Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - Vimioso
INTRODUÇÃO
O concelho de Vimioso está integrado no distrito de Bragança, ocupando uma área de 481 Km2 distribuidos por 14 freguesias. É limitado a Norte pela Espanha; a Leste e Sudeste por Miranda do Douro; a Sul por Mogadouro e a Oeste por Macedo de Cavaleiros e Bragança.
A região que corresponde ao atual concelho de Vimioso foi povoada deste tempos bastante antigos, remontando a sua ocupação primitiva pelo menos à Idade do Bronze. O mais antigo documento sobre Vimioso aparece em 1187. Nessa época, o rei Dom Sancho I procurava um território que fosse suficientemente largo para aí fundar uma vila, o que se prendia com a posição estratégica do local para a defesa da fronteira.
Até aos inícios do século XVI, Vimioso encontrava-se sujeito ao concelho de Miranda do Douro, porém em 1516, Dom Manuel I concedeu-lhe Foral Novo, constituíndo assim o concelho de Vimioso.
COMO IR
Saindo do Porto pegar Auto Estrada A3 sentido Braga, em seguida pegar a A4 e depois IP4, percorrendo então 260 km até Vimioso.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Destacamos o complexo turístico de Vimioso, com piscinas e quadras de tênis. Ainda como locais de interesse turístico destacam-se as minas de mármore e alabastro de Santo Adrião; o castelo e pelourinho de Algoso. São também vários os miradouros existentes por todo o concelho: os Santuários de Nossa Senhora de Pereiras, de Santa Luzia e o de São Bartolomeu.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os trabalhos em cobre; latoaria; a tecelagem e as rendas.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São Sebastião (em Janeiro).
- A Festa de Festa de Santo Antão (em Maio).
- A Festa de Santo Antonio (em Junho).
GASTRONOMIA
Destacamos a posta à mirandesa, o lagostim de água doce, o botelo com cascas e o folar com carne fumada.
Doces: O Pão-de-ló e as Rosquilhas.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Vimioso e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-VIMIOSO.PT).