Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 26/01/2025
PORTO DEMITE VICTOR BRUNO
Depois de 29 jogos no comando do Porto, tendo conquistado a Supertaça de Portugal, vencido 18 vezes, empatado 3 e perdido 8, o técnico Victor Pereira foi demitido na madrugada da segunda-feira (20/01) após uma sequência de 3 derrotadas consecutivas. Num último suspiro e em desespero de causa, o treinador tentou imputar o fracasso do Porto nas últimas partidas a Pepê, que foi afastado do confronto frente ao Gil Vicente por alegada falta da vontade. O jogador reagiu em suas redes sociais dizendo que o motivo do afastamento foi ter feito um gol num treino em pequenas balizas, chutando forte. Alegou também que diferentemente do que o treinador falou na coletiva pós-jogo frente ao Gil Vicente, não estava jogando vídeo-game no decorrer da partida, mas sim assistindo-a com amigos e familiares. E embora tenha sido reintegrado, o jogador será alvo de um inquérito disciplinar. Para a partida dessa semana pela Liga Europa frente ao Olympiakos, o coordenador da formação de base, José Tavares, assumiu os treinos da semana e o comando técnico interinamente. Especula-se que o Porto está ultimando detalhes para a contratação do técnico argentino do Cruz Azul do México, Martin Anselmi, restando apenas um acordo financeiro com o time mexicano para a sua liberação e que deve girar em torno de 3 milhões de euros pela multa rescisória. Caso realmente assine pelo Porto, ficará com uma cláusula rescisória de 15 milhões de euros. Porém, embora o Porto afirme ter uma carta de um diretor do Cruz Azul, assinando a liberação por 3 milhões de euros, a presidência do clube nega autonomia para o referido dirigente e afirma que a multa é de 5 milhões de euros.
TAÇAS EUROPEIAS
LIGA DOS CAMPEÕES
BENFICA 4X5 BARCELONA: BARÇA EMBALA BERÇO ESPLENDIDO ENCARNADO E DERRUBA “BEBENFICA”
Num confronto épico, que ficará registrado como histórico na Liga dos Campeões, Benfica e Barcelona protagonizaram na noite da terça-feira (21/01) uma partida emocionante, marcada por falhas individuais, táticas, técnicas e de arbitragem. Iniciando o jogo no abafa, o Benfica logo abriu o marcador aos 2 minutos quando Carreras, recebendo um passe em profundidade na esquerda (vindo do lado direito do meio de campo), cruzou para Pavlides, de primeira, fazer o 1x0. Onze minutos após, Pedri foi pisado na área encarnada por Tomas Araújo, para pênalti, convertido por Lewandowski. O tento sofrido não intimidou a equipe das águias, que continuou pressionando e conseguiu um gol de presente quando, numa bola alçada ao ataque luso, zagueiro e goleiro dos bascos se chocaram bisonhamente com a bola sobrando livre para Pavlidis bisar. Aos 30, Schelderup invadiu a grande área espanhola e foi tocado por Szczesny, para mais um pênalti assinalado (duvidoso) e convertido de novo por Pavlides, no seu 3º gol da noite.
Para a etapa complementar Lages fez o time tocar mais a bola, ousando por poucas vezes as jogadas de contra-ataque. O objetivo estava indo bem até que aos 19 minutos, numa reposição de bola com os pés, Trubin chutou mal, com a bola batendo na cabeça de Raphinha e entrando, para o 2º gol do Barcelona. Porém, os espanhóis tiveram pouco tempo para comemorar pois aos 23, num cruzamento de Schelderup, Araújo fez contra, aumentando o placar em 4x2 para o Benfica. Tudo caminhava a contento, com a equipe encarnada se defendendo, mas fazendo o tempo passar (mesmo com enorme pressão adversária), até que aos 33 minutos o árbitro marcou carga por trás de um jogador da defesa encarnada em Pedri (duvidosa) dentro da área, para novo pênalti convertido por Lewandowski. Lage então resolveu mexer na equipe, e ao invés de retrancar o meio de campo, trocou 6 por meia dúzia fazendo entrar Barreiro e Di Maria (que estava voltando de contusão e não totalmente recuperado), e sacando Schelderup e Florentino. As mudanças deram mais espaço aos bascos que de tanto pressionarem, empataram a partida num cruzamento em que Eric Garcia subiu sozinho para cabecear dentro da pequena área, aos 41. Já no 6º minuto de acréscimo, o Benfica foi para o tudo ou nada e numa bola alçada à área do Barça, num lance semelhante ao do 2º pênalti assinalado para o time espanhol, Barreiro sofreu carga pelas costas, com o árbitro nada marcando. No contra-ataque, Raphinha levou a bola até a área portuguesa, e mesmo com a marcação do zagueiro encarnado, tocou para o gol da virada histórica do Barcelona. Partida repleta de emoções, falhas, erros táticos e de arbitragem onde o Benfica, embora prejudicado, não soube segurar pelo menos o empate e despencou para a 21ª posição.
