Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 02/02/2025
TAÇAS EUROPEIAS
LIGA DOS CAMPEÕES
JOGADORES CALARAM A BOCA DE LAGE: JUVENTUS 0X2 BENFICA
Após uma derrota conturbada no último jogo da Liga, onde áudios pesados de Lage, aos jogadores e à direção encarnada, vasaram na mídia, o Benfica foi até a Itália na quarta-feira (29/01) num clima tenso e que prometia caça às bruxas caso a classificação para o play-off não viesse. Mas, para a surpresa de todos, os jogadores reagiram com brio e dominaram a partida frente a Juventus em Turin, abrindo o placar logo aos 17 minutos quando Aursnes lançou Bah, para a assistência no gol de Pavlidis. O gol deu personalidade ao time luso, que tocou a bola e enervou o adversário.Para a etapa complementar, e sabedor que até um empate garantiria a classificação, o Benfica jogou sem medo, dominando a maior parte do jogo e ainda fechando o placar em 2x0, quando aos 36 Pavlidis serviu Kokçu, que a entrada da área bateu firme de pé direito.No play-off, como 16º colocado, o Benfica (que já faturou até agora 60.4 milhões de euros) fara o primeiro jogo fora frente ao Monaco e o segundo na Luz. Os jogos acontecem a 11/12 fevereiro e 18/19 do mesmo mês. Se passar, o Benfica pegará na próxima fase Liverpool ou Barcelona.
SEM PADRÃO DE JOGO, SEM GYOKERES E MORITA, LEÕES SE SALVAM NO FINAL: SPORTING 1X1 BOLONHA
Já o Sporting, que não teve Gyokeres (poupado por fadiga muscular) e Morita (lesionado), entrou a campo frente ao Bolonha (já eliminado), sem pegada e sem ânimo, comum nas partidas em que o sueco não atua.Os italianos, aperceberam-se disso, foram para cima e aproveitando a inoperância do meio de campo leonino, abriram o placar aos 21 minutos com Pobega, após cobrança de escanteio.A etapa complementar começou como terminou a 1ª, com os italianos sempre assustando a baliza leonina. Com 5 minutos, uma contusão de Debast salvou o Sporting, pois Rui Borges foi obrigado a substitui-lo pelo jovem João Simões, que deu a pegada que faltava à equipe lusa, criando mais, e empatando a partida aos 32 minutos, numa jogada concluída por Harder. Como o empate garantia o Sporting na próxima fase, daí para frente foi fazer o tempo passar e garantir o placar, apesar da falta de padrão de jogo.No play-off, como 23º colocado, o Sporting (que já arrecadou até agora 48.9 milhões de euros) faz o primeiro jogo em Lisboa, enfrentando o Borussia Dortmund, que realiza o 2º jogo na Alemanha. Os jogos acontecem a 11/12 de fevereiro e 18/19 do mesmo mês. Se passar, o Sporting enfrenta na próxima fase Lille ou Aston Villa.
LIGA EUROPA
PORTO FAZ LIÇÃO DE CASA E GARANTE VAGA NO PLAY-OFF: MACCABI TEL AVIV 0X1 PORTO
Jogando em Zagreb (por conta da guerra em Israel) o Porto, agora com o comando de Anselmi, que escalou 3 zagueiros, sofreu no 1º tempo, mas conseguiu na etapa final fazer o gol salvador que lhe garantiu presença no play-off, aos 13 minutos, quando Nico Gonzalez aproveitou bem e de cabeça, o cruzamento perfeito de João Mario. Com a vitória o Porto terminou essa fase em 18º lugar, já tendo arrecadado 16.4 milhões de euros. O adversário no play off será a Roma, com os dragões fazendo a primeira partida em casa a 13 de fevereiro, e o jogo de volta em Roma, uma semana depois.
