Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 23/02/2025

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEÕES

SPORTING, POUPANDO CRAQUES, GARANTE EMPATE COM PROMESSAS DA BASE: BORUSSIA DORTMUND 0X0 SPORTING

Jogando praticamente apenas para cumprir tabela após a derrota pesada em casa por 3x0, e agora ainda sem contar com Gyokeres e Trincão (poupados para o próximo jogo do campeonato português), o Sporting enfrentou na quarta-feira (19/02), na Alemanha, o Borussia Dortmund, que mesmo dominando praticamente todo o jogo, encontrou sérias dificuldades para concatenar as jogadas, ou por falhas nas conclusões, ou pelas brilhantes defesas de Rui Silva, destaque da partida, e que inclusive defendeu um pênalti no começo do 2º tempo. Já ciente da impossibilidade de prosseguir na disputa, Rui Borges deu tempo de jogo a alguns atletas, ou entrando de cara (como foram os casos de Esgaio, Biel, João Simões e Matheus Reis) ou na etapa final (Afonso Moreira e Lucas Anjos). Empate sem gols, mas importante para dar ânimo aos novatos.

MUITAS FALHAS SEM O CÉREBRO DE DI MARIA, MAS GARRA DE SOBRA PARA SEGUIR AVANTE: BENFICA 3X3 MÔNACO

Com a vantagem da vitória em Mônaco por 1x0, o Benfica entrou a campo na terça-feira (18/02) com um ataque formado por Akturkoglu, Pavlidis e Schjelderup, mas com o grande desfalque de Di Maria, que se contundiu na última partida do campeonato português e nem para o banco foi. Os franceses, precisando fazer 2 gols para virar a história da eliminatória, foram com tudo para cima do time encarnado, criando inúmeras oportunidades, mandando bola na trave e só não abrindo o marcador graças a algumas grandes defesas de Trubin, o único que se salvou na zaga encarnada, perdida em campo na 1ª etapa. Quando o Mônaco mais atacava, o Benfica achou seu gol aos 22 minutos, numa roubada de bola de Barreiro, lançando Pavlidis, que cruzou para o gol de Akturkoglu. Mas nem o gol fez recuar o time francês, que aos 32 empatou num lance em que Otamendi perdeu a disputa de bola para Embolo, deixando a bola para Monamino igualar tudo. Até o final da etapa inicial o time da casa continuou na roda e por pouco não tomou o gol da virada.

A 2ª etapa começou como terminou a 1ª, com o adversário pressionando sobre maneira os donos da casa, e vendo Trubin e Antonio Silva se desdobrarem para impedir o gol. Mas aos 13 minutos ele veio, numa linda jogada do ataque francês, com direito a corta-luz e golaço de Seghir. Atrás no marcador, Lage sacou Scjelderup e Akturkoglu, fazendo entrar Dahl e Amdouni, o que deu mais pegada ao time da Luz, e poderio no ataque. Quinze minutos após, Aursnes levou um pisão dentro da área, para pênalti convertido por Pavlidis, deixando tudo igual. Mas, faltando 8 minutos para o término do tempo regulamentar, Trubin levou um frango num chute de Llnikhena que acabara de entrar, decretando mais uma virada do Mônaco. E quando tudo caminhava para a prorrogação, Carreras armou um contra-ataque pela direita, aos 42 minutos, e cruzou, para desvio de ponta de pé de Kokçu (que após o gol saiu contundido), fazendo o gol do empate e da classificação suada para a próxima fase.

LIGA EUROPA

ANSELMI NÃO EMPLACOU E PORTO SE DESPEDIU: ROMA 3X2 PORTO

Depois de empatar em casa a uma bola, o Porto se deslocou a Itália na quinta-feira (20/02) para tentar a difícil missão de derrubar a Roma, mas Anselmi, que teima em implantar de imediato o esquema tático com 3 zagueiros, não conseguiu dar padrão e entendimento do que quer ao plantel, o que levou o Porto a naufragar em águas adversárias, mesmo saindo a frente com um golaço de bicicleta de Samu, aos 27 minutos, quando a Roma era toda pressão. Contudo a alegria durou pouco. Oito minutos após, numa tabela com Shomurodov, Dybala empatou, e aos 39 virou o placar.