Na última jornada, o Benfica enfrentará quarta-feira próxima a Juventus na Itália, não podendo perder para sonhar com vaga no play-off.
RB LEIPZIG 2X1 SPORTING: ESCALAÇÃO LEONINA ERRADA AJUDA LEIPZIG A VENCER A PRIMEIRA
Jogando frente ao Leipzig na Alemanha, na quarta-feira (22/01) e com uma escalação esdruxula de Rui Borges, deixando Gyokeres e Gonçalo Inácio no banco, o Sporting pouco fez na etapa inicial, sofrendo o gol logo aos 20 minutos quando Xavi correu pelas costas de Fresneda e cruzou para Sesko fazer de carrinho. O 2º gol aconteceria logo na sequência, mas fora anulado por um atacante em fora de jogo ter prejudicado o deslocamento da zaga lusa. Com a vantagem, os alemães (já eliminados da disputa por terem perdido os 6 jogos até então disputados) foram tirando o pé do acelerador, e permitindo o crescimento do Sporting já no final da etapa inicial.
Para a etapa complementar Rui Borges sacou Catamo, Harder e Debast, fazendo entrar Bragança, Morita e Gyokeres. As alterações mudaram o time luso da água para o vinho, ganhando personalidade e poder de fogo. Contudo o gol de empate só veio aos 30 minutos quando Gyokeres foi lançado em profundidade pela esquerda, e bem ao seu estilo, após passar pelo zagueiro, fuzilou no ângulo, fazendo um golaço. Mas a alegria durou pouco, por conta da bobeira da zaga e meio campo leoninos, que 8 minutos depois, com 8 jogadores na grande área contra apenas 3 alemães, permitiram que, num bate e rebate, Poulsen marcasse. Derrota sofrida e que relega o time português a 23ª posição.
Na última jornada, quarta-feira próxima, o Sporting receberá o Bolonha da Itália, não podendo perder para ainda sonhar em disputar o play-off.
LIGA EUROPA
PORTO 0X1 OLYMPIAKOS: SEM TÉCNICO, PORTO SE COMPLICA AINDA MAIS NA BRIGA POR VAGA
Com o comando de José Tavares, coordenador das categorias de base, o Porto recebeu na quinta-feira (23/01) o Olympiakos, fazendo uma partida sofrida do começo ao fim, com pouca criatividade e conclusões pífias ao gol. Restando 11 minutos para o fim da partida, El Kaabi foi lançado em profundidade e beneficiado pelo choque de Nehuen Perez com outro companheiro de zaga, o que deixou a bola livre, leve e solta para que ele fizesse o gol que selou a 4ª derrota consecutiva do Porto, somando todas as competições, e a caída para o 25º posto, precisando obrigatoriamente na última jornada, quinta-feira próxima, vencer em Belgrado (campo neutro por conta do conflito em Israel) o Maccabi Tel Aviv para garantir vaga no play-off.