BRAGA VENCE TARDE DEMAIS E DESPEDE-SE DA LIGA EUROPA: BRAGA 1X0 LAZIO
Jogando em casa, o Braga abriu o marcador logo aos 6 minutos com Ricardo Horta, dominando a primeira parte e sendo acuado na segunda, onde em contra-ataques perdeu alguns gols. A vitória não foi suficiente, pois faltou 1 gol de saldo para garantir presença no play-off (empate na 24ª posição com o Fenerbahçe, que tinha uma vitória a menos, mas saldo negativo de 2 gols, contra saldo negativo de 3 do time luso). A equipe bracarense se despede da disputa tendo arrecadado 13.7 milhões de euros.
TAÇA DE PORTUGAL
A fase de quartas-de-final da Taça de Portugal terá um jogo na próxima quinta-feira (06/02), quando o Rio Ave (L1) receberá o São João de Ver (L3). Os demais jogos acontecerão no dia 26/02. O Gil Vicente (L1) enfrentará o Sporting (L1), O.Elvas (CP) enfrentará o Tirsense (CP) e o Benfica (L1) enfrentará o Braga (L1).
OBS: L1=> Liga I / L3 => Liga 3 / CP (Campeonato de Portugal).
LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL TEMPORADA 2024/2025
A 19ª jornada só foi concluída na segunda-feira (27/01), quando às 20:15h o AVS SAD recebeu o Gil Vicente e venceu por 1x0.
Já a 20ª começou na sexta-feira com os seguintes confrontos:
Sexta-feira (31/01)
Boavista 0x2 Famalicão (20:15h)
Sábado (01/02)
S. Clara 2x1 Casa Pia (15:30h)
Nacional 1x2 Arouca (15:30h)
Gil Vicente 1x2 Estoril (18:00h)
V. Guimarães 2x0 AVS SAD (20:30h)
Domingo (02/01)
Sporting 3x1 Farense (18:00h)
E. Amadora 2x3 Benfica (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (03/02), com o Moreirense recebendo o Braga às 18:45h e o Rio Ave recebendo o Porto às 20:45h.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Benfica
Bruno Lage foi obrigado pela direção da SAD encarnada a convocar uma coletiva de imprensa para justificar o áudio vasado da conversa com a torcida no estacionamento, onde culpou a direção e boa parte dos atletas pelo momento ruim da equipe. Na coletiva, mudou o rumo da prosa, imputando para si toda e qualquer culpa pelo desempenho do Benfica.
Para a partida em Turim frente a Juventus, vários dirigentes do clube e da SAD encarnada viajaram com a delegação, num acordo feito com o presidente Rui Costa à véspera do jogo e que consistia na demissão de Bruno Lage após a partida. Acontece que o time jogou bem, venceu e convenceu, e isso fez com que Rui Costa quebrasse o acordo, mantendo o técnico no cargo. Perante isso, seu vice-presidente eleito e o presidente da SAD, apresentaram suas demissões, aumentando o número de demissionários na gestão do ex-jogador (no total já são 10).
Beste, contratado em julho de 2024 junto ao Heidenheim por 8 milhões de euros, acaba de ser negociado com o Freiburg da Alemanha pelo mesmo valor.
Porto
Na segunda-feira (27/01), o Porto fez 4 transações, sendo 3 num só negócio. Liberou Wendell para o S. Paulo, e trouxe o jovem atacante William Gomes do tricolor (contrato até 2029 com cláusula de 80 milhões de euros), comprando por 9 milhões de euros 80% de seu passe, além de trazer também por empréstimo (sem ônus para o clube) o defensor João Moreira até o final da temporada, com opção de compra de 50% do seu passe, ao final da temporada, por 2.5 milhões de euros. Os encargos com intermediação de todas essas transações ficaram por conta do S. Paulo.
A outra transação foi a venda de Galeno para o Al-Ahli por 50 milhões de euros.
A direção do Cruz Azul divulgou o contrato que tinha com o técnico Anselmi, demonstrando realmente ter razão. O contrato tinha 4 cláusulas de rescisão, dispostas conforme temporada (as duas primeiras cláusulas apenas), Liga, Seleção ou demais países. Além disso, o clube mexicano garantiu que o suposto dirigente que o Porto afirma ter assinado o aval para a cláusula de 3 milhões de euros (embora até o momento não tenha apresentado o tal documento), jamais assinou coisa alguma pelo clube. Informa ainda o Cruz Azul que o Porto teve rejeitadas as 3 propostas apresentadas, além de até o momento não ter pago coisa alguma pela liberação do treinador. Eis as cláusulas:
*Para clubes da Liga Espanhola ou para a Seleção do México e ou da Argentina na temporada 24/25 => 3.48 milhões de dólares (com impostos já inclusos).
