Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - Avis
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito de Portalegre, o concelho de Avis ocupa uma área de 605 km2, distribuída por oito freguesias. Faz fronteira a Sudeste, com o concelho de Sousel, a Leste com Fronteira e Alter do Chão e a Oeste, com Ponte de Sor.
Em 1211, Dom Afonso II, doa aos Freires de Évora as terras de Avis, com a condição de aí construírem um castelo e de povoarem o lugar. Esta Ordem instalou-se nestas terras e passou então a ser designada Ordem de Avis.
Reza a lenda que alguns freires partiram com a missão de descobrir o local ideal para a construção do castelo e a dada altura, num outeiro em frente ao território sob domínio muçulmano, viram duas águias empoleiradas num sobreiro. Como desde tempos remotos as águias têm sido consideradas como um sinal favorável a Deus, decidiram que aquele seria o local adequado e chamaram-lhe Avis.
COMO IR
O principal acesso é pela Estrada Nacional 370, ligando Avis a Seda.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
A nível do patrimônio destacam-se as ruínas do Convento de São Bento de Avis, as muralhas do Castelo e várias igrejas e capelas. No que diz respeito às atividades de lazer, uma especial referência para a barragem do Maranhão, um local propício para a pesca, sendo que nos seus arredores situa-se o Clube Náutico que oferece serviços do parque de campismo e infra-estruturas para a prática de desportos náuticos.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Os destaques são os trabalhos em cortiça e madeira.
FESTAS E EVENTOS
- A Feira Anual (no primeiro fim de semana de Janeiro).
- A Procissão do Senhor dos Passos (no domingo de Ramos).
- A Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens (Agosto).
GASTRONOMIA
Os destaques são as migas com carne de porco e o ensopado de borrego.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Avis e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-AVIS.PT).