U. ST. GILLOISE 2X1 BRAGA: BRACARENSES AUMENTAM A COLEÇÃO DE DERROTAS
Na toada de sempre, o Braga perdeu mais uma e culpou as condições do gramado. Jogando na Bélgica, o time luso até saiu na frente com Ouazzani aos 16 minutos, mas tomou a virada na etapa final (Ivanovic aos 9 e aos 29 minutos), despencando para a 27ª colocação e precisando na última jornada, quinta-feira próxima, de um verdadeiro milagre para se classificar: vencer a Lazio em Braga, e torcer por tropeços de Ferencvaros, Fenerbahçe e Besiktas.
LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 18ª jornada só terminou na segunda-feira (20/01), com o Boavista recebendo o Casa Pia às 20:15h, marcando 2 gols contra e perdendo por 3x2.
Já a 19ª jornada teve início na sexta-feira, com os seguintes confrontos:
Sexta-feira (24/01)
Arouca 1x0 Moreirense (20:15h)
Sábado (25/01)
Farense 1x2 Rio Ave (15:30h)
Famalicão 0x0 E. Amadora (15:30h)
Casa Pia 3x1 Benfica (18:00h)
Sporting 2x0 Nacional (20:30h)
Domingo (26/01)
Estoril 1x0 V. Guimarães (15:30h)
Porto 1x1 S. Clara (18:00h)
Braga 3x0 Boavista (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (27/01), com o AVS SAD recebendo o Gil Vicente às 20:15h.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Braga
André Horta e o goleiro Matheus, pediram para ser negociados e de imediato foram afastados do plantel por Carlos Carvalhal.
Benfica
O meia de contenção, Manu Silva, do V. Guimarães, é o novo reforço do Benfica, que ganhou a briga com o Tigres do México e com o Wolverhampton. O Benfica pagará 12 milhões de euros e mais 2 milhões em metas a serem cumpridas, ficando os vimaranenses com 20% do passe em venda futura (o Wolverhampton só dava 10%). O Vitória é dono de 80% do passe e o Feirense de 20%. Manu assinou até 2030 e terá cláusula rescisória fixada em 70 milhões de euros.
Sporting
Marcus Edwards deve ser emprestado ou vendido em definitivo. O Sporting pede 10 milhões de euros, mas aceita de imediato emprestá-lo para se ver livre do ônus de seus salários na casa dos 2 milhões de euros anuais (1 milhão de euros líquidos).
Portugueses pelo Mundo
No Mundial de Handebol que está sendo disputado conjuntamente na Noruega, Dinamarca e Croácia, Portugal começou arrasador, vencendo as 3 partidas iniciais e garantindo vaga para a próxima fase onde terá a companhia de Espanha, Chile e Suécia. No primeiro jogo venceu os EUA; no segundo bateu o Brasil, e no último, disputado domingo (19/01), venceu os noruegueses, donos da casa, por 31x28. No último Mundial, disputado na Polonia e Suécia em 2023, Portugal terminou em 13º. Na quarta-feira (22/01), jogando frente a Suécia, Portugal empatou por 37 x 37. E na sexta-feira, vitória histórica frente a Espanha, por 35 x 29, que garante antecipadamente Portugal nas semifinais, pela 1ª vez na história, e elimina a Espanha do Mundial. Apenas cumprindo tabela, Portugal enfrenta nesse domingo (26/01) o Chile, e em vencendo, jogará com a Alemanha na próxima fase.
O jogador de defesa luso do Chelsea, Renato Veiga, deverá ser emprestado à Juventus até início de junho por 5 milhões de euros, regressando ao time inglês no meio do mesmo mês para a disputa do mundial de clubes.
Jogando em casa na quarta-feira (22/01), após estar perdendo por 2x0 para o Manchester City no início do 2º tempo, o PSG virou a partida em poucos minutos para 4x2, sendo João Neves (melhor em campo) o autor do gol da virada, e Gonçalo Ramos o autor do 4º gol.
Em outro jogo da Liga dos Campeões, mais um herói português. Desta feita foi Rafael Leão, que nos acréscimos fez o gol da vitória mínima do Milan em cima do Girona.
A imprensa europeia garante que o veterano lateral-direito, Cedric Soares, assinou com o S. Paulo, e inclusive já teria passado nos exames médicos e integrado aos treinos.