na quinta-feira (24/10) enfrentar o Djurgaarden, e conseguiu manter os 100% de aproveitamento, jogando de igual para igual, e dominando a etapa inicial. Aos 13 da etapa final, num belo chute no ângulo, Manu Silva colocou a equipe lusa em vantagem, que porém durou apenas 4 minutos, quando aos 17 Stensson empatou tudo noutro belo gol. Mas o gol sofrido não intimidou o V. Guimarães, que aos 36 deu números finais ao placar num gol de cabeça feito por Nuno Santos, após um bate e rebate dentro da área adversária. Vitória que mantém o time português a todo vapor na disputa.

TAÇA DE PORTUGAL

Já são conhecidos os jogos da 4ª eliminatória da Taça de Portugal que acontecerão entre 22 e 25 de novembro, e inclusive o alinhamento da 5ª eliminatória (oitavas de final), que deverá acontecer entre dezembro e janeiro próximos. Eis os confrontos:

Sporting x Amarante (o vencedor enfrenta o vencedor de Famalicão x S. Clara)

Benfica x E. Amadora (o vencedor enfrenta o vencedor de Arouca x Farense)

Moreirense x Porto (o vencedor enfrenta o vencedor de V. Real x Gil Vicente)

Leixões x Braga

V. Guimarães x U. Leiria

Oliveira do Hospital x Cinfães

Lusitânia x S. João de Ver

Lusitano de Évora x AVS SAD

V. Real x Gil Vicente

Varzim x Elvas

Arouca x Farense

Alverca x Rio Ave

Famalicão x S. Clara

Casa Pia x Chaves

Tirsense x Brito

Covilhã x Rebordosa

LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL TEMPORADA 2024/2025

A 9ª jornada começou na sexta-feira com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (25/10)

Casa Pia 1X0 Nacional (18:45h)

S. Clara 2X1 Gil Vicente (20:45h)

Sábado (26/10)

Estoril 4x1 Arouca (15:30h)

Boavista 0x2 Moreirense (18:00h)

Famalicão 0x3 Sporting (20:30h)

Domingo (27/10)

Braga 2x0 Farense (15:30h)

Benfica 5x0 Rio Ave (18:00h)

E. Amadora 2x2 V. Guimarães (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (28/10), quando às 20:15h o AVS SAD receberá o Porto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto

O empresário Bruno Macedo entrou com uma ação na FIFA e na justiça comum portuguesa por conta de um calote do Porto, na gestão Pinto da Costa, referente às negociações de Éder Militão para o Real Madrid (2.83 milhões de euros) e de Felipe para o Atlético de Madrid (718 mil euros).

Fernando Madureira e Sandra Madureira, líderes da torcida e braços direito e esquerdo de Pinto da Costa na gestão recém-encerrada, foram expulsos do quadro associativo dos dragões, pelo Conselho Fiscal Disciplinar. Aliás, Fernando Madureira ainda continua preso pelos inúmeros crimes cometidos.

Boavista

Um grupo de Singapura está interessado em comprar 67,67% das ações do maior acionista do Boavista, Gerard Lopez; intermediado pela Pactu Business, através de Alan Borges.

Portugueses pelo Mundo

Mesmo perdendo na penúltima rodada (1ª derrota sob o comando do técnico português), o Sport do treinador Pepa, venceu na última rodada em casa o Botafogo de S. Paulo por 3x1, e empatou na liderança do campeonato brasileiro da Série B com o Santos, com os mesmos 56 pontos, mesmo número de vitórias, mas só perdendo no saldo de gols, faltando apenas 6 rodadas para o final. Se ambas as equipes continuarem nessa regularidade, o título poderá ser decidido na última rodada em Recife, quando o leão da ilha receberá a equipe praiana.

João Félix acordou na partida do Chelsea frente ao Panathinaikos na Grécia, pela Liga Conferência, fazendo 2 gols e ainda cavando um pênalti, na vitória inglesa frente aos gregos por 4x1.

No ranking de países, embora Portugal continue na 7ª posição na classificação geral, no coeficiente anual Portugal encontra-se a menos de 4 décimos da líder Inglaterra.