Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 16/02/2025

MORRE PINTO DA COSTA: ”O HOMEM QUE FEZ DO PORTO UM GIGANTE”

Mítico dirigente português tinha 87 anos e comandou os Dragões entre 1982 e 2024. O dirigente com mais títulos na história do futebol. Nascido no Porto, em 28 de dezembro de 1937, o jovem Jorge Nuno ingressou no clube como sócio aos 17 anos de idade. Três anos depois já ocupava funções dentro da entidade, primeiro na seção de hóquei , depois boxe e, finalmente, futebol. Conhecido pelo sobrenome, Pinto da Costa chefiou o departamento de futebol na campanha histórica de 1977/78, quando o Porto, após um jejum de 19 anos, voltou a ser campeão. A largada no cargo de presidente ocorreu em abril de 1982 para uma jornada que parecia incessante. Afinal, foram 15 mandatos consecutivos. Ele só deixou de comandar o Porto em abril de 2024, dando tempo, ainda, de mais um título: a Taça de Portugal. O presidente mais longevo da história do futebol, celebrou como comandante máximo do clube, a Taça de Portugal (16 vezes), a Liga Portuguesa (23 vezes), a Supertaça Cândido de Oliveira (23 vezes) e a Taça da Liga (1 vez). Além disso, colecionou conquistas internacionais: Liga dos Campeões (2 vezes), Liga Europa (2 vezes), Taça Intercontinental (2 vezes), Supertaça Europeia (1 vez). Em seu currículo extenso, Pinto da Costa também enfrentou dificuldades, como a acusação de corrupção ativa em 2004. Desse modo, ele sofreu um indiciamento no processo chamado de "Apito Dourado", que apurava suspeita de irregularidades no futebol português. Mas conseguiu a absolvição. Em 2024, apesar da doença, ele decidiu se candidatar à presidência mais uma vez. Entretanto, o concorrente André Villas-Boas o derrotou com cerca de 80% dos votos, colocando um ponto final na trajetória de mandatário de Pinto da Costa. Em outubro de 2024, ele lançou um livro em que falava de seus últimos anos no Porto, o câncer e questões que envolvem a morte. Foi seu quinto livro, incluindo alguns pedidos sobre seu funeral: que ninguém contasse anedotas, em respeito à família, e que todos deixassem o preto do luto de lado e fossem ao velório de azul, "a cor do céu, da manta de Nossa Senhora e do FC Porto".

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEÕES

RUI MEDROSO SUICIDA LEÕES EM CASA: SPORTING 0X3 BORUSSIA DORTMUND

Mais uma vez o Sporting, do medroso Rui Borges, entrou a campo perante 41.543 expectadores sem sua potência máxima, poupando (supostamente por estarem aquém da sua capacidade total) Gyokeres, Morita, Quaresma e Gonçalo Inácio, que ficaram no banco. Os leões começaram o jogo com Rui Silva no gol, Fresneda, Diomande, St. Juste e Matheus Reis na defesa; Debast e Simões à frente da zaga no meio de campo; Quenda e Maxi Araújo nas alas; Trincão e Harder na frente. Durante os primeiros 15 minutos o Sporting foi soberano, encurralando os alemães no campo de defesa, e quase abrindo o marcador com Maxi Araújo acertando a trave adversária. Após os 20 minutos os alemães saíram do sufoco, mas o time de Alvalade, ainda assim, terminou a etapa inicial dando as cartas.

A 2ª parte começou com os alemães colocando pressão no time da casa, e criando duas claras chances de gol nos 15 minutos iniciais, uma delas evitada por grande defesa de Rui Silva. Perante a pressão, finalmente Rui Borges colocou Gyokeres em campo, substituindo Harder. Mas o Dortmund continuou pressionando e abriu o placar, numa linda cabeçada de Guirassy. Com o placar desfavorável, Rui Borges resolveu fazer mais mudanças, trocando aos 18 minutos Simões por Morita e Matheus Reis por Daniel Bragança. Mas o gol desestabilizou totalmente o Sporting, que se perdeu na marcação e não conseguiu mais sair jogando. O Borussia se aproveitou disso e ampliou com Gross aos 23 minutos. Rui Borges então mexeu de novo e aos 28 minutos trocou Fresneda e Debast por Quaresma e Biel, fazendo o time luso ir para cima do adversário. Porém, num contra-ataque, aconteceu o golpe fatal, com o Borussia fazendo o 3º gol por Adeyemi aos 37 minutos. Derrota pesada e que poderia não ter acontecido, perante o volume de jogo do Sporting na etapa inicial, caso Gyokeres, Morita, Gonçalo Inácio e Quaresma tivessem começado jogando. O jogo de volta acontecerá na quarta-feira (19/02) em Dortmund.

