Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Ílhavo

INTRODUÇÃO

Situado no Distrito de Aveiro, o concelho de Ílhavo abrange uma área de 75 km2, distribuída por 4 freguesias. Ílhavo foi elevada a vila e sede de concelho por Dom Dinis, que apesar de ser terra já bem povoada, lhe atribuiu carta de foral em 3 de Outubro de 1326 de modo a incentivar a fixação de ainda mais gente no seu território.

Mais tarde, a 8 de Março de 1514, Dom Manuel I concedeu a Ílhavo novo foral. Em época de prosperidade, o concelho de Ílhavo foi criado pelos decretos de 09 de Novembro e 31 de Dezembro de 1836, para vir a ser suprimido em 21 de Novembro de 1895; porém, alcançaria a restauração a 13 de Janeiro de 1898.

Passado quase um século da restauração do seu poder concelhio, Ílhavo vê-se elevada a cidade, a 13 de Julho de 1990, fruto do seu desenvolvimento socio-económico e do crescimento urbano.

COMO IR

Os principais acessos são através da IP5 ligando Vilar Formoso a Aveiro e pela IC1 que liga Leiria a Vila Nova de Gaia com saída em Ílhavo.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

O concelho de Ílhavo, dispõe de inúmeras possibilidades de preenchimento dos tempos de lazer, como a caça, a pesca, os desportos náuticos e múltiplos eventos culturais. O concelho usufrui também de uma extensa Zona Verde que o atravessa, classificada como Mata Nacional, e das praias da Barra, da Costa Nova e o Canal de Mira, que constituem o principal produto turístico do concelho. A nível de patrimônio histórico, destacamos a Capela da Vista Alegre ou de Nossa Senhora da Penha de França.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

No artesanato os destaques são os artefatos em cerâmica, os trabalhos em barro e as pinturas em azulejos.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa da Senhora da Penha de França (no 1º domingo de Julho).
- A Festa da Senhora do Pranto (a 15 de Agosto).
- A Festa do Senhor Jesus dos Navegantes (no 1º domingo de Setembro).

GASTRONOMIA

Os destaques ficam por conta da caldeirada de enguias, do peixe fresco grelhado, a fritada de peixe e o pão de Vale de Ílhavo, mais conhecido por padas.
Doces: o doce folar de Vale de Ílhavo.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site Câmara Municipal de Ílhavo, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ILHAVO.PT).