*Para clubes da Liga Espanhola ou para a Seleção do México e ou da Argentina na temporada 25/26 e 26/27 => 2.9 milhões de dólares (com impostos já inclusos).
*Para clubes da Liga Mexicana ou até mesmo do estrangeiro, mas que pertençam a empresários mexicanos => 6.9 milhões de dólares (com impostos já inclusos).
*E para restantes seleções e equipes do mundo (onde se enquadra o Porto) => 5.8 milhões de dólares (com impostos já inclusos).
Braga
André Horta foi reemprestado ao Olympiakos (já atuou no time grego na metade da última temporada), só que agora com clausula obrigatória de compra ao final dessa temporada, fixada em 2.5 milhões de euros.
Portugueses pelo Mundo
Após vencer domingo passado (26/01) o Chile por 46x28, a Seleção Portuguesa de handebol classificou-se em 1º lugar de seu grupo, o que ditou o confronto da quarta-feira (29/01), frente a Alemanha, num jogo equilibradíssimo, onde Portugal venceu o 1º tempo por 13x9, mas permitiu no empate na etapa complementar em 26 gols, o que levou a partida à prorrogação. Faltando 5 segundos para o fim, com a partida empatada em 30 gols, Portugal recuperou a posse de bola e Martim Costa fez o 31º gol que garantiu pela 1ª vez na história a seleção numa semifinal, onde calhou a tricampeã Dinamarca (até então invicta há 35 jogos em mundiais), que por sua vez eliminou o Brasil por 33x21. No confronto da sexta-feira (31/01), Portugal não resistiu à superioridade da potência dinamarquesa, perdendo por 40x27. Na outra semifinal, a Croácia (um dos países sede) bateu a França por 31x28, garantindo presença na final contra a Dinamarca. Na preliminar, Portugal enfrentou nesse domingo (02/02), em Oslo, a França, pela disputa do 3º lugar. E os franceses levaram a melhor, vencendo por 35 x 34. O time português segurou o equilíbrio nos primeiros 10 minutos, mas a França conseguiu a vantagem em seguida e fechou o primeiro tempo com 19x17. Portugal foi superior no segundo tempo, e as equipes disputaram gol a gol até o final. Um tiro de sete metros a 19 segundos do final foi crucial para colocar a França na frente. Os portugueses tiveram a última bola para levar à prorrogação, mas o goleiro Bolzinger bloqueou o ataque de Antonio Areia. O goleiro português Gustavo Capdeville foi eleito o melhor da partida e Francisco Costa ficou com o prêmio de melhor jogador jovem do campeonato. Na decisão a Dinamarca confirmou o favoritismo e conquistou o tetracampeonato ao derrotar a Croácia por 32 x 26.
Sergio Conceição quase saiu no tapa com o atacante e capitão da equipe, Calabria, que ao ser substituído frente ao Parma na última rodada do italiano, mostrou todo seu descontentamento no banco de reservas, chutando o mesmo. Ao término da partida, Conceição foi tirar satisfação com o atleta e teve de ser contido para não chegas às vias de fato. O jogador, durante a semana, já houvera deixado o técnico revoltado por ter comparecido, com outros colegas de equipe, a um show, menos de 48h antes da partida. Na mesma partida, Rafael Leão e Theo Hernandez foram sacados ao intervalo, o que acabou por aumentar a tensão entre jogadores e técnico. Especula-se que o estilo ditatorial de Conceição não está agradando grande parte do elenco, e que se a equipe perder o clássico frente a Inter nesse domingo, Conceição possa ter a cabeça a prêmio; visto que contra o Dínamo de Zagreb mais uma derrota marcou o clima nos vestiários.
O técnico luso Paulo Fonseca assinou com o Lyon até 2027.