UMA EXPULSÃO MUDOU A SORTE ENCARNADA: MÔNACO 0X1 BENFICA

O Benfica enfrentou na quarta-feira (12/02) em Mônaco a equipe francesa, sendo acuado em seu campo de defesa durante quase todo o primeiro tempo. Logo no começo da etapa final, uma bola alçada por Tomas Araújo para Pavlidis, do lado direito da área adversária, gerou um lindo gol onde o grego, com pouco ângulo, tocou de cavadinha por cima do goleiro Majecki. Minutos depois, por reclamação, Al Musrati foi expulso, deixando o Mônaco com um a menos. Na sequência, por contusão, o time da Luz perdeu Tomaz Araújo, que cedeu lugar para Di Maria, mas que minutos mais tarde também saiu por contusão. Ainda assim o time encarnado soube gerir o resultado e a vantagem de um homem a mais em campo, vencendo pela contagem mínima, o que lhe garante poder jogar por um empate na partida de volta que acontecerá na terça-feira (18/02) no estádio da Luz.

LIGA EUROPA

GOL SOFRIDO NO 1º TEMPO ARREFECEU CHANCE DE VITÓRIA PORTISTA: PORTO 1X1 ROMA

Porto e Roma se enfrentaram na quinta-feira (13/02), numa partida equilibrada em quase toda a 1ª etapa, não fosse o gol nos acréscimos do time italiano, onde o ataque romano antecipou-se a Eustáquio, num lance em que mesmo contando com um desvio de Nehuen Perez, a bola sobrou para Çelik abrir o marcador.

Para a etapa final, o time da casa foi protagonista, tomando todas as iniciativas ofensivas, e deixando a Roma apenas com algumas perigosas jogadas de contra-ataque. De tanto pressionar, o Porto conseguiu o empate com Francisco Moura aos 22, e só. Isso porque as inúmeras jogadas de ataque do Porto ou pararam na zaga italiana, ou foram mal executadas. Tudo em aberto para a partida de volta na próxima quinta-feira (20/02) em Roma.

LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL TEMPORADA 2024/2025

A 21ª jornada só terminou na segunda-feira (10/02) com o Arouca recebendo às 20:15h o Rio Ave e ficando no empate por 1 gol.

Já a 22ª começou na sexta-feira com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (14/02)

Boavista 0x1 E. Amadora (20:15h)

Sábado (15/02)

Moreirense 3x2 Casa Pia (15:30h)

Nacional 2x2 Estoril (15:30h)

S. Clara 0x1 Benfica (18:00h)

Sporting 2x2 Arouca (20:30h)

Domingo (16/02)

Rio Ave 1x1 AVS SAD (15:30h)

Farense 0x1 Porto (18:00h)

V. Guimarães 0x0 Braga (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (17/02), com Gil Vicente recebendo o Famalicão às 20:15h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

O Benfica perdeu numa partida só (frente ao Moreirense semana passada) 2 jogadores por pelo menos 6 meses: Manu Silva e Bah, tiverem rompimento de ligamentos dos joelhos, o que os levará a uma intervenção cirúrgica ainda nessa semana.

Rollheiser foi negociado com o Santos, que pagará 11 milhões de euros por 85% dos direitos econômicos do atleta.

AVS SAD

Após demitir Daniel Ramos (que nesse campeonato ainda foi contratado para substituir Vitor Campelos, que também foi demitido), a direção do AVS anunciou na quinta-feira (13/02) seu novo técnico (3º só nessa temporada). Trata-se de Rui Ferreira.

Boavista

Lito Vidigal, que na temporada 2018/2019 assumiu o time axadrezado na 20ª jornada e ocupando a zona de rebaixamento, conseguindo levá-lo a terminar o campeonato em 8º lugar, somando 9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas em 15 jogos, é o novo treinador do Boavista, assumindo o posto do demissionário Cristiano Bacci que sai deixando o clube do Bessa na última posição, com 12 pontos, 2 vitórias, 6 empates e 13 derrotas. Com sua chegada, a direção anunciou 9 reforços numa tacada só.

Portugueses pelo Mundo

A Seleção Portuguesa tem um novo integrante em sua comissão técnica. Trata-se de Austin MacPhee, especialista em treinos de bola parada e que estava a serviço do Aston Villa.

Iuri Leitão, que nas Olimpíadas de Paris (juntamente com Rui Oliveira) conquistou o ouro na modalidade Madison de Ciclismo, sagrou-se na quinta-feira (13/02) Campeão Europeu de Ciclismo, na categoria Corrida por Pontos, na Bélgica. Cerca de 24 horas depois, o luso voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, desta vez na categoria Scratch.