Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Castelo de Vide

INTRODUÇÃO

Situado no Nordeste Alentejano, o Concelho de Castelo de Vide pertence ao distrito de Portalegre, abrangendo uma área de 265 km2, distribuída por 4 freguesias. Faz fronteira a Oeste com o concelho de Nisa, a Sul com os Concelhos de Crato e Portalegre, a Leste com o Concelho de Marvão e a Nordeste com a Espanha.

Castelo de Vide terá sido conquistada aos mouros por Dom Afonso Henriques que a doou a Gonçalo Mousinho, cavaleiro nobre do tempo de seu pai. Mais tarde, foi propriedade de Pedro Anes que lhe concedeu foral, em 1180. Em 1276, Castelo de Vide surgia já como município independente da área municipal de Marvão da qual fazia parte desde 1226.

No ano de 1372, Dom Fernando cede a vila e o seu termo à Ordem de Cristo, em troca de Castro Marim e posteriormente, Dom João I, doou-a a Gonçalo Anes, um dos heróis de Aljubarrota. A situação de Castelo de Vide, relativamente próxima da fronteira espanhola, fez com que a vila fosse palco de muitas ações em guerras entre Portugal e Espanha, especialmente no período de 1640 a 1711.

COMO IR

Os principais acessos são pela ER-246 ligando Castelo de Vide a Portalegre e a EN-246 ligando Castelo de Vide a São Salvador de Aramenha.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Parte de Castelo de Vide, está integrado no Parque Natural da Serra de Sâo Mamede de grande beleza paisagística. Outros locais de interesse turístico são a Barragem de Póvoa e Meadas e as termas de Castelo de Vide. A nível do patrimônio arquitetônico, merecem referência: o burgo medieval, o castelo, o forte de São Roque e as muralhas que envolvem a vila.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destaque para os trabalhos em madeira, ferro forjado, a pintura em mobiliário e os bordados.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Nossa Senhora da Graça (em Agosto).
- A Festa de Santa Margarida (em Setembro).
- A Festa de Nossa Senhora da Conceição (em Dezembro).

GASTRONOMIA

Entre os principais pratos tradicionais destacam-se: o sarapatel, o ensopado de cabrito, a "sopa gata", a alhada de cação e as migas com entrecosto.
Doces: Os bolos secos, a boleima e o bolo finto.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Castelo de Vide, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CASTELO-VIDE.PT).