A 2ª etapa não poderia começar pior, com Eustáquio sendo expulso por atrito com Leandro Paredes, aos 9 minutos. Atrás no marcador, o técnico Anselmi trocou Pepe por Gonçalo Borges. A pressão italiana era incessante, e as chances de gol aumentavam. Anselmi então resolveu mexer de novo aos 21 minutos, desta feita trocando Otavio por Rodrigo Mora. Aos 24 Samu acertou a trave da Roma, o que deu mais ânimo ao time luso. Faltando 8 minutos para o final, Anselmi foi para o tudo ou nada no atacado, fazendo entrar Namaso no lugar de Francisco Moura, Tomas Perez no lugar de Alan Varela, e William Gomes no lugar de Fabio Vieira, mas quem marcou foi a Roma com Pisilli, no minuto seguinte às mudanças portistas. Já no 6º minuto de acréscimo o Porto conseguiu seu 2º gol, marcado contra por Rensch e ficou nisso, com o Porto eliminado, com um time que parece até agora não ter entendido o que pretende o técnico argentino.

DEFINIDOS OS ADVERSÁRIOS DE BENFICA E V. GUIMARÃES

LIGA DOS CAMPEÕES

BENFICA VAI PARA A REVANCHE COM BARÇA

O sorteio realizado na sexta-feira (21/02) em Nyon (Suíça), ditou novamente o Barcelona como adversário encarnado, com o time da Luz fazendo o jogo de volta fora, e o 1º em casa. Os jogos de ida da Liga dos Campeões acontecerão entre 4 e 5 de março, e os de volta uma semana depois. O vencedor desse duelo pegará na próxima fase o vencedor do duelo Borrusia Dortmund x Lille, sendo já definido que fará o jogo de volta também fora (ou em Dortmund ou em Lille).

Os demais confrontos são:

PSG x Liverpool

Brugge x Aston Villa

Real Madrid x Atlético de Madrid

PSV x Arsenal

Bayern de Munique x Bayern Leverkusen

Feyenoord x Inter de Milão

LIGA CONFERÊNCIA

BETIS, PARADA INDIGESTA PARA OS VIMARANENSES

Também na sexta-feira (21/02) aconteceu o sorteio para os jogos das oitavas da Liga Conferência, na qual o V. Guimarães conseguiu vaga antecipada ao terminar a fase de Liga em 2º lugar, atrás apenas do Chelsea. O time luso terá o Betis, de Vitor Roque e Antony pela frente, fazendo o jogo de ida fora, a 5 de março e o de volta em casa, uma semana depois. O vencedor desse confronto enfrenta na próxima fase o vencedor do duelo entre Jagellonia (Polônia) e Cercle Brugge (Bélgica).

LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 22ª jornada só terminou na segunda-feira (17/02), com o Gil Vicente recebendo às 20:15h o Famalicão e perdendo por 2x0.

Já a 23ª jornada teve início na sexta-feira, com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (21/02)

Braga 1x0 Nacional (20:15h)

Sábado (22/02)

Casa Pia 1x0 Gil Vicente (15:30h)

Benfica 3x0 Boavista (18:00h)

Estoril 2x1 Rio Ave (20:30h)

Domingo (23/02)

Arouca 2x2 Farense (15:30h)

E. Amadora 0x0 S. Clara (15:30h)

AVS SAD 2x2 Sporting (18:00h)

Famalicão 2x0 Moreirense (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (24/02) com o Porto recebendo às 20:15h o V. Guimarães.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto

O cortejo de Pinto da Costa passou pelo Estádio do Dragão, onde torcedores compareceram para prestar a última homenagem, coisa que Sporting e Benfica não o fizeram, nem em uma simples nota oficial.

Sporting

João Simões, que saiu contundido na partida frente ao Borussia Dortmund, teve uma fratura no 5º metatarso do pé direito, e não joga mais nessa temporada.

Benfica

Na briga pela liderança do número de associados, o Benfica novamente voltou a ponta, e agora lidera o ranking mundial com 392.202 associados, relegando o Bayern a 2ª posição com 382.000 sócios.

Portugueses pelo Mundo

Na última semana Pedro Proença teve uma vitória esmagadora contra Nuno Lobo, sendo eleito o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol com 75% dos votos.

José Peseiro, que em março do último ano se desligou do comando da Seleção da Nigéria, acaba de assinar contrato de 1,5 ano com o Zamelek do Egito.

Sergio Oliveira, ex-Porto e que atualmente defendia o Olympiakos, foi recebido por mais de 3.500 torcedores de seu novo clube, o Sport do Recife, contratado a pedido de Pepa.

Após uma rotura do tendão de Aquiles da perna direita em setembro último, Willian Carvalho voltou a treinar com bola e poderá ser opção do Betis dentro de até 3 semanas.

Na goleada de 7x0 do PSG frente ao Brest, no jogo de volta da Liga dos Campeões, o destaque ficou para o grupo de jogadores lusos, com gols de Gonçalo Ramos, Nuno Mendes e Vitinha.

Vasco Matos, que estava em vias de trocar o S. Clara pelo Botafogo do Rio, desistiu do time brasileiro e prorrogou seu contrato para continuar treinando a equipe açoriana até 2027.